No dia 2 de setembro a Roku lançou no Brasil o Roku Express, um dispositivo de streaming que torna TVs comuns em Smart TVs.
Com acesso a vários aplicativos famosos de streaming de vídeo e música, ele chega ao mercado nacional sendo nova opção bastante prática e amigável. Indicado a qualquer tipo de público e com preço sugerido de R$ 349,90.
Antes do lançamento deste dispositivo, A Roku já estava presente no Brasil através do sistema das TVs Smart da AOC, a linha AOC Roku TV. Sendo assim, O Roku Express é o segundo produto da empresa em nosso país.
São vários motivos que tornam o Roku Express fácil de utilizar. Além do aparelho principal, ele possui apenas dois cabos. O HDMI, que é ligado na TV e um cabo de energia USB, que também pode ser conectado, caso a TV possua essa entrada.
Na caixa, vem além do manual, os cabos, o aparelho e um controle remoto padrão com sinal infravermelho. Ele possui poucos botões. Somente o necessário para uma navegação simples e intuitiva.
Diferente dos controles de marcas concorrentes, ele pode ser usado facilmente por pessoas de todas as idades, por ter um layout clássico. Seu plástico é fosco, os botões são bastante firmes e precisos e é alimentado por 2 pilhas palito (já incluídas na embalagem).
Ao conectar o Roku Express da primeira vez, ele pedirá acesso a uma conexão wi-fi e em seguida irá atualizar o sistema para a versão mais nova. O usuário cria então uma Conta Roku (ou faz login em uma que ele já possua) e decide quais aplicativos de streaming deseja instalar. Essas definições podem ser modificadas posteriormente.
No menu inicial, aparecem várias opções, como seleção dos canais (que é a forma como os aplicativos são chamados pela Roku), há o menu de configurações e também a barra de busca. Nessa barra, o usuário pode pesquisar algum filme e surgirá uma lista indicando em quais canais ele está disponível naquele momento.
Os menus do Roku Express são fáceis de navegar, além de rápidos. Os canais aparecem assim que o dispositivo é ligado e quando o usuário seleciona um deles, demoram poucos segundos de carregamento. Pode-se voltar para o menu principal com apenas um toque no botão “Home”.
O usuário pode baixar novos canais, deletar os que não usa mais e até mesmo reorganizar a ordem em que eles aparecem. Existe a opção de modificar o tema dos menus, o que irá alterar a imagem de fundo, cores, fontes das letras e até mesmo o desenho do cursor.
Existem canais gratuitos e pagos, como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video, Crunchyroll, YouTube, Spotify, HBO GO, Globoplay, entre outros (são mais de 5 mil disponíveis).
O Roku Express pode exibir os vídeos em resolução HD (720p) ou FullHD (1080p). Nas configurações é possivel optar entre elas ou deixar que o aparelho escolha a melhor, dependendo das condições da conexão utilizada.
Nos meus testes, consegui uma boa imagem, mesmo quando o aparelho estava um pouco mais longe do roteador.
O usuário pode baixar um aplicativo gratuito para celular (Android ou iOS) que controla o Roku Express. São duas opções de layout: tela no formato padrão de aplicativo, ou uma tela que simula a disposição de botões do controle remoto. Caso o usuário conecte um fone, o áudio é transferido para o celular.
As atualizações de software são automáticas. O Roku Express liga junto com a TV e se desliga também. Ele pode desligar a TV através de seu menu caso ela seja compatível com esse recurso.
Sua conexão wi-fi opera em 2.4ghz. Por isso é importante verificar se o seu roteador funciona nessa frequência. Existem modelos de 2.4ghz, de 5ghz ou que suportam ambos.
As conexões em sinais wi-fi ficam salvas. Assim, quando o usuário volta a conectar num ponto onde já havia conectado uma vez, não é necessário digitar a senha novamente, basta escolher a rede.
O Roku Express tem a função de economia de banda. Após 4 horas de streaming sem toque no controle remoto, aparece uma mensagem na tela perguntando se o usuário ainda está assistindo ou não. Essa função pode ser ativada ou desativada na tela de configurações.
Nos testes, não cheguei a ter problemas para instalar ou desinstalar os canais. Fiquei surpreso com canais como o Vix, que oferece vários filmes gratuitos para assistir e não necessita nem de cadastro.
Nos três primeiros dias de uso, o ícone da Amazon Prime Video ficou sem imagem, embora ele funcionasse normalmente. Cheguei deletá-lo e reinstalei para ver se resolvia, porém, continuou com o ícone em branco. No quarto dia, ele finalmente apareceu. Acredito que tenha sido alguma atualização de sistema.
No menu de configurações há a opção de definir um estilo, cor e tamanho único para as legendas de todos os canais. No entanto, caso isso não seja modificado, cada canal usará o padrão ao qual eles foram previamente configurados.
Os pontos positivos
- Os menus foram organizados de maneira intuitiva e simples.
- O controle remoto torna o uso mais fácil para pessoas que não tem paciência com aplicativos de celular.
- Por conta do citado acima, ele se torna um ótimo presente para dar aos pais ou avós que não possuem uma Smart TV.
- Os principais serviços de streaming estão presentes.
- Poder transferir o áudio para o celular é um ótimo diferencial.
- O aplicativo de celular permite espelhar fotos, vídeos e música para a TV com grande facilidade.
- Funciona em TVs 4K, embora sua resolução máxima seja 1080p.
- Por utilizar pouca energia, ele pode ser ligado a uma entrada USB simples.
- Cumpre o que promete, transformando uma TV comum com entrada HDMI, numa Smart TV.
Pontos negativos
- O cabo HDMI é bastante curto. Assim, dependendo da TV, e de onde ela fica instalada, o dispositivo principal do Roku Express precisa ser colado a uma das bordas da tela, com uma fita colante que vem junto na embalagem. Lembrando que essa peça não pode ficar escondida, pois ela capta o sinal infravermelho do controle remoto. Em todo caso, é um aparelho pequeno que não chama atenção.
- Não há comando por voz, tudo é resolvido pelo controle (que não é bluetooth) ou pelo aplicativo de celular.
- Durante alguns testes, tive problemas em reproduzir o som dos vídeos, somente escutei um chiado estridente. Para resolver, precisei voltar ao menu principal, selecionar o canal e o filme novamente. Isso aconteceu mesmo em TVs e canais diferentes. Felizmente, isso aconteceu pouquíssimas vezes.
Vale a pena?
O Roku Express é um produto de entrada da Roku focado em quem não possui Smart TV. Como TVs comuns não tem resolução superior a FullHD (1080p), faz total sentido que ele não ofereça opção 4K.
Para resoluções superiores a 1080p, existe o modelo Roku Premiere. No entanto, por agora ele só é encontrado via importação. Acredito que não demorará para a Roku lançá-lo no Brasil, visto que a adesão a TVs 4K está cada vez maior.
Publicamos um artigo com links para as principais lojas on-line que vendem o Roku Express. Clique aqui para acessar.
- A Roku nos forneceu um Roku Express para esse review.