JUST DANCE com certeza é a franquia de jogos de ritmo de maior sucesso e a mais duradoura da história dos videogames. Sua edição 2024 foi lançada mundialmente em outubro pela Ubisoft para Nintendo Switch , PlayStation 5 e Xbox Series X|S, contendo 40 novas músicas que variam entre clássicos e os hits atuais.
Essa é a segunda edição em sequência que adota a nova abordagem on-demand, lembrando um serviço de streaming onde as músicas são acessadas de forma online. O download feito nos consoles contém apenas o launcher com os menus e os modos de jogo. Mas desta vez, o Just Dance 2023 foi integrado com o 2024, isso significa que você poderá jogar os conteúdos dos dois jogos sem precisar fechar um para abrir o outro.
Outro detalhe interessante é que quem possui JD 2023 pode jogar com quem possui o JD 2024 e vice-versa. Tudo depende de quem criar o grupo para jogar online, se esse criador tiver os dois jogos, as músicas de ambos ficam disponíveis para todos os jogadores durante essa partida.
A Ubisoft promete manter o jogo vivo por todo o próximo ano trazendo atualizações gratuitas regulares, como novas músicas (e modos de jogo também?).
O modo Sweat voltou ao game, agora chamado de Modo Treino. Trata-se de uma opção que, quando ativada, conta o tempo de jogo e o número de calorias perdidas pelo jogador a cada música jogada. Claro que não dá para ser 100% preciso, uma vez que alguns jogadores colocam mais empenho que outros em sua movimentação. Mas dá para ter alguma ideia do quanto o jogador se exercitou numa partida.
As novas músicas disponíveis continuam sendo bastante variadas e percebe-se que o foco é atingir o máximo de pessoas. Entre elas temos os destaques “Flowers” de Miley Cyrus, “Tití Me Preguntó” de Bad Bunny, “How You Like That” do BLACKPINK e “I Wanna Dance With Somebody” de Whitney Houston”.
Confira a lista:
- “A Night in the Château de Versailles” de The Just Dance Orchestra
- “A Queda” de GLORIA GROOVE
- “After Party” de Banx & Ranx ft. Zach Zoya
- “Butter” de BTS
- “Calm Down” de Rema
- “Canned Heat” de Jamiroquai
- “Can’t Tame Her” de Zara Larsson
- “Chaise Longue” de Wet Leg
- “Cradles” de Sub Urban
- “Cure For Me” de Aurora
- “If You Wanna Party” de The Just Dancers
- “DESPECHÁ” de ROSALÍA
- “Don’t Cha” de The Pussycat Dolls com a participação de. Busta Rhymes
- “Flowers” de Miley Cyrus
- “Gimme More” de Britney Spears
- “How You Like That” de BLACKPINK
- “I Am My Own Muse” de Fall Out Boy
- “I Wanna Dance With Somebody” de Whitney Houston
- “I’m Good (Blue)” de David Guetta & Bebe Rexha
- “I’m Not Here to Make Friends” de Sam Smith
- “It’s the Most Wonderful Time of the Year” de Andy Williams
- “Kill Bill” de SZA
- “Makeba” de Jain
- “My Name Is” de D Billions
- “Never Be Like You” de Flume Ft. Kai
- “Sail” de AWOLNATION
- “Rapper’s Delight” de Groove Century
- “Say My Name” de ATEEZ
- “Seven” de Jung Kook com a participação de Latto
- “Shine a Little Love” de The Sunlight Shakers
- “Stronger (What Doesn’t Kill You)” de Kelly Clarkson
- “Survivor” de Destiny’s Child
- “Swan Lake” de The Just Dance Orchestra
- “Tainted Love” de The Just Dancers
- “Tití Me Preguntó” de Bad Bunny
- “Treasure” de Bruno Mars
- “vampire” de Olivia Rodrigo
- “Wasabi” de Little Mix
- “Whitney” de Rêve
- “Woof” de Sofi Tukker
- “you should see me in a crown” de Billie Eilish
No entanto, é preciso ressaltar que nem todas as músicas atuais são tão atuais assim. Algumas já tem um ou dois anos que foram lançadas, principalmente quando se fala de k-pop onde o atraso é ainda maior. Como exemplo, “Wannabe” do ITZY é do início de 2020.
Seria muito bem-vindo se a Ubisoft tentasse ser mais atual com k-pop. Pois se trata de uma indústria que se atualiza muito rápido e traz muitos lançamentos mensalmente. É estranho em pleno JD 2024 não ter nenhuma música dos grupos New Jeans, IVE, Stayc, Le Sserafim (ou de grupos masculinos além de BTS)…
No jogo existem três músicas da própria Ubisoft: “A Night in the Château de Versailles” do The Just Dance Orchestra, “After Party” de Banx&Ranx ft. Zach Zoya e “Swan Lake” também do The Just Dance Orchestra. Além delas darem personalidade ao jogo, ainda permitem a streamers jogar sem correr o risco de ter problemas com copyright.
