O presidente dos Estados Unidos, Michael Wilson sofreu um golpe de estado e foi retirado do poder pelo vice-presidente Richard Hawk.
Nos noticiários, agora influenciados pelo novo ditador americano, fake news não param de tentar incriminar o antigo presidente, colocando sobre ele a culpa por vários ataques terroristas ao redor do país.
Assim, Michael Wilson resolve lutar com as próprias mãos para salvar os Estados Unidos e sua população das garras de Richard Hawk (trocadilho em inglês aqui…)! E nada melhor do que utilizar seu mecha ultra avançado e armado até os dentes para eliminar essa grande ameaça à liberdade dos americanos!
Sim, o roteiro de Metal Wolf Chaos XD é esse. De certa forma infame e exagerado, ele tem todo esse ar de deboche. É basicamente uma caricatura do patriotismo americano, mas visto pelos olhos dos japoneses (e sua forma peculiar de fazer jogos de ação).
É possível modificar seu mecha e personalizar suas skins
Originalmente, ele saiu apenas para Xbox clássico e somente no Japão. Com poucas cópias disponíveis, ele acabou se tornando meio raro de se encontrar. Mas não é mais!
A Devolver Digital e a FromSoftware fizeram uma parceria com o desenvolvedor General Arcade para modernizar Metal Wolf Chaos. E agora, 14 anos depois, ele traz várias atualizações incluindo polimento gráfico, controles refinados, um novo sistema de salvamento e suporte a 4K, além da tela em widescreen com maior campo de visão.
O jogo é composto de várias fases separadas que se espalham por vários estados e locais famosos dos EUA como a Casa Branca, Nova Iorque, o Grande Cânion, a (imensa) China Town de São Fransicso, etc… E seu objetivo é atirar em tudo que se move: soldados inimigos, tanques, bases e chefes enormes. Enfim, explodir tudo!
E para isso, o mecha do presidente guarda num compartimento em seus ombros vários tipos de armas. Pistolas, metralhadoras, espingardas, armas de precisão. Mas a mais útil de todas é o lança míssil, que acerta de longe e sempre tira um bom dano. Para dizer a verdade, as armas de alta cadência de tiro, como as metralhadoras, causam bem pouco dano, demorando muito para abater os inimigos.
Os controles são bem o padrão dos jogos de tiro em terceira pessoa. Você movimenta o mecha no direcional esquerdo e a câmera (ou mira) no direcional direito. E acertar os tiros não é difícil pois as armas tem uma área de mira bem grande.
Os retângulos coloridos são o alcance da mira das armas
Isso dá bastante liberdade para movimentar o mecha, desviando dos tiros inimigos, pulando, usando o deslocamento rápido. São várias funções disponíveis. No entanto, o jogo não chega a ser difícil a ponto de ser necessário evitar tanto receber ataques.
Quem tira mais vida mesmo são os chefes, mas basta se esconder para conseguir recuperar a vida aos poucos. Esse jogo é de uma época fácil onde era normal a vida regenerar quando o jogador parava de receber danos. Lembra disso? Uma época “pré-Dark Souls”…. Faz tempo…
Durante as fases é possível resgatar prisioneiros presos em jaulas. Basta atirar nelas e eles se libertam, mas não é permitido usar armas explosivas. E algumas jaulas possuem bombas, caso você demore, elas explodem e os prisioneiros morrem.
No geral, as fases são bastante longas. E por ficarmos fazendo sempre a mesma coisa, acaba cansando um pouco. Talvez a repetição de inimigos cause isso. Os grandes eventos são basicamente os chefes por terem um padrão de movimentos e ataque diferentes do resto, dando mais trabalho para derrotar. Embora isso também aconteça por eles terem vidas enormes.
Matar inimigos e completar as missões garantem Pontos Presidenciais ao jogador, que podem ser utilizados para comprar e desenvolver novos equipamentos ou armas. Mas isso é feito somente fora das fases. Essas melhoras são essenciais para se conseguir uma forma de matar mais rápido, e diminuir a duração das fases.
Os gráficos são antigos. Mas não diria que lembram o que a gente via no Xbox, eles têm na verdade uma “cara de Dreamcast”. Os modelos 3D não tem muitos polígonos, porém, tem boas texturas com efeitos de luz e sombra fixos.
Quem está acostumado com a iluminação dinâmica de hoje em dia, pode achar estranho. Mas quem for “das antigas” pode curtir o clima nostálgico. Digamos que esses gráficos de antigamente e efeitos ultrapassados até acabam funcionando com a proposta escrachada do jogo.
Os efeitos sonoros são competentes e cumprem seu papel. Mas existe algum problema na mixagem do som em geral. Quando a secretária do presidente fala pelo rádio, sua voz parece meio baixa, em relação aos outros sons.
E quando terminamos uma fase, surge sempre uma CGi com som super alto, bem estourado mesmo. Meu teste foi no PS4, mas ao que parece, esse problema acontece nas demais versões também.
Metal Wolf Chaos XD pode não ser um jogo para todo mundo. Ele vai agradar quem curte um clima retrô, quem entrou no clima de paródia proposto e principalmente quem não se importa de ter uma gameplay um pouco repetitiva.
O jogo já está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.
- A Devolver Digital nos enviou uma cópia para teste. Testado no PlayStation 4 Pro