Antes mesmo de iniciar, vamos esclarecer uma coisa: O review de hoje é em cima do jogo conhecido no resto do mundo como “221B Baker Street” (o endereço do Sherlock Holmes), e não do outro “Scotland Yard” (aquele de capturar o mister “X”) que saiu recentemente como aplicativo para IOS.
Por algum motivo que sabe-se lá Deus por que, os dois tem o MESMO nome no Brasil…
Scotland Yard é um jogo de dedução que surgiu há décadas atrás, em 1975 e foi trazido pela Grow em meados dos anos 80 e que existe até hoje vendendo nas lojas por aí. Na versão original, o jogo vinha com 20 casos para ser resolvido e foi saindo expansões até totalizar 180 casos a sua escolha. Em terras tupiniquins, o jogo já vem até a expansão 6, totalizando 120 casos, e sem nenhuma intenção de se trazer o resto. Agora como se joga essa coisa?
Setup inicial
Como todos os jogos das antigas, o setup é super curto. Cada Jogador é um investigador , que vai tentar desvendar um dos casos existentes. Então basta escolher seu peão, coloca-lo na casa em Baker Street, escolher um dos 120 casos disponíveis e já estamos prontos a jogar!
Gameplay
O jogador inicial pega a folha de caso e lê a história, em voz alta, do evento. Esse texto é bem legal, te coloca no clima de investigação e te dá dicas de onde pode ter dicas importantes, alem de te falar qual é o objetivo, que pode ser descobrir o assassino, a arma do crime, o motivo ou até todos isso! Feito isso, cada jogador vai andando pelo mapa a procura de pistas, e é nessa parte que o jogo realmente brilha.
O mapa tem vários lugares para se visitar: bar, parque, farmácia, etc… e cada lugar desses tem uma pista, as vezes boas, as vezes bem confusas. Quando se chega ao hotel, por exemplo, caso decida investigar, basta olhar no cartão a dica que aquele lugar dá, Le com cuidado, anote o que achar útil e continue por aí. Caso tenha esquecido ou anotado errado, vai ter que voltar lá para ler novamente…
Nesse jogo o bom senso vale muito: se na historia do caso é dito que a vitima é um amante da arte, vale a pena visitar o museu e o teatro. Na cena do crime tinha um charuto? Bem provável que a tabacaria te ajude, e assim por diante. Se você acha que já colheu informações o suficiente, basta voltar a casa de Sherlock Holmes e ler a resposta do caso: se a resposta que você escreveu for a mesma, parabéns! Você provou ser o verdadeiro Sherlock Holmes e pode ler para esses investigadores amadores a resolução do caso. Porem, se você estiver errado, está eliminado da partida…
Outra coisa que interessante: cada jogador possui um cadeado da Scotland Yard, e caso você ache que a dica de algum lugar é bem interessante, você pode trancar o lugar e ninguém conseguirá entrar sem uma chave mestra, e como o chaveiro fica literalmente do outro lado do tabuleiro, você pode conseguir um precioso tempo em cima de seus amigos.
Conclusão
Apesar do jogo ter quase 40 anos de idade, ele é incrivelmente divertido e estratégico. O jogo te faz pensar bastante na solução e você se sente MUITO feliz quando consegue desvendar o caso. Acho que eu nunca coloquei esse jogo na mesa sem que o pessoal tenha pedido para jogar de novo no final da partida.
Infelizmente Scotland Yard tem alguns defeitos que precisam ser ditos. Primeiramente a movimentação dos peões. Rolar um único dado para se andar é irritante, pois as vezes você gasta 3 rodadas só para chegar em um lugar que não tem dicas. Extremamente recomendado usar a regra caseira de rolar DOIS dados para se mover.
Outro problema é quando encontramos um caso realmente difícil. Eu , até o momento, achei os casos na medida certa e sempre teve alguém que desvendou e ganhou o jogo, mas já ouvi casos de pessoas que ficaram “travadas”, sem saber o que fazer, e isso é um ponto importante para analisar.
No geral eu acho que é um jogo excelente e com 120 casos e um preço amigável, vale realmente a pena jogar!
Scotland Yard
Pontos positivos: Preço amigável e regras fáceis de aprender torna um bom jogo para quem quer começar no mundo dos boardgames. 120 casos é mais do que você imagina, e provavelmente você nunca jogou o mesmo jogo 120 vezes…
Pontos Negativos: Quando o caso é difícil de se resolver, o jogo fica bem chato. É bem fácil trapacear nesse jogo, então evite pessoas que fazem isso.
Nota: 3.5 de 5
O outro Scotland Yard, de achar o Mister X, não se chama Scotland Yard no Brasil, aqui ele se chama Interpol.
Existe a possibilidade de adquirir casos avulsos com o Livreto? Tenho apenas os 20 primeiros que vieram com o jogo lá trás em 1975.
Nossa, eu tenho esse jogo mas joguei uma vez só. E lembro de ter me divertido muito!
Bom review