Uma arma que pode matar o passado? SIM! Vamos atrás dela em Enter the Gungeon!
Esse game da Dodge Roll Games é um ‘Dungeon Crawler’ frenético, cheio de armas, chefes incríveis e muita ação.
O game consiste em níveis gerados aleatoriamente a cada vez que você joga, te fazendo explorar cada andar até encontrar o chefe, derrotá-lo, descer para o andar seguinte, e assim por diante, até conseguirmos chegar ao fundo e encontrar a tão sonhada arma matadora de passados.
Para tanto, podemos escolher 4 personagens diferentes, cada um com suas armas e habilidades que podem se adaptar ao seu estilo de jogo. Mesmo tendo uma mecânica uniforme, muita coisa muda de um personagem para o outro ao jogar.
A Mecânica lembra muito o Binding of Isaac, que foi uma das inspirações para Enter The Gungeon. Mas em vez de terror e bizarrice, aqui teremos ação frenética, tiros, armas malucas, e muitas salas com segredo para explorar.
Os diferenciais que Enter The Gungeon traz ao gênero, são adições muito interessantes e úteis para facilitar a vida do jogador, já que os ‘Dungeon Crawlers’ costumam ser muito difíceis, e se você morrer em uma corrida, geralmente temos que começar do zero.
Explorar os andares é muito mais prático com o sistema de teleporte, onde podemos escolher salas principais do andar atravéz do mapa, e simplesmente teleportar até elas, se já tiverem sido exploradas e limpas.
Muitos segredos estão escondidos em cada andar, e conforme jogamos, podemos descobrir uma grande variedade de armas para o arsenal, usar as lojas para comprar munição e restaurar vida, e até resgatar companheiros que desbloqueiam vantagens para as suas corridas, como encomendar armas, e até desbloquear atalhos para níveis inferiores da Gungeon que você já alcançou.
Por falar em alcançar, a dificuldade do jogo é muito alta, mas não deixa de ser viciante. Então, em vez de jogar para zerar, você vai se pegar jogando pra ver apenas o quão fundo você consegue chegar na Gungeon até conseguir pegar a manha, ter muita sorte para pegar os melhores itens e armas na corrida, e finalmente chegar ao fim com algum personagem.
Cada personagem tem seu Final Boss, então dominar o estilo de jogo de todos é essencial para ter um final completo do game.
E como se derrotar chefões já não fosse adrenalina demais, ainda temos o modo Boss Rush desbloqueável, para ir enfrentando chefe atrás de chefe.
Além disso, o game também conta com um modo parecido com o Gun Game do Counter Strike.
No geral, o game flui muito bem, tem uma linguagem visual maravilhosa de Pixel Art, sistema de esquiva bem integrado com a mecânica e ótimos elementos arcade para agradar os saudosistas. Por ser muito difícil, você vai morrer diversas vezes, mas felizmente o game te incentiva a continuar tentando e explorando para ir cada vez mais fundo, e encontrar cada vez mais armas, chefes, e outros segredos.
Enter the Gungeon é um ótimo casual para matar o tempo, e também um excelente hardcore para conquistar.
Versão testada cedida pela Dodge Roll Games: PC