No dia 15 de julho o DLC “Pesadelo de Mr.X” para Streets of Rage 4 foi lançado. A Dotemu nos forneceu o acesso a esse conteúdo e, após 15 dias de testes, aqui está nossa review.
Primeiramente, além da DLC paga, uma atualização gratuita foi disponibilizada para todos que possuem o jogo. Ela trouxe um “Modo de Treino“, onde os jogadores podem treinar livremente ou seguir uma lista de objetivos, que vão desde execução de golpes até combos mais complexos.
Também foi adicionado a opção de edição de cores dos personagens jogáveis e um novo nível de dificuldade, o “New Mania +“. E para completar, vários refinamentos e mudanças na jogabilidade foram feitos, para dar mais equilíbrio ao jogo em geral.
Mr. X Nightmare
A DLC trouxe 3 personagens jogáveis: Shiva, Estel e Max. O Canguru Roo também retornou através de um código utilizado na tela de seleção de modos, mas trata-se de sua versão retrô de Streets of Rage 3.
Novas músicas entraram para o jogo e são de autoria de Tee Lopes, o mesmo compositor da trilha de Sonic Mania. Elas servem para animar o novo “Modo de Sobrevivência” e muitas remetem a músicas já conhecidas da franquia.
O “Modo Sobrevivência” é o que mais traz fator replay, principalmente para quem já cansou de terminar a campanha principal. Ele possui até mesmo um pequeno enredo.
“Após a derrota dos irmãos Y, Zan criou um simulador de batalhas virtuais para que seus amigos pudessem continuar treinando suas habilidades e ficarem sempre prontos para eventuais novos conflitos”.Assim, nesse modo, batalhas são simuladas em arenas fechadas divididas em pequenas fases com cerca de 15 inimigos em cada. O jogador possui somente uma vida, porém, durante as fases pode encontrar itens de cura em barris, latões, etc.
A cada fase terminada, o jogador pode escolher uma entre até três melhorias que surgem na tela. Essas melhorias são bem variadas, como aumento de resistência, pulo duplo, parceiro virtual controlado pela IA, efeitos elementais nas armas, movimentação mais rápida e várias outras.
Uma melhoria não substitui a outra, elas se acumulam. E caso o jogador pegue uma repetida, ela se torna ainda mais eficiente.As arenas são bem variadas, umas são mais perigosas (trazendo obstáculos nos cenários como torres de lava, buracos, ventania) e outras tem estilo retrô, remetendo aos jogos antigos.
De vez em quando, surgem alguns chefes que tornam a batalha bem difícil, mesmo que o jogador tenha muitas melhorias. Sendo necessário um pouco mais de habilidade para passar sem morrer.Existem duas rotas disponíveis. Uma delas é aleatória, com fases geradas proceduralmente. A outra é uma rota fixa, atualizada semanalmente. Conforme se enfrenta inimigos neste modo, eles vão sendo desbloqueados no “Modo Treino”.Uma vantagem de jogar o “Modo Sobrevivência” é que ele garante pontos que servem para desbloquear novos ataques especiais para todos os personagens, até mesmo os retrô.
Infelizmente, esses golpes foram feitos com os sprites já existentes no game. Não cheguei a notar nenhum golpe com sprites novos, a não ser por um detalhe.O “Dragon Roll” do Axel padrão mostra ele rolando no chão enquanto pega fogo. São sprites no mesmo estilo do desvio que o Axel do SoR3 faz, embora o Axel padrão não tenha essa função de desviar.
Isso me fez pensar numa teoria: poderia se tratar de um sprite de rolagem criado durante o desenvolvimento do jogo. Porém, ficou de fora do lançamento original, pois os produtores decidiram por remover a corrida e o desvio dos personagens principais, regredindo a mobilidade dos personagens ao que era visto em Streets of Rage 2.
