Dois anos após o lançamento de MX vs. ATV All Out para outras plataformas, a Rainbow Studios e a THQ Nordic o trouxeram para o Nintendo Switch.
Trata-se de um jogo de corrida off-road com a disputa entre MX (motocross) e ATV (motos de quatro rodas), embora tenha a presença de alguns quadriciclos também.
Embora cada veículo tenha características próprias, cada classe oferece uma jogabilidade diferente. As motos são as mais rápidas, os ATVs são menos estáveis nos saltos e os quadriciclos são mais lentos, mas “atropelam” adversários mais facilmente.O início do jogo se dá com um tutorial um tanto longo. Pode demorar de 10 a 15 minutos, no entanto, ele é essencial para o jogador aprender algumas mecânicas que talvez nem imagina que existem.
Por exemplo, o botão da embreagem pode ser apertado às vezes em retas para dar um extra na velocidade (sem exagerar, pois, o efeito pode ser contrário). Há um botão para freadas bruscas que ajudam em curvas fechadas e outro para se realizar manobras durante o salto. O analógico direito é usado para equilibrar o veículo, fazendo peso com o corpo. Isso facilita nas curvas, faz girar durante as manobras no ar e também acertar o pouso do veículo. Quanto mais aliando ao chão, menos velocidade se perde no impacto.
Após o tutorial ficamos livres para andar por um cenário de mundo aberto onde podemos escolher as mais variadas provas disponíveis. No entanto, é possível pausar o jogo e escolher a modalidade através de um menu. Basicamente, são opções presentes em jogos da série Need for Speed.As corridas podem ter contagem de voltas com traçado fixo ou ser em campo aberto. Nesse segundo caso, o jogador fica livre para fazer sua rota até chegar num checkpoint.
Uma bússola na parte superior da tela indica a posição do checkpoint a ser alcançado (em verde) e o seguinte (em branco). Assim, o jogador segue até um deles e já se prepara para o outro. Lembra bastante as corridas da esquecida franquia Midnight Club.
A variedade de campeonatos é grande, dividida entre classes de veículos e dificuldades. Há um modo de competição de pontos, onde deve-se focar em fazer manobras num campo livre e também há a opção de se jogar com 2 jogadores na tela dividida.
Para quem gosta de bater recordes, há o modo de corrida contra o relógio que também acrescenta algumas horas de jogo. Não encontrei problemas no modo online, embora tenha sido dificil achar jogadores da primeira vez. É bem difícil os jogadores mudaram para ATV, a maioria prefere as motos mesmo.
Temos uma boa variedade de terrenos e a quantidade de pistas é bem satisfatória. Além das pistas de local aberto com rotas definidas, existem as pistas fechadas em arenas, como é de costume.
Graficamente, o jogo é bem competente para o Nintendo Switch, mas não tente comparar com as versões de PS4 ou Xbox One. Como os gráficos não são estilizados e tentam ser realistas, eles acabam ficando um pouco atrás do que estamos acostumados em outras plataformas.
No entanto, as motos possuem boas texturas, os terrenos são convincentes e a iluminação faz um bom trabalho. É possível notar alguns detalhes bacanas, como a camisa do corredor mexendo quando se está em movimento. As sombras projetadas são simples e a construção de cenário tem uma qualidade mediana. Terreno e objetos grandes dá para se ver de longe e eles vão melhorando texturas e polígonos conforme se aproxima.
Já objetos menores, como grama ou folhas, aparecem no cenário numa distância bem curta e próxima ao jogador. É possível ver uma “linha” onde esses elementos vão brotando do nada.
Tive a impressão que no modo portátil o jogo funciona num framerate maior do que estando na TV. Com o Switch na dock, o jogo diz rodar em 1080p, talvez isso acabe consumindo os fps. Porém, o jogo continua bem serrilhado, o que não faz muito sentido. Apesar do jogo ter bons detalhes gráficos para o Switch, alguns engasgos chatos acontecem dependendo da quantidade de elementos mostrados.
É algo bem chato, que atrapalha durante as corridas. Seria interessante se houvesse a opção de rodar em 720p ou 900p no modo TV para liberar um pouco mais de processamento e poder aumentar o framerate.
O jogo permite personalizar o piloto com várias opções de acessórios e cores. Os veículos podem ser modificados com uma grande variedade de peças e também tunados para se adequar às preferências do jogador.A trilha sonora possui algumas faixas conhecidas, outras nem tanto. Nas opções “padrão” ela fica meio “escondida” atrás de outros sons e acaba não tendo muito destaque durante o jogo.
Já os efeitos sonoros são de boa qualidade e bem convincentes, variando para cada tipo de veículo utilizado. Não cheguei a notar se existe diferença na troca dos escapamentos.
Um lado ruim do jogo é possuir muitas DLCs que impedem o jogador de acessar algumas pistas e também veículos licenciados. Os que estão abertos são genéricos, o que acaba sendo um pouco chato. Até mesmo um modo extra de jogo só é acessível pagando um dinheiro a mais.
A lista de motos e ATVs bloqueados por DLC é grande
O grande destaque de MX vs. ATV All Out é a sua jogabilidade estilo arcade que é bem trabalhada, aliada à física que é competente e combina com a proposta off-road.
Após aprender os comandos, fica por conta do jogador conseguir se equilibrar nos saltos e arriscar ou não fazer alguma manobra. Há bastante conteúdo para se jogar, tanto na campanha sozinho, como em dupla ou em modo online e acaba sendo uma boa opção de corrida no Switch.
NOTA: 7.0/10
O melhor: Jogabilidade e física bem trabalhada
O pior: Queda de framerate constante e muitos DLCs
- A THQ nos forneceu uma cópia do jogo para este review