Existe agora o modo Desafio que é um tipo de multiplayer assíncrono. Cada música possui um ranking dos melhores jogadores e você escolhe um deles para tentar superar seu recorde. Essa é a chance para os jogadores mais competitivos deixarem sua marca no game.
Todas essas novas funcionalidades exigem conexão online para funcionar e mesmo para salvar seus pontos é preciso se conectar nos servidores da Ubisoft.
Assim como no jogo anterior, é possível fazer o download das músicas no console, porém agora existe uma limitação. Enquanto no JD 2023 você baixava todas as músicas daquela versão, agora existem 40 slots para baixar suas músicas preferidas, independente se for do JD 2023 ou 2024. Isso significa que você não conseguirá ter todas as músicas dos dois jogos instaladas em seu videogame para jogar offline (caso possua ambos). E isso é uma pena pois restringe as opções quando se está sem internet.
As coreografias continuam interessantes e desafiadoras. Talvez, um pouco mais difíceis que o normal, mas talvez seja efeito da minha idade chegando… Para as músicas de k-pop, tanto no modo normal como no extreme, as danças são bem parecidas com as originais, isso deve agradar bastante os kpoppers.
No mais, existem muitas opções de configuração já clássicas na franquia. Pode-se remover ou ativar a letra das músicas, os pictogramas, o feedback de pontuação. E também dá para ativar ou desativar as vibrações da batida das músicas ou dos movimentos Yeah.
Existe um tutorial bem completo para quem ainda não jogou e ele explica cada recurso disponível no jogo. Embora ajude bastante, JD é um dos jogos mais fáceis de se pegar e jogar.
Nos grupos sobre Just Dance nas redes sociais existe uma grande reclamação sobre a Ubisoft não dar suporte à PlayStation Câmera ou Kinect. No entanto, o JD 2024 foi lançado somente para os consoles da geração atual (PS5, Xbox e Switch) e neles não é possível usar esses aparelhos. Assim, fica totalmente sem sentido reclamar com a Ubisoft se a culpa não é dela.
Vi pela internet alguns rumores de que a Ubisoft iria testar algum tipo de câmera em algumas músicas do JD 2024. Mas, como não vi nenhuma fonte oficial comentando sobre isso, não posso afirmar que seja verdade.
Ainda assim, seria interessante se a Ubisoft desenvolvesse uma câmera para captura de movimentos e disponibilizasse para todos os consoles atuais, assim como a Activision costumava lançar guitarras para seus jogos da série Guitar Hero. Só não sei se o público que prefere jogar com câmeras é grande o suficiente para justificar o desenvolvimento de um aparelho de captura (o tamanho desse público eu não sei, mas que ele faz barulho nas redes, ele faz…).
Todas as versões atuais de Just Dance 2024 usam como controle o app gratuito Just Dance Controller, disponível para smartphones iOS e Android. No Switch é possível usar os Joy-cons também. Como conheci a franquia na época do Nintendo Wii, e de lá para cá sempre joguei segurando um controle com a mão direita, não vejo problema em ter apenas esse tipo de controle. Acredito que continua funcionando da mesma forma que sempre foi.
Nunca fui muito fã dos controles por câmera pois quase sempre acontece do sensor perder a posição dos jogadores por alguns segundos quando eles se enfileiram durante alguma dança.
Por estar sempre conectado à internet, JD 2024 pode ter desempenho variável dependendo da qualidade da conexão. Não tive problemas durante as músicas rodando por streaming no wi-fi, mas algumas vezes os menus ficaram um pouco lentos para carregar as prévias das músicas. Alguma coisa precisa ser feita para tornar a navegação mais fluída.
Todas as versões de Just Dance 2024 vem com um mês de Just Dance +, o serviço de assinatura que adiciona muitas outras músicas dos jogos anteriores ao catálogo. Ele também traz algumas vantagens especiais para eventos in-game e canções exclusivas a cada nova temporada. Para os jogadores mais novos, meu conselho é esperar chegar o mês das férias para ativar o tempo de teste e aproveitar o máximo possível.
- Essa review foi feita com uma cópia do jogo para Nintendo Switch enviada pela Ubisoft
ANÁLISE
Just Dance 2024
Just Dance 2024 mantém a qualidade da franquia e renova alguns aspectos. O jogo também traz 40 novas músicas e melhorias de gameplay.
PRÓS
- As seleção de músicas é bem variada
- Modo "Sweat" voltou (Treino)
- O modo desafio é bem engajante
- A pontuação do jogador em JD 2023 retorna em JD 2024
- JD 2023 e JD 2024 funcionam juntos a partir de um mesmo launcher
CONTRAS
- Embora sejam novidade no jogo, algumas músicas não são tão atuais
- Tem limite de download de músicas para se jogar offline
- O desempenho dos menus e da gameplay variam pela qualidade da conexão com a internet