Participamos do teste do alfa fechado de Roller Champions, o jogo de esporte gratuito em desenvolvimento pela Ubisoft. Mais especificamente, dos estúdios Ubisoft Winnipeg (Canadá) e Ubisoft Pune (Índia).
Anunciado na E3 de 2019, Roller Champions já teve um teste anteriormente, porém, agora veio com várias novidades e melhorias.
O jogo consiste em disputas de dois times com três integrantes cada equipados com patins e que devem marcar gols numa arena em formato de pista de corrida oval.
Os jogadores devem fazer passes entre eles, desviar dos adversários e a cada volta dada na pista, os pontos de seu próximo gol aumentam. Caso perca a bola para o adversário, o valor do gol zera e é preciso reiniciar a contagem de voltas.
O alfa aconteceu entre os dias 11 e 23 de março, na versão PC (Windows). Com relação à versão anterior apresentada na E3 de 2019, Roller Champions mostrou agora mais conteúdos sendo eles:
- Maiores opções de customização dos personagens, com cerca de 70 itens disponíveis como luvas, patins, roupas, estilos de capacete e de cabelo.
- Uma nova arena foi mostrada, a “Chichén Itzá” que possui mais curvas e desníveis em comparação às outras pistas “Acapulco” e “Mexico City Arena”.
- Novos movimentos foram adicionados como tackle estendido, o tackle aéreo. E os movimentos em equipe: grapple boost e o grapple double jump
O que achamos do jogo:
Gráficos e sons
A primeira coisa que chama atenção são os gráficos que seguem um estilo cartunesco e bastante leve. Isso normalmente é muito adotado por jogos free-to-play que tentam não exigir muito do hardware para serem mais acessíveis a qualquer tipo de configuração de PC ou console.
Mas não significa que o jogo tenha gráficos simplórios, eles são bastante bonitos, a direção de arte é bem acertada e os efeitos de luz e sombra chamam atenção.
Roller Champions possui ótimos efeitos sonoros, bem realistas. Também há um narrador que explica a partida, assim como apresenta as equipes competidoras.
No entanto, não há nenhum tipo de música rolando durante as disputas. Seria interessante se adicionassem esse elemento até a edição final.
Personalização
O teste alfa foi realizado na versão PC e o jogo aceita teclado ou controles de Xbox e PS4.
Como dito antes, existem muitas opções de acessórios para a criação dos personagens, embora eles sejam apenas cosméticos e não modifiquem os status. A partir disso é possível acreditar que não esteja planejado a venda de itens que melhorem os personagens, não tornando o jogo um “pay-to-win” e mantendo todos os jogadores dentro de uma disputa justa.
De qualquer forma, por ser uma versão alfa, é possível que futuramente existam ainda mais itens para personalizar os times dos jogadores.
Jogabilidade
A jogabilidade é bastante sólida no geral. Existem várias opções de movimento tanto para quem ataca quanto para quem está na defesa.
O jogador que está com a bola deve sempre seguir em frente para fazer voltas na pista e aumentar os pontos de seu próximo gol. Uma volta vale 1 ponto, duas voltas valem 3 pontos e 3 voltas valem 5.
Enquanto isso, os outros jogadores do mesmo time devem proteger seu companheiro ou derrubar os adversários para manter a posse da bola.
Nesse tempo, o time adversário pode atacar de todos os lados, incluindo ir na direção contrária da pista. Eles podem tentar derrubar os adversários, empurrar, agir em duplas ou até mesmo interceptar um passe de bola.
Tudo é bastante dinâmico e os jogadores devem estar atentos. É possivel pedir para receber um passe se o seu time tiver a posse da bola. Durante toda a partida o jogo tenta sempre focar a atenção para os momentos mais importantes.
O jogador com a bola tem algumas opções de esquiva que devem ser realizadas com precisão para funcionar. Essa foi uma das maiores mudanças desde a versão apresentada na E3 em 2019.
Quando o jogador completa o número desejado de voltas, existe um arco lateral onde ele deve mirar para arremessar e marcar o gol, o arremesso pode ser feito em movimento ou não. Não é muito complicado de acertar, porém, é nesse momento que algum adversário pode surgir realizar um ataque, então é necessário estar atento.
As partidas são sempre online, porém, como modo de treinamento, o jogo permite que se jogue contra bots. Há também a opção de entrar sozinho na arena para testar os comandos e entender melhor as mecânicas.
Como são vários movimentos de ataque e defesa, é bom o jogador praticar bastante até aprender a funcionalidade de cada um. Alguns movimentos parecem até poderes especiais e precisam de um pouco mais de precisão para funcionarem. Quando boas jogadas ou gols são feitos, o time recebe um contador de fãs, que resulta em dinheiro in-game para compra de novos acessórios. Esse sistema de fãs lembra muito o utilizado em The Crew 2, onde o jogador ganha pontos de seguidores ao realizar manobras especiais na pista.
As pistas são escolhidas pelo número de fãs que os times tem. Quanto mais fãs, mais as pistas com maior capacidade de fãs são escolhidas.
Para o time se dar bem é preciso o trabalho em equipe. Não dá para um jogador querer resolver tudo sozinho. Por isso, é necessário que os jogadores estejam se comunicando através de algum chat por voz para agilizar as jogadas.
Isso ajuda muito principalmente para comunicar quando há perigo de roubo de bola, ou quando alguém do time está pedindo ou querendo realizar um passe.
Pequenos bugs
Como ainda é um jogo alfa, alguns problemas acontecem, principalmente nas animações dos personagens, que às vezes não correspondem ao que eles estão fazendo. Cheguei a ficar uns segundos travado após ter sido derrubado por um adversário, mas logo em seguida tudo voltou ao normal.
De vez em quando a câmera dá uma perdida e deixa de focar onde deve, desorientando o jogador. Sofri também um pouco de lag nas partidas online.
O que esperar da versão final
Até a versão final o jogo poderá ser bem maior do que as versões de testes. As ideias do jogo são bem interessantes. É um tipo de esporte diferente e criativo. Por enquanto existem alguns defeitos que poderão ser corrigidos futuramente.E por se tratar de um jogo free-to-play que quer abranger um grande público, mesmo após o lançamento ele poderá receber novas mudanças para atender ao feedback dos jogadores.
Roller Champions parece bastante promissor. Ele é divertido, bem ágil, as partidas têm um bom tempo de duração (7 minutos) e tudo o que foi mostrado até agora tem bastante qualidade, necessitando apenas de algumas melhoras pontuais.
Ele sairá para PS4, Xbox One e PC, porém, ainda não tem data de lançamento.