– Gostaria de ser como o Zé, disse Mojica.
Terça-feira, desde as 20h até as 22h no Sesc Pinheiros esteve presente o cineasta José Mojica Marins, ou Zé do Caixão em uma palestra. Foi uma fascinante estar naquele lugar e conhecer pessoalmente Mojica e mais do que isso, ver a diferença entre ele e seu personagem. Foi como se realmente existissem dois.
Por incrível que pareça, estava vazio o auditório, o que foi excelente para mim, a conversa fluiu melhor e fiquei ainda mais próximo desta pessoa, não personagem. Falando em personagem, Mojica contou sobre a confusão que todos fazem entre ele e o Zé do Caixão. Comentou sobre situações diversas como a de tentaram lincha-lo por confundirem com o capeta. Ou a coragem que o Zé do Caixão tem e que falta ao Mojica, segundo o próprio.
Comentaram sobre projetos futuros, incluindo um filme que esta há 14 anos em projeto. Reconhecimento internacional que só veio a partir da década passada, e a grande contribuição dos VHS de seus filmes.
Foi uma grande palestra e muito engraçada, recomendo para quem puder conhecer o Mojica, aposto que aprenderam alguma coisa com esta pessoa tão incomum, mas ao mesmo tempo tão parecida conosco… Humana.