Confesso que o primeiro LittleBigPlanet não chegou a me empolgar muito. Achei que, apesar das boas ideias, faltava algo. No entanto, o segundo jogo me agradou bastante, assim como o terceiro.
Produzido pela Sumo Digital (a mesma de Forza Horizon 2 e Sonic All-Star Racing Transformed), LittleBigPlanet 3 segue o mesmo estilo dos jogos anteriores e expande com algumas novidades. Apesar da Media Molecule não estar mais na produção do jogo, a essência permaneceu a mesma, sendo até mesmo bem conservadora.
O modo campanha é curto, em relação ao jogo anterior. No enredo, Sackboy se reúne a 3 heróis lendários para impedir que 3 titãs malignos destruam Bunkum, o paraíso da imaginação, onde ideias criativas caem do céu.
Esses três novos heróis possuem habilidades únicas. Swoop pode voar, OddStock é ótimo em saltos e Toggle pode variar seu tamanho ficando enorme ou minúsculo. Você pode jogar sozinho ou em até 4 pessoas, tanto localmente como online. Infelizmente não é possível cada pessoa jogar com um personagem diferente, sendo todos os jogadores “clones” um do outro.
A ideia de atribuir habilidades diferentes aos personagens é bacana, porém, como a campanha é curta, essas habilidades acabam sendo pouco exploradas. Existem até mesmo alguns movimentos que podem ser utilizados somente no modo de edição e criação.
Desta vez, aumentaram os momentos onde devemos jogar com precisão para acertar pulos, alcançar plataformas e resolver puzzles. É uma boa adição para tornar o jogo ainda mais desafiador e estimular o jogador a tentar passar pelas fases de forma perfeita, coletando todos os itens.
Agora o Sackboy pode usar alguns equipamentos curiosos que ficam dentro de sua bolsa. Eles o auxiliam a se mover pelas fases, alcançando lugares secretos, descobrindo passagens ou teleportando. Essa é uma evolução importante para manter o Sackboy tão interessante como os novos personagens.
Os gráficos continuam muito bonitos e estão mais coloridos do que nunca. Testei a versão de PS3 e, comparando com vídeos da versão PS4, concluí que não há muita diferença. Ainda assim, no PS4 o jogo roda em 1080p e aparentemente com melhor fluência.
As músicas descontraídas continuam dando um toque especial e imersivo ao mundo de LBP, você para de jogar e elas ficam na sua cabeça em loop. Dá vontade de sair assobiando elas por aí. Os efeitos sonoros foram muito bem escolhidos, mantendo a qualidade dos jogos anteriores. E as falas, agora localizadas no nosso português, auxiliam o jogador e contam o que está se passando no jogo. São constantes, mas não são cansativas.
Para o modo de criação há uma grande novidade: todo o conteúdo criado pelos jogadores nos jogos passados são compatíveis. Ou seja, basta carregar os arquivos no LBP3, sem precisar fazer tudo de novo.
A personalização dos personagens é um dos grandes destaques
De qualquer modo, há muitos motivos para continuar criando novas fases: os 3 layers foram expandidos para nada menos que 16! Assim, as criações podem ser ainda mais complexas e criativas. E são cerca de 60 ferramentas disponíveis para se utilizar. Espero que a comunidade de jogadores de LBP continue usando sua criatividade para nos surpreender.
A maior novidade é poder criar itens. Eu não cheguei a explorar muito isto, mas abre possibilidade de mudar os objetivos durante as fases criadas pelos jogadores.
Vi algumas pessoas reclamarem de vários tipos de bugs em LBP3, porém, eu tive a sorte de ver muito poucos deles durante a campanha. Nada de travamentos sérios ou problemas com save corrompido. No entanto, ao tentar jogar algumas fases criadas para os jogos anteriores, cheguei a ficar preso dentro de paredes ou dar respawn em lugar errado (até bateu aquela saudade de “Sonic 2006”, brincadeira…).
Concluindo
LittleBigPlanet 3 mantém as boas características da franquia. Não chega a inovar tanto quanto os jogos anteriores, mas é um ponto positivo para a Sumo Digital que soube conduzir o título. Talvez, num próximo jogo veremos inovações mais ambiciosas, agora que a produtora já tem experiência com o título.
Recomendo o jogo para quem é fã da franquia. Quem não conhece LBP pode começar do terceiro jogo pois ele é o mais completo em matéria de criação de conteúdo, embora tenha uma campanha bem curta.
Nota: 4.0/5.0
– Jogo cedido pela Sony para testes