Quem disse que só games e filmes tem remaster? No final dos anos 2000 escrevi um resumo da lore de Mega Man Zero. E agora que o MM Zero/ZX Legacy Collection foi lançado, é uma ótima oportunidade de reviver esses textos.
Eles foram publicados originalmente na seção EGW Zine da revista EGW e ocuparam três páginas da publicação, afinal, essa saga tem muita história, dentro e fora dos jogos.
Primeiramente irei postar aqui sobre o primeiro jogo Mega Man Zero, em breve sairão os outros. Os textos seguem o que acontecem nos jogos. Ao final deles, haverá uma seção especial falando sobre extras e plot twists do enredo.
Prepare seu Z-Buster e boa leitura!
Introdução
Mega Man é a franquia com maior número de jogos. Eles são conhecidos, em sua maioria, pela ação lateral, seleção de fases, habilidade de copiar armas dos chefes e variados upgrades.Um de seus pontos mais marcantes é a história, porém, muitas sagas não tiveram fim e algumas pararam no meio, esperando a Capcom resolver terminá-las. Porém, outras como Megaman Zero e Battle Network que conseguiram um THE END oficial.
Esse texto conta os detalhes de Megaman Zero, a saga com o enredo mais elaborado. E não tem como falar sobre isso sem citar outras sagas como a Clássica e a X, pois são todas interligadas cronologicamente.
20XX
Nos anos de 200X, Dr. Thomas Light, um gênio da ciência, cria o primeiro robô com feições humanas, Protoman. Além deste, outros seis robôs são criados para auxiliarem a humanidade.
Dr. Albert Wily, assistente de Dr. Light rouba Protoman e modifica os outros seis robôs com a intenção de dominar o mundo. No entanto, Dr. Light havia criado dois robôs com função doméstica, Rock e Roll, mas para deter Wily, ele modifica Rock, criando o famoso e azulado Mega Man.
As lutas contra Dr. Wily se estendem por bastante tempo. Num determinado momento, Dr. Light cria X, um robô com habilidade de pensar e agir por si próprio, mas por ser avançado demais, é mantido numa cápsula, até o momento em que a humanidade estivesse pronta para recebê-lo.
Após descobrir um novo tipo de energia acidentalmente, Dr. Wily se utiliza dessa nova tecnologia e cria um novo robô, Bass, mas este se rebela contra seu criador e se torna rival de Mega Man. Por segurança, Dr. Wily decide colocar um tipo de bloqueio no seu próximo projeto, o robô Zero. Não temos informação sobre quando Zero foi ativado, mas esta é a era de seu nascimento. Ele é o robô que viveu por mais tempo e mais sagas.
21XX-22XX
No século seguinte, Dr. Cain, um cientista arqueólogo encontra a cápsula de X e a partir dele cria os Reploids, também capazes de pensar a agir sozinhos. Alguns Reploids fogem de controle, passando a serem chamados de Mavericks.
Dr. Cain cria então o grupo de Maverick Hunters para detê-los. O líder do grupo e primeira criação de Dr. Cain, Sigma, recebe a missão de capturar Zero. Este por algum motivo foi reativado naquela época, foi quando começou a causar caos e destruição.Durante o combate, Zero sofre uma pane, devido ao bloqueio que Dr. Wily havia programado. Sigma acerta o cristal da cabeça de Zero e os dois trocam uma espécie de vírus.
Este vírus foi criado inicialmente por Dr. Wily para deter X (por algum motivo, Wily sabia da existência da criação máxima de Dr. Light). Como Sigma e todos os outros reploids foram feitos à partir de X, todos são vulneráveis a esse vírus.
Algum tempo depois da luta contra Sigma, Zero se regenera e se torna um Maverick Hunter, enquanto isso, Sigma vai se tornando cada vez mais violento devido ao vírus, decide se rebelar como um Maverick para garantir a liberdade dos reploids e destruir os humanos.
A partir daí, Sigma passa manipular ou infectar outros reploids, criando vários conflitos para os Maverick Hunters. Porém, sempre acabava derrotado por X e Zero.
MEGAMAN ZERO
Em 23XX o mundo vive um futuro terrível. Grande parte do planeta tem apenas desertos, restos de robôs e mechaniloids (robôs que não pensam) destruídos. Apenas uma cidade ainda existe: Neo Arcadia, a esperança dos humanos e reploids.
Liderada por X e seus Quatro Guardiões: Harpuia, Fefnir, Leviathan e Phantom, a promessa de futuro e segurança servia de fachada para esconder seus problemas.A falta de energia era cada vez maior, e como medida para economizá-la, X decide ser mais duro contra os Mavericks. Com o passar do tempo, reploids comuns começaram a ser julgados injustamente. O menor erro que qualquer um deles causasse, já tornava-se motivo para ser condenado à morte.
