A segunda temporada de Game of Thrones encerrou e agora vamos aos comentários com e sem spoilers.
Desde a última vez que falei sobre a série muita coisa mudou, mas o que mais se caracterizou nesta temporada é a proclamação de vários reis e seus entre eles:
- O Rei Jofrey: O único autêntico rei é bastardo de uma relação incestuosa entre os irmãos gêmeos Cersei e Jaime Lannister. O fruto desse relacionamento é um monstrinho em plena adolescência se mostrando cada vez mais cruel e imaturo para comandar o reinado, tomando atitudes impensadas e gerando grandes conflitos.
- Os Reis Baratheon: Inicia-se a briga entre os irmãos do falecido Rei Robert para ver quem vai tomar o trono de seu filho, Jofrey.
- O Rei do Norte: Já dava seus pulos na primeira temporada. Quer apenas a família por perto e acabar com cada Lannister que estiver vivo. Sua mãe esta buscando aliados para fazer frente aos Lannisters.
- O Rei das Ilhas de Ferro: Depois de anos de silêncio, Balon Greyjoy reúne seus navios e filhos para atacar o continente.
- A Rainha Daenerys: Agora proclamada “Mãe dos Dragões” tenta guiar seu povo no vasto deserto e juntar forças para atacar Westeros.
Fora de toda essa briga em Westeros, a Patrulha da Noite , protetores da muralha, esta procurando saber o que ocorre com o povo além dela e vai em busca da verdade num mundo repleto de neve e incertezas.
Destaque desta temporada, o Duende esta novamente muito bem em seu papel. Dentro do mesmo castelo esta Sansa, uma prisioneira de Jofrey, tentando esconder todas as emoções diante da corte. Enquanto isso, sua irmã Arya vem sendo marrenta para viver sem poder dizer quem realmente é. Seus irmãos mais novos estão em Winterfel cuidando do castelo e administrando como autênticos Starks. Theon que fora quase um Stark, voltou a ser um Greyjoy para ganhar o reconhecimento do pai e irmã decidindo seguir as tradições dos homens das Ilhas de Ferro e seu Deus Afogado.
Como temporada, foi menos intensa que a primeira, mas ainda boa. A produção é impecável e não medem esforços para deixar o mais convincente possível. O roteiro seguiu bem a o livro, mesmo com adaptações previsíveis para a TV. Gostei bastante do livro, tem capítulos muito chatos, porém são importantes para o desenvolvimento da série. Vale a pena ler o livro Fúria dos Reis, ainda mais na versão digital. Este li no meu smartphone, na versão E-pub (ainda escreverei sobre livros digitais).
Com Spoilers:
Rei Jofrey é um babaca e pune todos ao seu redor, até mesmo Sansa, que tenta fugir do castelo com a ajuda do bobo da corte. Ela parece que vai se casar com Mindinho ao invés do rei (especulação apenas, não cheguei nessa parte ainda), que agora vai se casar com a noiva de Renley Baratheon, que fora assassinado por meio de magia nega, encomendada por seu irmão Stannis. Arya foi capturada e levada para Harrenhal, onde trabalha como serviçal como todos os outros capturados. Consegue fugir e faz amizade com Jaquen H’Agar, um ser mágico e muito suspeito ainda.
Theon quer provar a família que é um homem de ferro e toma Winterfel com poucos homens por caminhos secretos que conhecia, mas não vai durar muito tempo sem ajuda da irmã que praticamente o abandona. Enquanto isso, os reféns Starks fogem e vão para o norte. Robb esta mais a sul cuidando das batalhas contra os Lannisters e vai ganhando todas elas. Jaime passa a temporada toda como refém e nada consegue fazer. Enquanto isso, Catelyn tenta acordos para Robb, mas falha com os irmãos Baratheon, que brigam entre si por Porto Geral mesmo não tendo o reino para eles. E para finalizar Daenerys encerra a temporada novamente com seus dragões e agora um barco.