Os personagens retrô também não possuem sprites novos. Axel de SoR2 pode aparentemente ter novos sprites, mas, na verdade, eles são vindos de SoR2 beta (a ROM se encontra facilmente pela internet).
A maior vantagem desses golpes novos é que muitos são bem apelões e aumentam a possibilidade de combos. A possibilidade de ganhar saltos extras também ajuda e combinar mais e mais ataques num mesmo inimigo estando no ar.
Novos personagens
Sobre os novos personagens jogáveis, Estel é bem forte, tem uma boa gama de golpes, mas, como era de se esperar, a versão dela como chefe de fase contínua sendo mais rápida e difícil de alcançar com personagens lentos como o Axel.
Max lembra bastante sua versão de SoR2, com alguns golpes novos interessantes. Ele é mais um daqueles casos onde os golpes desbloqueados o tornam ainda mais forte.Shiva é o melhor dos novos personagens. Assim como em SoR3, ele não pode segurar armas, porém, agora ele as arremessa para frente assim que as pega, de uma forma bem estilosa.
Embora ele não possua comando de corrida, ele pode executar um dash bem longo, que o torna muito mais versátil do que outros personagens. Não é só uma questão de andar rápido para acelerar o gameplay.
Ao combinar esse dash com pulo, ele chega muito mais longe e de forma mais fácil nos inimigos, já podendo iniciar um combo com voadora no processo.O que não falta em SoR4 são inimigos que preparam ataques de longe, tem algum recurso de desvio rápido ou ficam invencíveis enquanto carregam golpes. Enquanto isso, alguns personagens (como o Axel) só podem caminhar lentamente na tentativa de chegar a um deles.
Shiva consegue impedir esses ataques com facilidade, mesmo estando inicialmente longe. É uma forma de resposta mais justa a tantos inimigos tão ágeis e versáteis. Até mesmo aquelas motoqueiras chatas o Shiva pode parar rapidamente, antes que elas consigam carregar aquelas cabeçadas que doem muito.
Ele também é ótimo para cancelar um golpe no outro e até mesmo fazer combo aéreo (sua especialidade), espancando facilmente hordas de inimigos. Torço que num possível Streets of Rage 5, usem essa jogabilidade do Shiva como base para todos os personagens.
Não posso deixar de citar novas armas que surgem no “Modo de Sobrevivência” como sabres de luz, espadas gigantes, facas douradas e até bizarrices como guarda-chuvas ou peixes-espada.
Os novos modos podem ser jogados em cooperação, o que torna tudo ainda mais divertido. Talvez tenha faltado uma pequena campanha com fases fixas, mas o “Modo de Sobrevivência” pode render boas horas de jogo.
Não foi dessa vez que acrescentaram a possibilidade de segurar o outro jogador para pular por cima ou atirá-lo nos inimigos. Continuo esperando por isso, era tão divertido fazer isso nos jogos anteriores…
Roo, o canguru
Também conhecido como Victy, o canguru de SoR3 está de volta. Mas para habilitá-lo é necessário fazer um código secreto, como nos velhos tempos.
Como fazer: Na tela de seleção de modos, ilumine o “Modo Campanha” segure o botão de ataque padrão (quadrado), segure para cima, e aperte Options.
Nenhum barulho confirmando o truque será feito (mas deveria, né?). Ainda assim, o Roo ficará disponível em todos os modos de jogo.
Ele está um pouco mais lento do que em SoR3, porém, seus golpes especiais causam muito mais acertos. O legal é que seu ataque de estrela invoca aqueles palhaços treinadores com chicote. Ao invocar 3 ao mesmo tempo, você desbloqueia um achievement. Fica a dica.
Em comemoração ao lançamento da DLC o jogo teve o preço reduzido em todas as plataformas em que foi publicado. A própria DLC está com desconto também.
Para variar, a versão mais cara é a da PSN e a mais barata é a da Steam. Poxa, Sony!
- A Dotemu nos forneceu o acesso ao DLC para PS4, testado no PS4 PRO.