Cavaleiros, Vikings, e Samurais. As três facções guerreiras mais icônicas se enfrentam em For Honor, em guerras brutais, combate pesado e estratégico.
Uma Guerra Infundada
As três facções estão em guerra por muitos e muitos anos, forçadas a disputar território para sobreviver. Depois de tanto tempo, o sentido da guerra se perdeu, até se tornar confronto por confronto. A sobrevivência do mais forte…
Na campanha de For Honor passaremos por três capítulos, cada uma focada em uma das três facções ao longo do curso na guerra decorrente dos anos.
O enredo é raso, e fecha um triângulo perfeito entre as facções. Jogando com cada uma das três, vai caber ao seu discernimento decidir quem é mocinho ou vilão.
A única personagem marcante da campanha é a Apollyon. Pertencente ao clã dos cavaleiros “Pedra Negra” ela é extremamente fria e estratégica, levando à guerra para o curso que bem entender, e recrutando guerreiros rebeldes de qualquer facção para a sua causa caótica.
Senhoras e senhores, essa é Apollyon
De resto, jogamos com soldados quase que genéricos, podendo escolher o principal de cada capítulo como masculino ou feminino, e uma vestimenta pré-definida.
Apesar disso, jogamos com três classes diferentes de guerreiros de cada facção ao longo da campanha, cujas missões servem mais como um tutorial para você aprender tudo o que precisa para partir para a guerra de fato, que acontece no multiplayer.
Ao concluir missões, ganhamos recompensas e itens para o modo online, além de talentos que te oferecem vantagens nas missões single player, como itens de cura, receber dano reduzido, ataque mais forte, etc.
Campo de batalha global
O verdadeiro foco do For Honor é o multiplayer. Ao iniciar o jogo pela primeira vez, devemos escolher uma das três facções para pertencermos. Isso afeta apenas o seu ícone, e pra quem você vai lutar nas disputas globais de território. Se você escolher a facção Samurai, por exemplo, ainda pode jogar com Vikings ou Cavaleiros numa boa.O Multiplayer de For Honor possui um sistema de batalha global. Todas as partidas influenciam o controle do território mundial entre as três facções durante temporadas.
Vence a facção que tiver mais territórios durante a temporada, concedendo espólios como dinheiro, itens, e personalização para os campeões.
Esse sistema lembra bastante a Guerra de Facções implementada no Mortal Kombat X.
Modos Competitivos
For Honor oferece vários modos de batalha para degladiar por aí.
Existem combates 1v1, 2v2 e 4v4, em partidas de mata-mata, duelos e dominação de territórios. Esse último é o mais disputado, e com salas mais lotadas para encontrar jogadores.
Os modos de mata-mata e duelos são mais tradicionais, enquanto a dominação de territórios oferece uma experiência de guerra mais ampla.
Cada um dos jogadores é incumbido de andar pelo mapa avançando junto aos soldados à caminho de dominar certos locais do mapa por um determinado tempo até vencer.Quanto mais locais você controlar, mais rápido a pontuação do seu time aumenta.
A sensação de guerra é mais imersiva aqui justamente por estar numa luta com centenas de soldados, que podem ser mortos por um golpe seu, e generais inimigos mais fortes, que no caso, são os próprios jogadores.
Todos os modos também podem ser jogados contra IA, e se a partida não encontrar jogadores o suficiente, a vaga é preenchida por um guerreiro controlado pelo computador.
Vencer sempre lhe rende espólios para comprar ou criar itens, vestimentas, e equipamentos de personalização.
Infelizmente o servidor ainda precisa de muita manutenção para vingar. O game requer conexão constante, até para jogar a campanha solo, e muitas vezes problemas de conexão ocorrem te chutando de qualquer partida ou missão em andamento. Só de concluir uma partida inteira você já deve se considerar vitorioso.
É bem provável que isso seja consertado ao longo do tempo.
Combate pesado, e guerreiros… Genéricos?
O sistema de combate de For Honor foi pensado pra te colocar numa saia justa, e te fazer pensar nos seus golpes e bloqueios em vez de sair descendo lenha em tudo.
Definitivamente não é um Hack’n’Slash…
A Ubisoft disse que a intenção é que você sinta o peso e impacto de cada golpe, e realmente conseguiram. Precisamos travar a mira em um adversário, posicionar a guarda onde tem abertura, e alternar entre ataques fracos e fortes.
Para defender, precisamos posicionar a guarda para a direção de onde vier o ataque, podendo realizar um contra-ataque, atordoamento, agarrões, e quebras de guarda no meio disso tudo.
Não devemos lutar apenas com as armas, e sim com a cabeça. O melhor guerreiro é aquele que pensa em seus movimentos.
De quebra, se você souber dar seus golpes finais, você ainda é capaz de realizar execuções fatais em seus inimigos, com animações de rolar as cabeças! (sim, literalmente!)
Fora isso, também contamos com itens que dão vantagens em batalha, como chuva de flechas, fortalecer tropas, e por aí vai.
Cada facção possui várias classes de personagens. Todas elas muito bem trabalhadas visualmente, retratando com fidelidade a cultura dos povos. Armaduras pesadas, capacetes, máscaras, emblemas, armas…
Cada facção possui um modo diferente de lutar de acordo com sua cultura, e cada classe de guerreiros também é distinta.
Em toda facção você vai encontrar personagens fortes e pesados, defensivos, rápidos, de longa distância ou balanceados. Cada um tem suas peculiaridades, como derrubar adversários, defender de todas as direções, ou atacar com lâmina envenenada.O design das vestimentas dos personagens é incrível, com visuais impecáveis. Mas infelizmente, tanta fidelidade traz limitação.
A variedade de personalização é grande, mas as armaduras são um tanto parecidas umas com as outras e, com equipamentos que te cobrem até os dentes, os personagens perdem identidade para se tornar apenas classes de guerreiros, que cumprem seu papel muito bem.
Prepare-se para a guerra!
For Honor é um excelente jogo de luta competitivo. É bonito visualmente, e cumpriu o que prometia, em se tratando de multiplayer e combate bem estruturado. Mesmo estando completo, a sensação é que ainda falta alguma coisa para o game brilhar um pouco mais.
De qualquer forma, a diversão é garantida, e todo o seu sistema vai te deixar imerso no calor da batalha, com o guerreiro que se adapta às suas necessidades.
O game chega totalmente dublado em português, com qualidade excelente. Quando a conexão é estável, for honor vai te manter digladiando por horas.
- O jogo testado é versão PC e foi cedido pela Ubisoft Brasil