Desenvolvido pela Fat Panda Games, Flat Kingdom Paper’s Cut Edition é um ótimo adventure de plataforma com alguns puzzles e um toque de RPG.
Com certa inspiração vinda de clássicos como Metroid, Castlevania e Monster Boy, Flat Kingdom apresenta elementos únicos e bastante criativos, tanto na parte de jogabilidade como em seus gráficos limpos e chapados.
Enredo bidimensional?
Num mundo onde todos eram formados por figuras geométricas simples, e tudo era 2D, a paz reinava e o equilíbrio era mantido por seis joias mágicas.
Até que num certo dia, um vilão de nome Hex as roubou juntamente com a princesa do reino. Assim, aos poucos esse mundo foi se desorganizando e ficando em 3D.
Jogamos com Flat, o herói que pode alterar sua forma geométrica e deve salvar o reino.
Jogabilidade
O criativo sistema de combate de Flat Kingdom é baseado no sistema do jogo “pedra, papel e tesoura”. Flat pode alterar sua forma para círculo, quadrado e triângulo e basta ele utilizar a forma correspondente ao encostar no inimigo para derrotá-lo.
Por exemplo, inimigos quadrados sofrem dano do Flat circular; os circulares do Flat triangular; e os triangulares do Flat quadrado.
Flat em sua forma redonda que faz pulos duplos
Pode parecer confuso no início mas dá para pegar a manha com o tempo pois essas fraquezas estão organizadas na mesma disposição dos botões do controle Dual Shock 4 e no sentido horário.
Tem que ter habilidade
Cada forma de Flat garante também certas vantagens e desvantagens. A quadrada o deixa forte, lento e ele ainda pode afundar debaixo dágua ou pressionar um botão após uma grande queda. A forma triangular é super rápida e a circular garante pulos duplos.
Grande parte dos puzzles envolvem a mudança rápida entre as formas para acessar certos locais das fases onde portas podem fechar ou plataformas sumirem caso Flat não chegue a tempo.
Novas habilidades vão sendo conquistadas com o passar da aventura e elas permitem chegar a locais ainda não explorados. E trata-se de um jogo grande, então, se você está interessado, saiba que terá muitos desafios e uma aventura verdadeiramente divertida pela frente!
Não posso deixar de citar os chefes que são bem construídos e existe uma mescla entre se utilizar as formas de Flat e suas novas habilidades. Não são impossíveis, mas é sempre bom pensar antes de atacar.
Extras
Existem várias missões secundárias que aumentam a duração do game e, para os mais atentos, existem muitas referências a jogos clássicos espalhados pelas fases.
Infelizmente, o fator replay não é muito grande pois praticamente tudo pode ser feito na primeira partida e não há muito para se explorar depois.
Para mim isso não chega a ser um ponto tão negativo, pois não tenho tanto tempo disponível para jogos com muitos caminhos alternativos e finais variados.
Sonoridade 2D
Os efeitos sonoros de Flat Kingdom são bem competentes. A música chama bastante atenção por encaixar bem nas mais variadas situações, além de ser muito bonita e valer a pena escutá-la mesmo fora do jogo.
Um detalhe importante a ser mencionado é que ela foi composta por Manami Matsumae, a compositora de grandes clássicos como Mega Man e Shovel Night. Por isso, qualidade nesse quesito não se discute!
Localização em português
Sim! O jogo foi lançado no Steam com tradução em português. Então não tem desculpa para não entender a história.
E com isso, a imersão nesse universo 2D aumenta ainda mais.
Versão turbinada
O Flat Kingdom original já era um jogo divertido e a versão que testamos lançada na Steam recentemente é a Paper’s Cut Edition que trouxe uma série de melhorias, inclusive gráficas.
O próprio protagonista Flat deixou seu visual simplista e translucido para se tornar algo muito mais estiloso.
Para quem indico
Todos os fãs de adventures de plataforma e puzzles devem experimentar Flat Kingdom.
Ele atualmente está com um ótimo preço no Steam e pode ser adquirido em um combo com a trilha sonora para ouvir fora do jogo.
É um dos melhores indies que já joguei e estou no aguardo de uma continuação!
- Jogo fornecido pela Fat Panda Games – versão PC Steam