Bom dia pessoal, vocês conhecem o Jogando Offline?
Jogando Offline é um canal muito interessante no youtube, especializado em fazer resenhas e gameplays de jogos de tabuleiros nacionais e internacionais. Conta com a apresentação de Roberto “Pena” e Sergio na apresentação, alem de uma equipe completa de filmagem e edição. Conta atualmente com quase 2 mil inscritos e mais de 40 vídeos. E agora, vamos a entrevista!
88milhas: Antes do Jogando Offline, você possuía outro canal no youtube?
Pena: Não. O que eu tinha antes (e ainda tem) é uma produtora de vídeo, a Labirinto Filmes. Nunca tinha produzido conteúdo para o Youtube antes, somente filmes.
88milhas: Certo. E essa ideia de fazer o Jogando Offline surgiu como?
Pena: Foi uma ideia do Sergio, junto com o Mauro, de fazer um canal com unboxing de jogos de tabuleiro. Mas a ideia ficou maturando e parada por diversos motivos e, quando eles falaram comigo, eu ofereci os serviços da produtora, já que queria também produzir conteúdo para o Youtube, e isso iria expandir nosso “Know How”. Fizemos alguns vídeos de teste, a ideia foi crescendo, o publico aumentando… então decidimos continuar com esse projeto.
88milhas: Vocês sempre foram fãs de jogos de tabuleiro?
Pena: eu comecei com o RPG, que jogava desde criança, e jogava casualmente aqueles jogos de tabuleiro clássicos da época (jogo da vida, War…). Jogos de tabuleiro mais modernos eu comecei não faz muito tempo, cerca de 5 anos… foi mais ou menos junto com a chegada deles no Brasil, quando a Ludus abriu suas portas. Aí eu comecei a imergir nesse mundo, entrar em fóruns…
88milhas: Vocês imaginavam que iria crescer tanto o canal?
Pena: Não. Nós começamos e só fazemos por que gostamos, nós nunca pensamos que iria agradar tanto o público e que conseguiríamos chegar onde estamos tão rápido. Já temos parceiros importantes como o Redomanet, a Funbox e a Miniature Market, e estamos com planos de lançar novos programas, aguarde novidades.
88milhas: Poderia nos falar mais do Jogando Offline?
Pena: Nós, desde o início, não queríamos fazer algo como o “The Dice Tower” (canal americano no youtube com maior quantidade de reviews sobre o assunto) ou o “Table Top” (canal apresentado por Will Wheaton, sempre convidando famosos a jogar com ele), nós queríamos algo totalmente novo. Queríamos algo como uma “video resenha”, não um tutorial de como se joga. Informamos aos espectadores sobre do que se trata o jogo, para ajudar a responder perguntas como “esse jogo é para mim?”, “meu grupo iria gostar?” ou “será que vale a pena eu comprar esse?”. Só que mais que isso queremos entretê-los enquanto resenhamos.
88milhas: Tenho que admitir que o que eu mais gosto no canal de vocês é o fato de que vocês realmente se divertem fazendo eles. Me passa a impressão que vocês nem ligam se a câmera está ligada ou não e, no final, tentam ver naquela zueira toda o que dá para aproveitar do vídeo.
Pena: Bem verdade. Cara, tem vídeos que estão tão “nonsense” que a gente não consegue subir. Aí fazemos novamente uma versão mais normal e colocamos essa versão “zoada” como um easter egg dentro de outro vídeo nosso. Então quem quiser procurar, em alguns vídeos tem uma parte clicável por alguns segundos, e se conseguir clicar, vai parar nesse extra. Vale a pena procurar!
88milhas: Mas eu tenho reparado que os últimos vídeos do Jogando Offline andam mais “nonsense” que o normal
Pena: É que nós não aguentamos. Não queremos vestir uma máscara e fingir ser outra pessoa. Queremos nos mostrar como somos, dar nossas opiniões reais para as pessoas que assistem. E eu acho que está dando certo, já que o numero de inscritos esta só aumentando.
88milhas: Vocês já foram reconhecidos por alguém na rua, ou em um evento?
Pena: Sim, e isso nos faz muito feliz. Ver alguém que curte nosso trabalho, que nos elogia, é o que nos faz querer continuar.
88milhas: É muito difícil fazer um episódio?
Pena: Sim, difícil e caro! Risos… São ao todo uma equipe de sete pessoas, mais equipamento, figurino… e quando gravamos, decidimos fazer 2 a 3 episódios de uma vez, mas ficamos até 15 horas gravando e editando… e muitas vezes tiramos dinheiro no nosso bolso. É muito difícil, mas muito recompensador!
88milhas: Muito obrigado pela entrevista, e desejo muito sucesso ao Jogando Offline!
Pena: Que é isso! eu é que agradeço a entrevista! e espero todo vocês lá no canal! Obrigado.
E foi isso pessoal, caso tenham interesse, acessem o canal Jogando Offline e aproveitem para conhecer a Labirintos filmes!
Grande Pena….
Não perco um episódio.
Otima entrevista.
O cara realmente é muito gente fina! vale a pena acompanhar o canal deles!