Chaves Kart? Isso isso isso. Obviamente eu iria começar essa análise com um bordão do Chaves, não foi sem querer querendo.
Em 2012 tivemos o jogo Chaves lançado para Wii. Agora temos Chaves Kart para PS3 e Xbox 360, publicado também pela Slang. De uma forma resumida, o jogo segue o estilo “corrida com trapaça” que se tornou famoso com os jogos da série Mario Kart, porém, aqui temos os personagens que aparecem no desenho do Chaves, correndo em pistas baseadas nos locais.
O bacana é que temos uma ótima localização do jogo. O original “El Chavo Kart” aparece somente na abertura, o restante está em português, com a maioria das vozes que ouvimos no desenho. Há também um cuidado da Slang pelos jogadores brasileiros pois muitas pistas se passam no Brasil, como o “Maracanã” e o “Céu do Brasil”. Não há dúvidas que grande parte do público do desenho e da série Chaves está nos países latinos, por conta disso, esse empenho da Slang era de se esperar.
Graficamente o jogo é competente e utiliza um estilo cell shading que torna os personagens poligonais mais próximos ao desenho. Algumas fases possuem alguns efeitos de luze sombra que dão um toque a mais nos gráficos. Mas não espere nada foto realista, o jogo se propõe a recriar a animação vista na TV.
As músicas ambientam bem, cada pista possui a sua, porém, elas não são tão marcantes. O ponto bom disso é que você não irá enjoar delas. É perceptível que elas tiveram como base de inspiração a música original do desenho animado. A trilha da pista do Maracanã merece destaque por conter um certo ritmo de samba enquanto a corrida acontece.
O design das pistas são bem variados. Temos pistas mais abertas, outras fechadas e mais difíceis, pistas com curvas em 90 graus, outras voadoras (com buracos em todos os cantos). Novamente, o destaque vai para a pista do Maracanã, onde a corrida está acontecendo durante a disputa de Brasil e México na Copa do Mundo de 2014. Os karts atravessam o campo e você deve desviar dos jogadores. Do lado de fora temos crianças jogando futebol na rua, carros alegóricos e até mesmo congestionamento. Faltou só o pessoal dos protestos.
A jogabilidade é boa, no entanto, existem alguns erros necessitam de uma certa lapidada para serem sanados. O modo drift funciona muito bem (idêntico do de Mario Kart Wii), o ganho de velocidade é bem alto, mas, os karts derrapam demais. Isso torna muito difícil realizar o drift em pistas fechadas, pois o carro quase sempre bate nas laterais e, quando isso acontece, o drift acumulado se perde. E a perda de velocidade quando se bate em algo é bem grande. Assim, você acaba tendo que estudar o formato da pista para saber como entrar em cada curva de forma que o kart derrape menos para que o turbo do drift seja ativado.
Os itens utilizados durante a corrida são pegos dentro de barris do Chaves. Eles se baseiam em coisas que aparecem no desenho como as bolas do Quico, o jornal do Seu Madruga, o sanduíche de presunto, a pichorra. Até o travesseiro que a Chiquinha coloca no traseiro depois que apanha de seu pai aparece como um “escudo contra ataques”, embora a personagem não esteja no jogo e no desenho.
Existem variados modos de jogo. Além das corridas tradicionais e dos campeonatos, temos o modo desafio onde uma série de eventos são propostos em pistas pré-determinadas. Embora muitos personagens já estejam destravados logo de cara, muitos outros podem ser abertos como a Dona Florinda e o Professor Girafales.
O Seu Madruga é talvez o personagem mais querido entre os Chaves maníacos brasileiros. Infelizmente, ele não possui a voz icônica de Carlos Seidl. De qualquer forma, Jose Trassi está em seu lugar e fez um bom trabalho, mesmo que dê um entonação bem diferente ao personagem. Quico é o que mais chama atenção por ter sido dublado por Nelson Machado, o dublador original do personagem desde que a série começou a ser exibida no canal SBT.
Números cabalísticos
Chaves Kart será lançado no dia 17 de junho, dia em que o Brasil jogará contra o México na Copa do Mundo. Note que 1+7=8, e 8 é o número do Chaves (El Chavo del 8). E o jogo não custará um absurdo só por ser lançado durante o torneio de futebol, ele custará apenas R$99.90. Assim, quem não liga muito para futebol terá um jogo de kart bem divertido para jogar.
Concluindo
O carisma dos personagens, as pistas no Brasil e a localização fazem de Chaves Kart um grande atrativo para os gamers. Mesmo quem não é fã da série pode se aventurar. O preço é bem convidativo, assim, até mesmo as crianças podem pedir para os pais o jogo. Ficamos agora curiosos sobre qual será o próximo game da Slang para a série do Chaves.
Nota: 8.5
Esse jogo parece ser muito divertido, infelizmente só possuo meu PS4 mas tenho esperanças de um dia ter um port para ele e/ou vita. E a análise ficou muito boa, me deu vontade de pegar emprestado um PS3 só para jogá-lo.