A franquia Just Dance está completando 10 anos! E para comemorar, a edição 2020 está muito especial. Ela contem nada menos do que 40 músicas novas para jogar e foi lançada para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e até mesmo Nintendo Wii.
A seleção de músicas continua ótima. Em alguns fóruns e grupos nas redes sociais sobre Just Dance, muitos fãs elogiaram as escolhas e disseram estar melhor do que a versão 2019.
Entre as músicas, temos sucessos do momento, músicas casuais e engraçadas, alguns hits do K-pop e alguns clássicos antigos que atravessam gerações.
Não posso deixar de citar “God Is a Woman” de Ariana Grande e “High Hopes” de Panic! At The Disco. A presença brasileira desta vez é a “Só Depois do Carnaval” da cantora Lexa.
Gameplay intuitivo
Para jogar é muito fácil. Tudo começou no Nintendo Wii. O jogador segurava o Wiimote e copiava os movimentos que o coach (personagem) fazia na TV durante as músicas. O PlayStation Move do PS3 seguia a mesma ideia, mas o Kinect do Xbox 360 passou a capturar todo o movimento corporal do jogador para avaliar e dar os pontos.
K-pop está cada vez mais presente no Just Dance
Atualmente, o Just Dance 2020 permite que se use Kinect no Xbox One, PlayStation Move ou PlayStation Camera no PS4, os JoyCons no Switch e os Wiimotes no Wii. Porém, também é possível usar o app Just Dance Controller nos smartphones, eles “transformam os celulares em wiimotes” e capturam os movimentos pelo giroscópio, além de facilitar a navegação nos menus do jogo.
Essa facilidade de entender como o jogo funciona é a chave do sucesso da franquia. E tudo continua funcionando muito bem no JD2020.
Modos de jogo
São vários modos de jogo, incluindo o Clássico onde apenas escolhemos uma música e jogamos. O modo Sweat voltou e consiste em habilitar uma opção que conta quantas calorias o jogador perde em cada música jogada.
O modo Cooperativo voltou. Nele, as pessoas que estiverem jogando tem seus pontos somados para tentar conseguir a maior pontuação possível.
O World Dancefloor é a modalidade online onde vários jogadores ao redor do mundo jogam juntos uma mesma música para saber quem é o melhor.
E a grande novidade é o modo AllStars que seria algo como uma campanha onde o jogador passeia por todos os jogos anteriores da franquia, relembrando suas músicas.
Ilimitado
Fora isso, o jogo tem suporte ao Just Dance Unlimited, que é serviço de assinatura com planos que vão de diário a anual e dá acesso a mais de 500 músicas.
Muitas delas são dos jogos antigos, porém, algumas são exclusivas como “Lush Life” de Zara Larsson. Todas as cópias de Just Dance 2020 vem com acesso gratuito de 1 mês para os jogadores experimentarem.
O Just Dance Unlimited está sempre recebendo novas músicas
As músicas aparecem na tela por streaming, como se fosse um vídeo no YouTube, mas os comandos são capturados com a mesma sincronia de uma música normal. E comparando com os jogos anteriores, as músicas agora carregam muito mais rapidamente, mesmo na tela de menu, onde sempre toca um trecho de cada uma para o jogador poder escolher.
Kids
Para as crianças há o modo infantil que traz 8 músicas com coreografias mais simples para os pequenos irem aprendendo a jogar Just Dance sem sufoco! São músicas mais lúdicas e inclui o sucesso “Baby Shark“.
eSports
A Ubisoft continua com seus esforços para tornar Just Dance cada vez mais conhecido entre os eSports. Vários campeonatos ocorrem durante os anos, como o Just Dance Mac Challenge.
E assim como é fácil jogar Just Dance, também é fácil participar dos torneios.
Menus e coreografias
Os menus do jogo estão muito bonitos, sendo uma versão melhorada do que existe no JD 2019. As músicas podem ser organizadas por vários critérios como dificuldade, estilo, ordem alfabética… o jogador escolhe o que achar melhor.
É possível também crias suas próprias listas ou ver as recomendações com base no que é mais jogado.
O novo menu está bem intuitivo
No geral, achei as coreografias do JD 2020 melhores e mais fáceis de aprender do que o jogo anterior. A seleção de músicas pode ter ajudado nisso, pois parecem ser mais agitadas nesse ano.
Existe muito conteúdo para ser habilitado e cada música jogada rende pontos. Terminar certas músicas desbloqueiam alguns itens, mas o jogador pode também usar seus pontos para jogar na máquina de caça-níquel e tentar abrir aleatoriamente.
O máximo de jogadores simultâneos é de 6.
E no Wii, como ficou?
Conforme comentei antes, Just Dance 2020 saiu no Wii também.Tive a chance de experimentá-la, e pelo que vi, trata-se de uma versão mais simples com as mesmas músicas, porém, sem modos online como World Dancefloor.
Pouca coisa mudou nos menus, parecendo ser apenas uma modificação do que fizeram em 2018 e 2019. A customização dos avatares também é mais simples e os únicos modos disponíveis são o modo normal e o Sweat.
Embora seja uma versão mais modesta, ela vale a pena para quem tem Nintendo Wii por conta da seleção de músicas. Posso afirmar que foi uma bela homenagem da Ubisoft para o console onde tudo começou.
Just Dance 2020 continua muito divertido e mantém a qualidade dos jogos anteriores. Os fãs com certeza vão se divertir bastante e levarão alguns meses para aprender os detalhes de todas as 40 músicas disponíveis.
Para quem ainda não pode comprar o Just Dance 2020, sua playlist está completa no Spotify, para ir dando um gostinho.
- A Ubisoft nos enviou o jogo para essa análise, versão PS4, testada no PS4 Pro