Selene the fantasy é um jogo totalmente nacional, criado por Klaus Maximilian e produzido pela empresa The Castle Builder. Ele é recomendado para 2 a 6 jogadores, e mistura a ideia de Moba (jogos como DoTa e LoL), com card game e movimentação de tabuleiro, ao melhor estilo FF Tactics e Disgaea.
O mais impressionante em minha opinião é a rica história do jogo: Selene é uma garota refugiada de um campo de concentração nazista, que é atingida por um disparo e encontrada por um caçador , que toma conta dela, contando diversas histórias fantásticas.
As histórias contadas para Selene ganham vida conforme ela sonha com elas, e um novo mundo é criado. Neste mundo três facções lutam para colher artefatos místicos que juntos podem controlar a mais perigosa criatura deste universo: Tifão. Uau! Que coisa mais labirinto de Fauno com História sem fim!
Gameplay:
Cada jogador escolhe um dos heróis que representa uma três das facções e uma das seis raças disponíveis no jogo.
Colocam-se as peças no quadrado inicial e cada jogador compra equipamentos que julgar interessante (poções, armaduras…), alem de arrumar seus poderes de herói (4 no total) e seus feitiços de ‘invocador” (3 destes, virados para baixo), compra 5 cartas e inicia a partida.
No seu turno, compra-se 2 cartas e tem direito a 2 ações, uma de movimento e outra de combate , em qualquer ordem. Durante essas ações, você pode gastar cartas de sua mão, para aumentar o dano ou o movimento, e seu oponente pode gastar para aumentar as defesas dele. Matando um oponente, você ganha 1 artefato, mas não se preocupe, em poucos turnos ele volta para a arena!
Você também pode gastar sua ação de combate para usar um dos poderes de seu herói, que requer energia, e a qualquer momento usar seus feitiços de “invocador”, mas esses você só pode usar uma vez por partida.
Mas o mais interessante e estratégico está nos baús: no tabuleiro existem baús espalhados, e para cada baú aberto, se ganha um artefato. Para abri-lo se necessita gastar três ações de combate, e são somadas a qualquer outra ação de abrir o baú feita anteriormente, independente de quem o fez. Isso Significa que se você gasta dois turnos tentando abrir o baú e seu oponente chega, te tira de lá e gasta uma ação de abrir, é a terceira ação do baú, que abrirá e o artefato será dele! Isso dá um poder estratégico interessantíssimo, e te faz pensar no melhor momento de agir.
E o primeiro jogador a conseguir acumular quatro artefatos ganha a partida, e terá a chance de decidir o destino desse mundo.
Considerações finais
O jogo é rápido e dura a medida certa, e as regras são fáceis de aprender e trazem bastante dinamismo. Mesmo jogando a versão “beta”, as miniaturas, cartas e tabuleiros estavam fantásticas, e posso garantir que visualmente esse jogo será um show. Com a promessa do Castle Builder de trazer mais heróis, equipamentos, magias e tabuleiros futuramente, o valor de “replay” vai às alturas. O único ponto negativo (e nem é tão negativo) fica por conta de suas regras, que apesar de simples, possuem alguns “nuances” que podem ser esquecidos durante a partida. Mas nada que jogar um par de vezes não resolva.
Porem, eu gostaria MUITO que o tabuleiro fosse duplo, com um mapa diferente de cada lado, economizava espaço e seria bem elegante. Também não curti muito os baús serem impressos no mapa (pelo menos na versão beta), e acredito que ter tokens simples de baús daria mais liberdade aos jogadores, que poderia mudar as posições dos baús em cada partida, para dar mais variedade. Quem sabe até sua estreia não tenha isso?
Ficou interessado? Este projeto se encontra ainda no Catarse (o Kickstarter brasileiro) e já esta totalmente financiado, mas ainda dá tempo de comprar o seu. Acessem o site clicando aqui que tem MUITA coisa sobre a história do mundo, dos personagens, raças e facções, e divirtam-se!
Avaliação geral: 5 de 5
Pontos Fortes: Belíssimo artwork, jogo dinâmico e bem estratégico.
Pontos fracos: Alguns detalhes das regras podem ser esquecidos durante o jogo, pelo menos nas primeiras partidas.
Muito bonito!
Faz tempo que tenho ouvido sobre ele, mas só tive chance de ver foto até agora.
Deve ser legal!
Sou muito fã de League of Legends e de boardgames em geral. Estou com grandes expectativas para este jogo! Parabéns para a empresa pela qualidade das peças e o design dos personagens. Espero que seja um grande sucesso!
Agradecemos pela oportunidade de combate! Um grande abraço da equipe The Castle Builder.
Poxa, eu é que agradeço a oportunidade!
Forte abraço!