Há alguns anos, comecei a notar algumas semelhanças entre esses dois jogos. E com o passar do tempo, sempre que pensava nisso, novos pontos eu percebia. Isso acabou me inspirando a escrever esse artigo.
Castlavania SOTN (Symphony of the Night) é o jogo mais influente dessa franquia, inaugurando em 1997 o famoso estilo “metroidvania” no PlayStation e que dispensa apresentações.
Mega Man Zero faz parte de uma série de jogos que se iniciou em 2002 no Game Boy Advance e deu protagonismo a um dos personagens mais famosos da franquia Mega Man, o Zero. Ele também trouxe uma série de mudanças e novidades, muitas delas, provavelmente inspiradas em SOTN.
Claro que algumas dessas características já existiam nas séries anteriores da franquia Mega Man, mas foi no primeiro jogo solo de Zero que tudo se intensificou.
Veja a lista das semelhanças:
Filhos de vilões
Alucard, ou Adrian Fahrenheit Ţepeş, é filho do Drácula, o vampiro responsável pelas inúmeras batalhas nos jogos da série Castlevania. Algumas vezes, os protagonistas nem mesmo eram descendentes da família Belmont, mas no fim dos jogos, Drácula sempre estava lá para ser derrotado.
Fruto do relacionamento entre Drácula e a humana Lisa, Alucard sempre se mostrou contra os planos malignos de seu pai, desde Castlevania III: Dracula’s Curse, de NES.
Zero é um robô super avançado, a criação máxima de Dr. Wily. Muito do seu passado ainda é uma incógnita, mas pelo pouco que sabemos, ele foi ativado na era clássica de Mega Man e permaneceu como vilão até o começo da saga Mega Man X.
Zero era considerado um “maverick“, os robôs foras da lei. E o líder dos caçadores de mavericks, Sigma, um dia chegou a enfrentá-lo. Após essa luta, tudo mudou. Um vírus maligno contido em Zero transferiu-se para Sigma, tornando-o o maverick mais perigoso de todos os tempos. Após isso, ele acabou adquirindo o poder de se transformar em vírus digital, podendo reencarnar em qualquer outro corpo.
Por conta disso, Sigma se tornou um vilão presente em toda a saga X. Enquanto isso, Zero, desde então sem o vírus, se regenerou e se tornou um dos caçadores de mavericks do mais alto rank.
Tanto Alucard como Zero tem como pais os piores vilões dos jogos de onde vieram. Alucard lutou várias vezes com seu pai, e Zero, mesmo que indiretamente, luta contra o resultado futuro das maldades de seu pai.
Ajudantes de protagonistas
Alucard surgiu em Castlevania III de NES. Nesse jogo, o protagonista Trevor Belmont obteve ajuda de vários companheiros para derrotar Drácula, entre eles, Alucard.
Inicialmente, Alucard atua como um chefe de fase, mas após ser derrotado, reconhece a força de Trevor e passa a ajudá-lo em sua missão. Após a vitória de Trevor, Alucard se sente mau por ter participado da morte do próprio pai e volta a hibernar em seu caixão. Muitos anos mais tarde, ele acorda novamente e precisa resolver sozinho um problema que surgiu com o reaparecimento do castelo maligno.
Zero por muito tempo lutou contra os mavericks e numa dessas batalhas, mais precisamente na “Primeira Grande Revolta de Sigma”, ele ajudou um caçador iniciante conhecido como X.
X estava perdendo uma luta contra Vile, um dos mavericks mais fortes da época e Zero surgiu para salvá-lo. De alguma forma, Zero percebeu que X tinha um potencial que ainda não havia despertado e decide ajudá-lo a concluir a missão de impedir Sigma.
Numa das missões, Zero descobre que seu corpo foi a origem do vírus que causou tantas guerras e decide hibernar. Enquanto isso, pesquisas são feitos em seu corpo em busca de uma cura para o vírus, ao qual ele portou anteriormente, mas sempre foi imune.
Um século depois, ele é reanimado e precisa lutar uma nova guerra por contra própria.
Tanto Alucard como Zero tinham uma aparência antes de cair em sono profundo e quando acordam, estão bem modificados. Em ambos os casos, não nos foi explicado exatamente o que aconteceu nesse meio tempo, existem apenas suposições na internet.
Assim, eles acabam compartilhando desse mesmo mistério também.
Aliados ou inimigos?