Ciel, uma jovem cientista gênio, pensando no bem de todos, restaurou X, que havia sido destruído há algum tempo. Mas X estava diferente, talvez o poder tivesse lhe subido à cabeça.
Não tendo alternativa, Ciel foge e se alia aos membros da Resistência, um grupo militar que lutava contra as ações da Neo Arcadia. Infelizmente os recursos deles eram escassos e aos poucos vão perdendo batalhas contra X e os Guardiões.
Nessa época, Zero era conhecido como um lendário reploid que viveu no passado. Poucos acreditavam ainda na sua real existência. De qualquer forma, Ciel decide procurá-lo como último recurso para combater Neo Arcadia.
Próximo a uma área de acesso restrito, dentro da Neo Arcadia, Ciel acha um enorme container enquanto é perseguida por um grupo de anti-mavericks. Alguns soldados da Resistência são abatidos, mas Ciel consegue entrar no local. Esse lugar era, na verdade, um antigo laboratório onde Zero foi confinado. Ciel o vê desativado, parcialmente destruído e preso a cabos. Tudo parecia perdido, no entanto, sua Cyber-Elf, Passy resolve usar seu poder curativo para ressuscitá-lo. Ela acaba usando toda a sua energia e assim desaparecendo. Zero então é libertado e totalmente restaurado, acabando com todos os inimigos que atacavam Ciel.
Cyber-Elves são programas que se manifestam como pontos de energia luminosos e existem para melhorar as habilidades de um reploid. Existem basicamente três tipos: enfermeiros, hackers e animais. Uma vez utilizados, eles morrem. Alguns dão efeitos temporários e outros permanentes.No laboratório, perto de uma sala de teletransporte, um enorme mechaniloid Golem agarra Ciel de surpresa, deixando Zero sem ação. Nesse momento, um antigo computador desperta e dele sai um misterioso Cyber-Elf diferente de todos os outros.Ele entrega a Zero, sua espada clássica, a Z-Saber. Com ela, Zero destrói facilmente o gigante e parte com Ciel para a Base da Resistência.
Lá, Ciel descobre que Zero perdeu a memória e no laboratório havia apenas agido por extinto. Sem perder tempo, ela conta sobre os problemas que estavam ocorrendo e pede para Zero impedir X e a Neo Arcadia.Zero enfrenta todos os exércitos neoarcadianos e seus generais, os Quatro Guardiões de X. Gradualmente ele conquista novas áreas para uso da Resistência e segue abrindo caminho até o centro de Neo Arcadia.
Num certo momento, Zero recobra sua memória e fica perplexo ao lembrar que X foi seu companheiro no passado, mas agora estavam lutando em lados opostos. Ciel revela, então, que tudo foi culpa dela. Ela foi a responsável por programar e ativar o X que estava em Neo Arcadia, porém algo deu errado e X mudou de personalidade. Teria sido algum erro de cálculo? De qualquer maneira, Ciel não teve intenção de modificar aquele reploid.O Cyber-Elf misterioso, que havia aparecido inicialmente no laboratório onde Zero acordou, aparece e revela sua identidade. O X que comanda a Neo Arcadia é, na verdade Copy X, um clone, pois este Cyber-Elf é o X original fora de seu corpo.
X pede para Zero acabar com o impostor, e assim, Zero parte para a batalha final. Chegando a Neo Arcadia, Zero enfrenta todos os principais reploids neoarcadianos e os quatro Guardiões de X. Na luta contra Phantom, este usa a auto-explosão como último recurso antes de ser derrotado, mas Zero consegue sobreviver.Quando Zero chega à sala de X, os 3 Guardiões restantes tentam impedi-lo, mas o Copy X os dispensa para enfim termos a luta X contra Zero.
X trata Zero como Maverick e diz não entender porque Zero luta ao lado dos fracos. Zero responde que luta pelos fracos porque é nisso que Ciel acredita.Então a batalha começa, quando X é derrotado pela primeira vez, ele se levanta e utiliza sua segunda forma, a Seraph X. A luta é dura, os dois chegam a seus limites, mas Zero consegue finalmente derrotar a cópia de X.
Zero sai do local que entra em colapso e, rapidamente, tudo explode. Enquanto Zero está desacordado, X aparece e mostra sua forma como reploid num holograma.
Ele diz para Zero seguir o caminho que achar correto, esperando que um dia as guerras entre os reploids terminem. O epílogo então mostra Zero debilitado enfrentando hordas e hordas de inimigos neoarcadianos num deserto.
CONTINUA EM BREVE NA PARTE 2…