Após alguns erros do passado, o detetive de Nova Iorque, Andre Davis (Chadwick Boseman), teve sua reputação manchada. No entanto, ele recebe a missão de prender uma dupla de assassinos de policiais que estão à solta na cidade.
Para conseguir encontrá-los, ele se envolverá em uma investigação arriscada e terá que tomar medidas extremas na tentativa de encerrar uma grande e inesperada conspiração.
O longa de suspense policial estreia em 12 de dezembro e traz no elenco a atriz indicada ao Globo de Ouro Sienna Miller, Taylor Kitsch e o ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante J. K. Simmons.
Os perseguidos Ray (Taylor Kitsch) e Michael (Stephen James) haviam sido contratados para roubar 30kg de cocaína de um traficante. Mas no lugar combinado eles acabam achando 300kg. Ao mesmo tempo, um grupo de policiais chega ao local e trocam tiros com os assaltantes. Porém, Ray e Michael escapam, deixando para trás alguns policiais mortos.
Neste momento Andre é convocado a comandar a operação para deter os assaltantes. E ao perceber a gravidade da situação, aliado a uma grande vontade de cumprir seu objetivo, ele ordena que fechem todas as vias de acesso à ilha de Manhattan, incluindo as pontes e o metrô.
Eles estão prontos para correr. Mas para onde?
Conforme Andre realiza perseguição aos criminosos, a investigação vai revelando aos poucos novos detalhes e o caso vai ficando cada vez mais complexo. Assim, ao mesmo tempo que Andre busca justiça, ele precisa desmantelar um grande esquema de corrupção na cidade.
O filme consegue mesclar suspense, tensão e cenas de ação. Os personagens são bastante convincentes e funcionam dentro da trama.
É interessante como os criminosos, na tentativa de fugir da policia, também acabam descobrindo detalhes da investigação e passam a tentar desvendar onde eles se meteram.
Infelizmente, alguns plot twists são fáceis de telegrafar. Certas ações e atitudes dos personagens no início podem até deixar o espectador curioso e confuso quanto à conclusão dos mistérios. Mas a partir de certo ponto, tudo fica muito claro e o único que não entende o que está acontecendo é Andre.
De qualquer forma as cenas de ação são muito boas, bastante dinâmicas e com cortes rápidos. No geral a montagem é bem competente e capaz de manter o espectador interessado.
Os efeitos especiais são usados em momentos pontuais, como em acertos de tiros em pessoas ou no cenário. No restante, são usados muitos efeitos práticos que contribuem para o clima sério do filme.
Embora o desfecho omita algumas cenas, fica claro quando e como Andre organiza o quebra-cabeça de sua investigação. Posso dizer que o final é satisfatório e o filme acaba entregando uma história que vale a pena ver, mesmo que o desenrolar seja um pouco previsível.
Crime Sem Saída estreará nos cinemas brasileiros no dia 12 de dezembro. No entanto, algumas salas já estão realizando pré-estreias.
- A Galeria Distribuidora nos convidou para assistir ao filme para realização desta análise