Quando Alucard volta à ação em SOTN, alguns anos haviam se passado após a vitória de Richter Belmont. Drácula não existia mais, no entanto, seu castelo voltou a aparecer e assombrar a humanidade. Sendo assim, Alucard partiu em busca de descobrir o que havia acontecido.
Durante sua exploração, Alucard descobre que o próprio Richter havia se tornado o senhor daquele castelo e usava poderes ocultos para invocar as criaturas malignas que ali viviam. Obviamente, depois descobrimos como essa história se encerra, mas vemos um protagonista de um jogo anterior lutando pelo outro lado. E isso era bem chocante.
Quando Zero acorda após dormir por tantos anos, o mundo não é mais o mesmo. Tudo está destruído e os humanos vivem numa única e grande cidade onde são protegidos pelo autoritário governo de Neo Arcadia.
Com a falta de recursos e escassez de energia para todos, os líderes neo-arcadianos passam a perseguir ferozmente os reploids (robôs). As leis se tornaram duras e qualquer pequeno deslize era motivo para os reploids serem taxados de mavericks e em seguida destruídos.
Assim, alguns reploids fugiram de Neo Arcadia e criaram o grupo da Resistência, buscando uma forma de viverem livres da opressão. A lider desse grupo, Ciel, durante uma missão de reconhecimento, descobre a localização da cápsula onde Zero, onde ele hibernava. E sem pensar duas vezes, pede para ele ajudar na luta contra a tirania de Neo Arcadia.
Zero acorda com amnésia, mas aos poucos vai recobrando a memória e também descobre que o líder de Neo Arcadia era seu parceiro de antigamente, X.
Aqui também, com o passar do jogo descobrimos que nem tudo era verdade. Mas novamente temos um protagonista de jogos anteriores surgindo como vilão.
Curiosamente, Richter e X foram no passado heróis de trajes azuis…
Projéteis e espadas
Quando Alucard surgiu lá em Castlevania III, ele possuia vários poderes muito parecidos com os de seu pai. Mas o mais utilizado eram as bolas de fogo que saiam de sua capa. Ou seja, ele utilizava projéteis.
Futuramente, em SOTN, descobrimos que Alucard era um excelente espadachim, utilizando uma série de espadas durante o jogo.
Zero também aparece inicialmente como um robô que utiliza uma bazuca em sua mão, assim como X e outros reploids.
Nos jogos seguintes, vamos vendo ele mudar de projéteis para sua espada Z-saber, e oferecendo ao jogador uma forma bem diferente de jogar. Infelizmente, essa descoberta de outras novas armas (e detalhes em sua armadura) nunca fica muito bem explicada.
Evoluções e experiência
Tanto em SOTN como em Mega Man Zero existem sistema de evolução e experiência. E em ambos os casos, eles são jogos que adicionam esse elemento à franquia.
Em SOTN funciona como em jogos de RPG, cada inimigo derrotado garante pontos de EXP que vão subindo o nível total do protagonista. A cada nível ganho, os atributos como força, defesa, magia, etc… aumentam.
Já Mega Man Zero modifica um pouco as coisas. Mas requer que o jogador derrote inimigos para fazer upgrade em suas armas. Isso serve para sua espada, pistola, lança e escudo. E cada upgrade necessita que a arma seja usada de uma forma diferente para desbloquear um novo nível.
Familiares e Elfos
Além de seus poderes tradicionais, Alucard tem a ajuda dos “familiares“. Estes são seres espirituais que assumem formas físicas de morcego, fada, espadas, etc. E trazem habilidades de suporte ao seu usuário, como atacar inimigos, descobrir caminhos secretos, recuperar pontos de vida, etc.
A partir de SOTN, vários jogos jogos da franquia passaram a mostrar esses familiares.
Na história de Mega Man X, um terrível vírus tornava os reploids malignos e isso foi a causa de várias guerras que devastaram o planeta. Para lutar contra esse vírus, uma vacina foi criada em forma de programa. E esse programa acabou dando origem a outros menores que dão suporte ao seu usuário, conhecidos como Cyber-Elves.
Alguns tem uso permanente, alguns causam efeito temporário e outros até mesmo hackeiam lugares ou inimigos. O próprio Zero foi acordado de seu sono com o sacrifício de um Elf e durante sua aventura contra Neo Arcadia ele acaba tendo contato com vários outros.
O interessante é que na época de Mega Man Zero, os robôs estão num nível tão avançado que mesmo após serem destruídos, sua consciência toma uma forma de luz onde ficam armazenados seus dados. A partir daí podem até mesmo ser revividos em outros corpos.
