Qual fã de Mega Man não ficou contente com o anúncio do Mega Man Zero/ZX Legacy Collection? Seis jogos que antes eram exclusivos de portáteis agora serão disponibilizados oficialmente em consoles e PC.
Como eles chegarão em várias plataformas, muitas outras pessoas terão acesso a uma das sagas mais complexas da franquia: Mega Man Zero. Que além do enredo mais detalhado, é uma das poucas com começo, meio e fim! Sim, ela finaliza em Mega Man Zero 4 e abre caminho para a saga seguinte: ZX.
Além dos seis jogos (Mega Man Zero do 1 ao 4, ZX e ZX Advent) haverá outros extras já comuns das coletâneas de Mega Man lançadas pela Capcom: seção galeria com artworks, filtros de imagem e facilitadores para os novatos. E também terá um modo para ouvir músicas remixadas dos jogos.
Porém, assim como os pontos positivos dessas coletâneas, é provável que os pontos negativos estejam presentes.
Tropeços anteriores
Em Mega Man Legacy Collection 2, por exemplo, não adicionaram a versão de Sega Saturn de Mega Man 8, que possuía mais dois chefes exclusivos. E não adicionaram Mega Man & Bass, que é um jogo canônico e parte da série clássica do blue bomber, se situando entre Mega Man 8 e 9.
Rockman & Forte ou Mega Man & Bass ficou fora do Legacy Collection 2
Em Mega Man X Legacy Collection 1 e 2 não existe a opção de jogar Mega Man X3 de PS1 que possuía músicas remixadas e animações em FMV. O remake do primeiro Mega Man X para PSP, Maverick Hunter X, também não foi incluso, tendo apenas sua animação curta “The Day of Sigma” no modo galeria.
Desde 2006, Maverick Hunter X está disponível apenas no PSP
Assim, apesar dessas coletâneas reunirem vários jogos, ela pecam por oferecer apenas isso e ter pouco conteúdo extra jogável, deixando para os jogadores decidirem se vão ou não se contentar.
(Sim, eu sei que a adição do modo X Challenge no X Legacy Collection foi legal, porém, estou comentando os tropeços)
Agregando valor
É bacana quando um produto desse tipo (feito para agradar quem já conhece os jogos) tem extras legais e compensa aqueles que decidem comprá-lo. Pois acaba sendo uma recompensa da produtora aos seus consumidores, uma espécie de agradecimento.
Para qualquer empresa é importante manter uma boa imagem com o público. E coletâneas são o tipo de produto que é feito pensando em quem já é consumidor, em quem já é fiel a uma marca ou serviço. Por isso, quanto maior o cuidado e detalhamento nesse tipo de produto, melhor fica a imagem da empresa para quem mais consome seus produtos.
No entanto, esses problemas das coletâneas de Mega Man transparecem uma falta de empenho ou vontade de criar um produto em versão especial e definitiva. Os jogos estão lá, porém falta aquele algo mais. Dá a impressão que tudo é feito com o menor orçamento possível, visando somente lucro e se aproveitando da nostalgia do público alvo.
Assim, não parece nada impossível que Zero/ZX Legacy Collection também siga pelo mesmo caminho. Por conta disso, listo aqui alguns itens interessantes que não deveriam estar fora dessa coletânea:
Battle Network Chips no Mega Man Zero 3
Era possível levar os inimigos de Mega Man Battle Network 4 para as zonas do cyber-espaço de Mega Man Zero 3 com a transferência de Battle Chips de um jogo para o outro.
Para realizar isso era necessário dois Game Boy Advances, uma cópia de cada jogo e um Cabo Link. Não era algo fácil de fazer pois não era todo mundo que possuía sozinho todos esses requisitos, principalmente no Brasil onde geralmente tudo relacionado a games é caro.
Porém, na coletânea para Nintendo DS do Mega Man Zero, todos os chips em Zero 3 podiam ser habilitados cumprindo alguns desafios no jogo. Facilitando para quem gostaria de conhecer novos inimigos no cyber-espaço.
