Shadow Warrior 3 é o mais novo FPS da Flying Wild Hog e publicado pela Devolver Digital. Ele dá sequência às aventuras de Lo Wang, trazendo uma ação veloz e ininterrupta, além de ótimos gráficos e muito bom humor.
Lo Wang está de volta e, ao lado de Orochi Zilla, parte numa missão para capturar um enorme dragão antigo que ele mesmo liberou anteriormente. Além de não ser uma tarefa fácil de concluir, ainda existem vários plot twists, traições e surpresas pelo caminho. Mas não espere um enredo muito rebuscado, o objetivo não é esse. Tudo serve como um pano de fundo para o gameplay de tiroteio desenfreado.
Enquanto você acompanha Lo Wang em vários lugares da Shadowland, prepare-se para ouvir muita piadinha e referência à cultura pop (principalmente dos anos 80 e 90).
Os gráficos estão muito bonitos, sendo os melhores da série. Os ambientes têm uma modelagem bastante criativa, tem cores fortes e contrastantes. E o design no geral chama muita atenção, indo desde as armas de Lo Wang até os vários tipos de inimigos. Nosso teste foi no PS4 PRO (ainda não existe versão específica para o PS5) e o desempenho é bastante satisfatório, com uma alta taxa de framerate constante.
Shadow Warrior 2 era um jogo com grande foco em RPG e loot, passando uma vibe de “Diablo em primeira pessoa”. Os cenários eram grandes e complexos, incentivando a exploração. Haviam missões principais e secundárias espalhadas pelo mapa. E isso trouxe um jogo bem aberto, com a promessa de muitas horas de gameplay.
Por outro lado, Shadow Warrior 3 apresenta outra proposta. Ele tem uma progressão mais linear pelas fases. A cada nova área acessada, o jogador entra em pequenas arenas onde deve derrotar um determinado número de inimigos para poder prosseguir. Não existem rotas alternativas, a menos que seja para desbloquear algum novo item ou arma, colocando o jogador na rota principal novamente em seguida.
Ao contrário do que possa parecer, essas mudanças não tornam o jogo ruim. As arenas são bastante desafiadoras pois forçam o jogador a pensar rapido e estar constantemente se movimentando para conseguir vencer. Lembra um pouco do que foi visto nos recentes jogos da série DOOM, e existem muitas formas criativas de se derrotar os inimigos.
Conforme o jogo avança, novos tipos de inimigos vão aparecendo e sendo misturados nas arenas. Cada um tem um estilo de ataque e uma forma efetiva de ser derrotado. Lo Wang tem uma boa gama de armas, como a pistola, a escopeta, lança-granadas, uma dupla de mini metralhadoras e até uma atiradora de lâminas. Elas não demoram muito para aparecem durante a aventura e até são boas desde o início, mas podem ser melhoradas usando pontos ao pausar o jogo.
Para manter o fluxo do tiroteio, é bem fácil encontrar munição nas arenas. Em todo caso, ainda é possível usar a katana para golpes mais próximos. Ela é usada em um dos botões de ombro, se diferenciando dos jogos anteriores e dando mais liberdade para o jogador se mover enquanto ataca.
Pelos cenários é possível encontrar armadilhas que Lo Wang pode ativar para derrotar os demônios, mas tome cuidado, ele também pode sofrer danos. Essas armadilhas podem ser máquinas que atiram lâminas, esmagam inimigos ou somente abrem o chão para eles caírem em buracos ou espinhos.
Lo Wang agora pode também executar os inimigos com um tipo de Fatality. O recurso pode ser ativado quando uma barra de poder está cheia. Ao fazer isso, além de matar um inimigo com uma animação cheia de detalhes, ele ganha um poder temporário baseado em quem ele derrotou. Dá para jogar uma bomba que congela demônios em certa área, usar uma broca, lançar uma bola de luz que solta feixes de energia, acertando vários inimigos de uma vez, etc.
Conforme aumentam o número e a variedade de inimigos, as batalhas vão ficando mais complexas. É preciso pensar rápido, agir com cautela e saber se posicionar no cenário. Por isso, Lo Wang conta com vários movimentos legais. Ele consegue fazer pulo duplo e ainda fazer um dash aéreo. Ele pode andar ou escalar paredes que tenham trepadeiras, e o mais importante, pode usar uma corda que o ajuda a alcançar plataformas para um lado bem diferente das arenas.
Shadow Warrior 3 é o tipo de jogo extremamente mecânico que exige reflexos rápidos. Não foi feito para fazer o jogador refletir sobre a vida e nem tomar decisões complexas. Dá para desligar o cérebro e passar algumas horas só caçando demônios em alta velocidade.
Ele possui localização em pt-br nos menus e legendas traduzidas. Em seu elenco de vozes temos Mike Moh, Andromeda Dunker, SungWon Cho e Dobrenko fazendo respectivamente Lo Wang, Motoko, Zilla e Hoji.
Vale a pena dar uma olhada em Shadow Warior 3. Ele está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Para essa análise, recebemos uma cópia do jogo, testado num PS4 PRO
ANÁLISE
Shadow Warrior 3
Jogabilidade frenética, ótimos gráficos e humor sarcástico fazem deste um jogo super divertido. Perfeito para desligar o cérebro e curtir umas horas de tiroteiro e adrenalina.
PRÓS
- O melhor gráfico que a série já teve
- Ação veloz de tirar o fôlego
- Armas criativas e combate refinado
- Bom para "entender as referências"
CONTRAS
- A fórmula é a mesma do começo ao fim. Pode enjoar alguns jogadores
- Alguns bugs podem fechar o jogo ou travar o jogador no cenário