Essa forma de luz também é considerada um Cyber-Elf. Então, assim como os familiares, os Cyber-Elves também podem ser considerados um tipo de espírito.
Jogabilidade Metroidvania
Quem nao se lembra de cada canto desse mapa?
Esse é um tópico um pouco mais complicado. Todos sabem que SOTN, ao lado de Super Metroid, foi um jogo que consolidou o estilo metroidvania. Foi uma mudança muito bem vinda a essa franquia e que deu origem a vários outros jogos no estilo.
O elemento mais marcante desse tipo de jogabilidade é o backtracking. Tudo se passa num único mapa e com a descoberta e liberação de novos movimentos ou itens, o jogador consegue ir acessando novas áreas.
Mega Man Zero definitivamente não é assim. Porém, além da fase inicial e das 3 últimas (dentro de Neo Arcadia), todas as outras são interconectadas num único mapa.
Todas as missões obrigatoriamente tem início de dentro da Base da Resistência e lá existe um teletransportador que leva Zero aos locais certos. Mas caso o jogador decida explorar a pé (e fora das missões) ele pode.
Saindo da base principal, é possível ir para o deserto, onde existe uma passagem para a base militar secreta da Neo Arcadia. Se seguir para o outro lado, chega-se no centro de eliminação de reploids. Porém, antes disso, há uma escada que leva para a antiga e destruída linha de metrô. Em uma de suas estações há como chegar à fábrica de energia e ela segue caminho para Neo Arcadia.
Pela forma como esse mapa interconectado foi feito, fica a impressão que o projeto inicial do jogo era oferecer uma jogabilidade metroidvania, mas por algum motivo teve de ser deixada para trás. Não é mesmo?
São tantas semelhanças com SOTN que fica difícil não pensar nisso. Em Mega Man Zero 2 e 3, esse estilo de mapa foi totalmente abolido. A nova Base da Resistência fica em outro local, de onde Zero teleporta para várias regiões diferentes. E em Mega Man Zero 4, eles tem até mesmo um teleportador portátil que Ciel e Zero levam num caminhão para explorar outra região.
No entanto, em Mega Man ZX, jogo para Nintendo DS que se passa 100 anos após os acontecimentos da saga Zero, um sistema de mapas estilo metroidvania foi implementado.
Ainda que tenha uma navegação um pouco confusa, todas as áreas são conectadas. E é como se finalmente tivesse se tornado possível fazer o jogo no estilo que já havia sido pensado em Mega Man Zero.
O maior problema do mapa em ZX é que as áreas mostradas nele não estão dispostas da mesma forma que elas são fisicamente. E as portas que as conectam às vezes levam a locais distantes no mapa. É preciso decorar o mapa mentalmente para se dar bem.
Conclusão
As influências de Castlevania em outros jogos do Mega Man continuaram existindo. Por exemplo, em Aria of Sorrow (de 2003), o protagonista Soma tem o poder de absorver o poder de cada um dos inimigos do castelo do Drácula.
Dois anos depois, Zero, em Mega Man Zero 4, também passou a roubar partes dos inimigos comuns para usar seus poderes.
Não quero dizer que a franquia Mega Man se tornou apenas uma cópia de outras franquias a partir de Mega Man Zero. Mas sim, que o sucesso e a mudança de paradigmas de Symphony of the Night foi tão grande que influenciou e continua influenciando outros jogos de plataforma, estabelecendo um sub-gênero próprio.
Agora gostaria de saber a sua opinião sobre esse assunto. Acha mesmo que Mega Man Zero se inspirou em SOTN ou foi apenas coincidência? Eu exagerei nos argumentos?
Deixe seu comentário abaixo!
Sera q a serue castlevania nao se inspirou em nada da serie megaman tambem??
Cara. Nunca reparei nessa coisas eles sao bem parecidos. Zero e meu personagem favorito de megaman
Muito bom o texto. Não sabia de tantas ligações entre os jogos, até porque joguei pouco o SOTN.
Acredito que algumas sejam coincidências mesmo, mas o SOTN foi marcante e relevante o suficiente pra inspirar vários jogos 2D que vieram depois dele.
De resto, é normal séries longas e tão variadas explorarem possibilidades em comum. 🙂
Olá James! Obrigado pelo comentário! Realmente as séries longas vão se completando com o passar do tempo!