Parei o que eu estava fazendo aqui, quando me toquei que o dia de hoje era especial para o gênero Tokusatsu!
A franquia Power Rangers completa hoje 20 anos e muita coisa rolou durante todo esse tempo. E por quê eu falei de Tokusatsu? Porque aqui não rola preconceito, Power Rangers há bastante tempo é reconhecido oficialmente pela produtora japonesa, Toei, como autêntico tokusatsu. E a Toei é uma das maiores produtoras desse tipo de série, sendo responsável atualmente pelos Super Sentais, Kamen Riders e também Power Rangers!
Não preparei nada de especial e nem muito gigante para postar aqui, apenas para lembrar mesmo. Um dia quero postar um review para cada temporada, se eu tiver tempo!
Go! Go! Power Rangers!
Lá no distante ano de 1993, quando Raça Negra e mais uma legião de grupos de pagode/samba faziam sucesso no Domingo Legal e no Sabadão Sertanejo (note a falta de coerência…), o programa matinal da Rede Globo (com gente vestida de cachorro) ainda passava desenhos animados. Eis que surgiu na programação “Power Rangers”, um grupo de 5 adolescentes com garra, que por livre e espontânea vontade viraram os defensores da Terra de Alameda dos Anjos.
Eles eram guiados por seu mentor Zordon, uma cabeça careca gigante e desfocada, dentro de um tubo de vidro. Seu auxiliar era Alpha 5, um robô com cabeça de disco voador, parecendo um híbrido de Mag, dos Flashman, com C3PO do filme Star Wars (não diga….).
Aaaaah após 10 mil anos estou livre, é hora de conquistar a Terra!
Jason, Zack, Billy, Triny e Kimberly são convocados pois a maléfica Rita Repulsa acaba de escapar de sua prisão, uma lata de lixo espacial que estava presa em algum lugar da lua. Os 5 heróis ganham suas morfoses do poder (morfadores) que os transformam nos Power Rangers, e recebem também 5 dinozords, que se unem e formam o poderoso Megazord (Dino Megazord atualmente).
Então, aos poucos os Rangers vão aprendendo a combater a Rita e seu exército de bonecos de massa (abllulublublu…). O sucesso foi tão grande e inesperado que a produção da série se manteve ininterrupta até 2009, com Power Rangers RPM. A produtora Saban havia passado os direitos da franquia para a Disney, que acabou desistindo de produzir novas temporadas em 2010, então acabou voltando para Saban em 2011, e a série continuou em Power Rangers Samurai.
Power Rangers adapta séries de Super Sentai japonesas, colocando atores americanos para interpretar os heróis em sua forma civil. As cenas de luta são, em parte, vindas direto da produção japonesa, e algumas são produção americana mesmo.
No início, a Saban não sabia como produzir as cenas de luta, mas com o tempo, diretores e atores japoneses começaram a auxiliar na produção da série.
Posso citar como grandes temporadas a primeira, “Mighty Morphin”, a “in Space” que encerrou toda a saga do Zordon e “RPM”, aquela que deveria ter encerrado a franquia, se a Saban não tivesse dado continuidade.
Atualmente estamos na temporada Megaforce (imagem acima), que reunirá vários rangers de temporadas anteriores no ano que vem, como Tommy, o lendário Ranger Verde. Ela está sendo feita com várias homenagens à primeira temporada, Mighty Morphin e ainda não foi exibida no Brasil.
A comemoração de 20 anos de Power Rangers, através de Megaforce, está sendo morphenomenal… não?
Eu gostava muito na época.