Com a transferência de Battle Chips, Zero também pode aparecer em Battle Network 4
Seria legal se isso fosse acrescentado no Zero/ZX Legacy Collection também. Vamos lá, Capcom, você já fez isso uma vez! Não é difícil!
Área N em Mega Man ZX
Mega Man ZX tinha um estilo puxado para metroidvania e a exploração acabava nos levando a um local estranho com portas lacradas, a Área N. Nela era possível enfrentar novamente quatro chefes de Mega Man Zero 3 e mais quatro de Mega Man Zero 4.
Apesar de ZX ser um jogo de Nintendo DS, era necessário possuir os cartuchos dos dois outros jogos de GBA. E a forma como tudo funcionava era bem engenhoso.
O Nintendo DS comum e o DS Lite possuíam entradas para os dois tipos de cartucho, algo que foi abandonado no DSi (que mancada, hein, Nintendo?). Pois bem, ao acessar a Área N com o ZX e o Zero 3 encaixado no poratátil, a primeira porta liberava quatro tele-transportadores para o jogador enfrentar: Blazin’ Flizard, Hellbat Silt, Childre Inarabitta e Deathtanz Mantisk.
Após vencê-los, era necessário salvar o progresso, desligar o aparelho, encaixar o Zero 4 e enfrentar outros quatro chefes: Noble Mandrago, Fenri Lunaedge, Sol Titanion e Pegasolta Eclair.
Blazin’ Flizard de Mega Man Zero 3 na Área N de Mega Man ZX
E após essas lutas, mais uma era habilitada e o jogador podia encarar o Biometal Modelo O, baseado em Omega, da saga Mega Man Zero.
Com certeza era um plus muito bacana que ficou exclusivo para os donos dos dois primeiros modelos do Nintendo DS, embora seja possível replicar isso hoje em dia nos emuladores.
E seria muito legal por parte da Capcom adicionar essa Área N completa no Zero/ZX Legacy Collection. Afinal, todos os jogos envolvidos nessa “fase” estão dentro da coletânea.
Curiosidade: A Área N é liberada através da Área M. Este M poderia ser uma referência a “Mega Man”. E o “N” da Área N lembra um “Z” virado em 90º graus. Este Z poderia significar “Zero”.
Vozes japonesas habilitáveis em ZX
As versões japonesas Rockman ZX e Rockman ZX Advent possuem dublagem nos diálogos importantes e nas cenas de animação em FMV. Já nos jogos americanos, apenas Mega Man ZX Advent possui dublagem. Mega Man ZX tem os diálogos mudos e nas cenas em animação as vozes são em japonês, com legendas em inglês.
Sendo totalmente improvável que a Capcom vá um dia dublar os diálogos de ZX, seria bacana se houvesse a opção de habilitar as vozes japonesas no jogo americano.
Lembrando que nas outras coletâneas (clássica e X) é possível escolher entre versões americanas e japonesas dos jogos. Porém, ao escolher a versão japonesa, todos os textos e menus também ficam em japonês. Isso complicaria um pouco para entender as missões de ZX.
Em ZX, as cenas em animação tinham vozes em japonês e legenda em inglês
Então, ter a opção de apenas mudar a versão do áudio, sem alterar os textos, não seria algo difícil de fazer e daria uma opção a mais para quem quiser conhecer os diálogos em japonês de Mega Man ZX.
Estamos na torcida
Acredito que se esses itens forem incluídos em Mega Man Zero/ZX Legacy Collection, eles irão agregar bastante ao produto. Como eu disse anteriormente, faria da coletânea algo definitivo e indispensável a qualquer fã da franquia.
Torço para que a Capcom esteja planejando esses conteúdos e quem sabe nos surpreenda com outras novidades!
E para finalizar, gostaria de saber sua opinião! Você concorda? Discorda? O que gostaria de ver nessa coletânea? Deixe seus comentários!
Mega Man Zero/ZX Legacy Collection será lançado dia 21 de janeiro de 2020 em formato digital para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.
Arte da capa do post por: UltimatemaverickX