Dia 30 de Janeiro, Dia Nacional dos Quadrinhos, marca a estreia oficial do aplicativo Comix Trip, uma iniciativa pioneira que busca impulsionar o mercado de quadrinhos nacional como um todo.
O app já está disponível na AppStore e pode ser baixado gratuitamente em iPads e iPhones. E a versão para Android deve ser anunciada em breve. Com um intuito de fomentar ainda mais o mercado nacional e proporcionar uma porta de entrada aos artistas, o Comix Trip é uma loja feita para tablets e smartphones, que oferece quadrinhos nacionais em formato digital a preços acessíveis ao grande público.
A ideia central do app Comix Trip é ser uma referência para quem quer ter acesso a imensa produção de quadrinhos nacionais que vem ocorrendo nos últimos anos, principalmente os independentes. O objetivo é investir na formação de um novo público, em um mercado já estimado de 5 milhões de tablets no Brasil… E que continua crescendo.
Para isso, estamos buscando reunir obras de qualidade para encantar esse novo leitor (além daquele que já lê quadrinhos, é claro!).
No exterior, o consumo digital de quadrinhos já é uma realidade e corresponde a uma fatia considerável do mercado, mas por aqui é algo ainda pouquíssimo explorado. O Comix Trip busca preencher essa lacuna e ser uma opção prática e segura para o autor nacional divulgar o seu trabalho e, principalmente, formar um público leitor para sua obra.
Entre os artistas já confirmados estão André Diniz (Morro da Favela, Duas Luas), Flavio Luiz (Aú, o Capoeirista, O Cabra), Aloisio Castro (Carcará), Carlos Ruas (Um Sábado Qualquer), Gilmar (Caroço no Angú, De Quatro, Mistifório), Will e Daniel Esteves (O Louco, A Caixa e O Homem), Felipe Cagno (3,2,1 Fast Comics, Lost Kids), André Caliman (Revolta, Um Rock Para Caçador), Gabriel Jardim (Café), Bira Dantas (Bira Zine), Brão Barbosa (Feliz Aniversário, Minha Amada), Rico (Aí o Pau Quebra!), Marília Bruno (Cara, Eu Sou Legal), Lucas Lima (Nicolau), Eric Peleias (Eu, Super), Gian Danton e Ricardo Manhaes (Turma da Tribo), Amorim (Rua Paraíso), Omar Viñole (Coelho Nero), Thiago Spyked (Editora Crás), Paulo Santos e André Farias (Draconian), Giorgio Cappelli (Rastreadores da Taça Perdida) , entre tantos outros… E vem mais por aí!
O Comix Trip nasceu da parceira entre Alexandre Montandon, sócio da Qualidade em Quadrinhos Editora, que atua há mais de 20 anos no mercado corporativo, e Ricardo Isidoro, proprietário da Business Intelligence, empresa que atua na área de inteligência de mercado. A ideia veio de um aplicativo feito para a parceria SEBRAE e ABNT com 8 gibis sobre Normas Técnicas (disponível para APPLE e ANDROID).
O projeto deu tão certo que eles pensaram: por que não criar um aplicativo, com a mesma qualidade dos gringos, mas com HQs nacionais? Da ideia inicial até a primeira versão do app, foram um total de 6 meses de programação. E os sócios prometem para esse ano várias melhorias na usabilidade do aplicativo. Para isso, vão contar com o feedback de vários autores e jornalistas do meio, que irão testar o app.
Se você é autor independente ou tem uma editora e deseja saber mais sobre o projeto, ou como ter sua obra publicada, entre em contato pelo e-mail: hq@comixtrip.com.br