Uma coisa não dá para negar: Homem de aço esta dividindo opiniões.
E depois de muito conversar com amigos, familiares, visitar fóruns e ler resenhas gerais, descobri que o motivo de muita gente adorar Superman foi quase pelo mesmo motivo que outros detestaram. Logo, resolvi enumerar alguns pontos positivos/negativos e deixo para vocês escolherem o que achar melhor, colocando é claro, minha opinião pessoal:
Preciso mesmo avisar que vai ter SPOILER nessa por***? Ah tá… Já avisei agora!
1- Tem bastante aliens e ação, nem parece filme do Superman!
QUEM GOSTOU: Coisa tem, tanto que foi o único filme que realmente explica, com detalhes, a vida de Kripton.
QUEM DETESTOU: Depois de Clark adotar a roupa, ele vira a criatura mais genérica do planeta.
OPINIÃO PESSOAL: Tinha muito pouco do Superman… E é esse o maior problema do filme, se tirar o Super, colocar qualquer outra pessoa e dar o nome dele de Deus interplanetário, sei lá, o filme roda bem… Bem até DEMAIS! E esse é um problema grave.
2- As batalhas são épicas! Destruição para todo lado, excelente filme de ação!
QG: Figurino fantástico e animação impecável. Foi de tirar o fôlego.
QD: Repetitivo e longo, chega a perder o sentido.
OP: Um show visual que por culpa da história não te emociona nem faz temer uma derrota do herói. Sem contar que vi um cara DORMINDO durante a cena.
3- Eles não colocaram muito o Clark Kent
QG: Está na medida certa e o Clark é bem maçante… Todo mundo já conhece e está cansado da história dele.
QD: Desde que ele pegou o uniforme, teve muita ação e pouco desenvolvimento de personagem, incluindo “O Clark”.
OP: Bem… Caso você ache Clark Kent maçante, por que diabos foi ver Superman? É como ver o Hulk sem aparecer Bruce Banner, ou Homem aranha sem mostrar Peter Parker se fodendo na vida, não tem sentido! E isso chega ao próximo ponto.
4- A história corre bem no começo, mas depois só ação, e ação…
QG: Novamente na medida certa, explicou o dito cujo e o tacou para fazer o que faz de melhor.
QD: Tem gente que diz que faltou explicara essência do personagem, o que faz ele ser o “escoteiro”, e perde completamente aquela conexão emocional que criamos com personagens…
OP: Pelo filme chego a conclusão que Superman é um alienigena incrivemente poderoso que decide proteger a Terra de um grande mal. Quando leio os quadrinhos, vejo que isso tudo não descreve nem 10% do personagtem, então davam para caprichar nesse setor.
5- É um filme bem sombrio!
QD: O clima sombrio quebra bem essa era Disney/Marvel no cinema.
QD: Não tem nada a ver com o personagem.
OP: Certo, o filme é sombrio. Tem gente que adorou esse clima “Batman” e foi exatamente isso que o pessoal mais detestou. Tive até uma comparação com “Avengers”, falando que o filme da Marvel é para criança por que é Disney… Isso pisou no meu calo. Quem lê os quadrinhos sabe que Superman não é sombrio, esse clima “pesado” não combina. Ele precisa ser um cara que o pessoal admire e estará lá SEMPRE que tiver com problemas, ou o cara que te faz dormir bem a noite… E ele não é nada disso, pelo contrário, daria medo de morar em Metrópolis. E isso leva ao próximo tópico.
6- Ele não salva ninguém!
QD: Ele salva! E além do mais, estava enfrentando um perigo gigantesco e alguns morreram para salvar milhões.
QD: Isso…não…é…Superman!
OP: Superman é bem clichê, na minha opinião, da mesma forma que Tolkien é fantasia clichê. Ele é o primeiro super herói e criou esses conceitos! Se não gostam do escoteiro que se joga na frente das balas, salva as pessoas dos prédios, apanha do Zod por estar preocupado com a pessoa a volta dele… Parabéns! Nesse filme não tem NADA disso! Por sinal, tem clichê cinematográfico, onde você constantemente vê cenas que passam a impressão de você ter visto antes em algum lugar…
7- Ele mata alguém!
QD: Mostrou que ele não é perfeito, ou que fez o melhor para o mundo, já que é impossível conter um inimigo tão poderoso.
QD: Isso…não…é…Superman! (vezes 50.000)
OP: Isso o transformou em juiz, júri e executor, o que é exatamente o oposto do que simboliza o personagem. Ele é o cara que salva pessoas e não deveria decidir o destino delas. Matar NUNCA foi a solução para ele em 60 anos de quadrinhos e não precisava fazer isso no filme.
CONCLUSÃO:
Aquilo não é um filme de super herói, não é um filme do bem contra o mal e seria até um filme bom se não tivesse como protagonista o maior símbolo de tudo que é certo no mundo dos quadrinhos. Pôxa… O filme passa a impressão de que o Clark não tem nenhuma opinião formada, se quer ajudar a resolver os problemas do mundo, ou se quer dominá-lo, ou se quer ficar apenas coçando e dando porrada em quem resolver incomodá-lo. É assustador ver uma criatura com poder de um Deus andando entre homens, sem saber realmente o que quer da vida.
Uma situação que seria fantástica para diversos filmes, mas NUNCA para o Superman. Esse filme desapontou fãs do Superman porque é muito diferente do que lemos nos quadrinhos. Não é nem de perto aquele escoteiro, símbolo de tudo que há de bom e que o mundo quer se espelhar. Ele é poderoso, mas não é admirável, então se você é um fã de verdade do Superman, leia os quadrinhos e tudo, mas passe longe e BEM LONGE desse filme! Veja Dredd em vez disso e você não se arrependerá! Agora você gosta de uma boa ação e quer se divertir sem se preocupar com “detalhes”… Conseguirá fazer valer o ingresso.
PODCAST SOBRE O FILME:
Os outros integrantes do 88 milhas fizeram um podcast com suas opiniões sobre o filme. Se você ainda não ouviu, clique aqui para acessar!
Alguém voltou pra ver esse filme já? O que achou?
Depois de uns meses, pra mim, ainda consegue sobreviver!