Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a CINEMATECA BRASILEIRA apresenta uma sessão ao ar livre onde serão exibidos os curtas metragens:
Eh Pagu, eh! (1981), dirigido por Ivo Branco e que conta um pouco da vida e da obra de Patrícia Galvão, a Pagu. Um dos nomes mais importantes do movimento feminista brasileiro. Casada com Oswald de Andrade, participou do Movimento Antropofágico. Jornalista, escritora e tradutora, entre outras coisas, ficou presa por quase cinco anos durante a ditadura Vargas por ser militante do PCB.
Mulheres de Cinema (1976), dirigido por Ana Maria Magalhaes e que aborda a participação profissional da mulher, como atriz ou integrante da equipe técnica, ao longo da história do cinema brasileiro.
E o longa-metragem francês Copacabana (2010), de Marc Fitoussi, comédia estrelada por Isabelle Huppert.
ENTRADA FRANCA
CINEMATECA BRASILEIRA
- Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana
- Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
- www.cinemateca.gov.br
PROGRAMAÇÃO – Sessão especial Dia da Mulher
- DOMINGO – 08/03
- ÁREA EXTERNA
- 20h00 EH PAGU, EH! | MULHERES DE CINEMA | COPACABANA
FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES:
Eh Pagu, eh
São Paulo, 1982, 16mm, pb, 16′ | Exibição digital
com Aldo Bueno, Clodomiro Bacellar, Edith Siqueira, Julio Calasso
Vida e da obra de Patrícia Galvão, a Pagu. Um dos nomes mais importantes do movimento feminista brasileiro. Casada com Oswald de Andrade, participou do Movimento Antropofágico. Jornalista, escritora e tradutora, entre outras coisas, ficou presa por quase cinco anos durante a ditadura Vargas por ser militante do PCB. (não indicado para menores de 12 anos)
Mulheres de cinema, de Ana Maria Magalhães
Rio de Janeiro, 1976, 16mm, cor, 38′ | Exibição digital
A participação profissional da mulher, como atriz ou integrante da equipe técnica, ao longo da história do cinema brasileiro. O filme resgata importantes figuras do nosso cinema, como Aurora Fulgida, Eva Nil, Carmem Santos, Gilda de Abreu, Carmem Miranda, Eliana, Norma Bengell, Helena Ignêz e Leila Diniz. Narração de Ana Maria Magalhães e Hugo Carvana. (Livre)
Copacabana
França, 2010, 35mm, ficção, cor, 107’ | Legendas em português
com Isabelle Huppert, Lolita Chammahi, Aure Atika
Apaixonada pelo Brasil e sonhando em conhecer o Rio de Janeiro, a inconsequente Babou passou a vida ignorando as convenções sociais. Nunca se casou ou teve um emprego fixo, e levou uma vida nômade ao lado da filha Esmeralda, que acabou se envergonhando da mãe e não planejando convidá-la para seu casamento.
Ferida em seu amor maternal, Babou decide mudar. Vai atrás de um emprego e é contratada para vender apartamentos no litoral em pleno inverno. Para sua própria surpresa torna-se a funcionária modelo e agora precisa encontrar um presente de casamento digno de sua filha e, ao mesmo tempo, sincero de sua parte. (não indicado para menores de 12 anos)