Inspirada pelo sucesso de Mega Man Legacy Collection, a Capcom lançou em 18 de abril de 2017 a coletânea The Disney Afternoon Collection para PS4, Xbox On e PC Steam.
Ela reúne seis jogos clássicos de NES que traziam famosos desenhos animados da Disney durante a década de 80 e 90. São eles: Tico e Teco: Rescue Rangers 1 e 2; DuckTales 1 e 2; Darkwing Duck e Tale Spin. São jogos esses de grande qualidade e que exploravam bem as limitações do console.
Diferente de vários títulos de NES que eram difíceis por terem falhas de programação, os jogos dessa coletânea tem uma boa jogabilidade, são divertidos e, como não poderia deixar de ser, são bem desafiadores.
Função rebobinar
Quem costuma jogar em emuladores sabe da função de “savestates” que facilita bastante a vida de quem não quer ficar morrendo vidas e mais vidas nos jogos. Com esse recurso, basta um botão para salvar um certo momento do jogo e outro botão para retornar, desfazendo assim erros que o jogador comete.
Era algo prático, mas não tanto quanto a função de rebobinar de The Disney Afternoon Collection. Em qualquer momento do jogo basta segurar um botão para ver o jogo voltar para trás e desfazer os últimos movimentos feitos pelo jogador.
O jogo consegue voltar de uma forma suave uma boa parte do que foi jogado e, permite que o jogador possa refazer qualquer ação e evitar algum erro.
Ducktales 2, uma grande evolução do primeiro jogo
Para algumas pessoas isso pode soar como trapaça, só que não é um recurso obrigatório, usa quem quer. A presença dele pode ajudar bastante os jogadores mais novos ou quem não tem tempo para ficar jogando várias vezes a mesma fase para conseguir passar.
Hoje mesmo eu estava jogando Super Mario Bros. no Mario All-Stars de Wii e me lembrei das frustações que eu tinha antigamente no NES. Normalmente eu perdia todas as vidas no castelo do Bowser e tinha que recomeçar desde a primeira fase daquele mundo.
Isso me desanimava mas eu permanecia jogando pois era o que eu tinha na época. Hoje em dia, não tenho tanto tempo livre para isso e o modo de rebobinar cairia como uma luva nesse caso.
Boss Rush e Time Attack
Para quem é “pró” nesses jogos existem esses dois modos que trazem novos desafios. O “Corrida do Chefe” coloca o jogador para enfrentar apenas os chefes em sequência, para testar habilidades mesmo.
E o “Ataque por Tempo” é uma corrida contra o relógio para conseguir o melhor tempo jogando qualquer um dos jogos do começo ao fim. Ambos os modos possuem rankings online para destacar os melhores.
Corrida do Chefe em Darwing Duck
Tenho algum problema para aceitar a tradução “Corrida do Chefe” para o modo “Boss Rush”. Parece que ela foi feita no Google Tradutor…
Porque sabemos que se trata de corrida (Rush), mas é uma corrida sequencial pelos chefes de fase, então, para mim, o mais certo seria chamar o modo de “Corrida pelos chefes”. Mas enfim, isso é apenas um detalhe.
Museu
Esses cachorros de lata apareceram num episódio de TV de Tico e Teco
Esse modo traz muitas imagens interessantes desde concept arts e artworks até pôsteres e as capas de cada um dos seis jogos (com nomes e menções à Nintendo totalmente removidas). E as legendas revelam várias curiosidades de produção.
Detalhe: Uma das artes que aparecem no modo museu de Ducktales 1 foi desenhada por Keiji Inafune, o “pai do Mega Man” para ser a capa japonesa do jogo. Mas ela acabou não sendo utilizada e foi descoberta há pouco tempo nos arquivos da Capcom no Japão.
Tradução
Os menus da coletânea e o Modo Museu foram traduzidos para o nosso português mas infelizmente, quando você entra nos jogos eles continuam em inglês.
É uma pena pois muitos trazem dicas durante os diálogos e facilitam a vida do jogador.
Filtros de imagem e proporção
Existem muitas opções de imagem que tentam emular a sensação de se jogar em TVs de tubo antigas. Pode-se jogar com a tela esticada 16:9, na proporção original 4:3 com tamanho de tela médio e pixels escalonados a partir de seu tamanho original ou em 4:3 com os pixels estendidos para os limites da tela.
E nesses 2 últimos modos, mantém-se a proporção e pode-se habilitar um papel de parede lateral que muda conforme o jogo.
Também existe o filtro que adiciona scanlines que simulam monitores antigos. Um outro filtro adiciona um efeito de blur que causa um certo borrão no personagem e em tudo que se movimenta, coisa que acontecia quando se ligava o NES via cabo AV e deixava a TV no famoso canal 3.
Ou seja, é bem customizável e ao gosto do freguês. Sempre rodando com os frames exatos do NES, com todas as qualidades e defeitos que existiam nos jogos originais.
Nostalgia pura
The Disney Afternoon Collection é um ótimo pedido para os gamers da velha guarda. São horas e horas de nostalgia com jogos realmente bons.
Alguns elementos de jogabilidade talvez não tenham envelhecido muito bem, mas nada que o jogador não se acostume com algum treino inicial.
E ainda existem vários recursos para atrair novos jogadores e fãs desses grandes personagens da Disney que estão voltando a ficar em evidência nos últimos tempos.
Vamos jogar e aguardar a próxima coletânea da Capcom! Estou sentindo cheiro de Mega Man Legacy Collection 2? Quem sabe, não?
- Jogo cedido pela Capcom para análise – Versão PlayStation 4 testada no PlayStation 4 padrão