Bem, na minha completa falta do que fazer, vendo um blog de amigo e uns vídeos perdidos, tive essa ideia maluca que dá título a esta simpática publicação! \o/
Sabe aqueles desenhos que só de você ouvir de longe aquela musiquinha da abertura, já vinha correndo para a tevê para ver? Então, reuni as 10 aberturas que mais me causavam este estímulo.
E se você não gostou da minha lista? Bem, APAPORR… erh.. tudo bem, pode reclamar, ainda não tenho legiões de fãs (na verdade, eu NÃO TENHO fãs) então não posso me dar o luxo de tripudiar sobre qualquer coitado que aparecer aqui!
Vamos lá!
10 – Capitão Planeta
Na época do Eco 92 no Rio, tinha um desenho onde 5 crianças de 5 lugares diferentes ganham anéis para combater a poluição.
Kwame de Gana na África, ganhou o poder da terra…
Joey Wheeler da América do Norte, o poder do fogo…
Linka da União Soviética, o poder do vento…
Gi da Tailândia na Ásia, o poder da água…
Perae! A União Soviética ficava na Ásia também né? 2 anéis da Ásia? Ou a menina soviética era do cantinho que era Europa? Se ela era européia, porque não falar “da Europa, Linka com o poder do vento!”? E os coitados da Oceania não ganham nada???
Mas a pergunta que não quer calar, o que a América do Sul ganha?
Nós temos Ma-Ti, um índio da tribo Caiapó que controla o poder do Coração…
Porque raios coração? O que aquele moleque idiota fazia de útil???
Droga, eu odeio esse desenho! Ele tinha exatamente o efeito contrário do que eu queria de tema de post! Era só eu ouvir a música do desenho que eu trocava de canal! Então porque ele está na lista?
Porque só tinha ele de desenho no horário e eu assistia mesmo assim… maldita TV Colosso!
09 – Dinosaucers
Do nada, num belo dia, umas crianças viram uma nave do tamanho de uma cidade pousar em seu bairro. Curioso é que somente elas viram… Mas não vou discutir erros de história de um desenho de dinossauros extraterrestres!
Para sorte das crianças, elas encontraram o grupo dinossauro “bonzinho”, porque se encontrassem Genghis Rex, já estariam mortas.
Eles ganham anéis (mais crianças e mais anéis???) e ajudam a combater o MAL!
E apesar de tudo isso, o desenho é bom!
Curiosidade do dia: o anel desses moleques é IGUAL ao do Capitão Planeta! Pronto, agora você pode contar para seu amigos essa super informação que eles não vão dar a mínima!
Pega a música com a super criativa letra que nunca mais sairá de sua cabeça!
08 – Pole Position
Nossa, eu sou MUITO viciado nesse desenho, sério!
Quando brincava de carrinho (aqueles de fricção, que se comprava em feira), sempre tinha alguns que eu entortava a borrachinha do pneu só para ele “voar” como no desenho! (tá isso todo menino já fez uma vez na vida)
Eu gostava tanto que até tenho a mp3 da música de abertura no meu celular! (e agora você sabe que sou incrivelmente nerd)
Curiosidade do dia – parte 2: Esse desenho foi produzido pela NAMCO, é… a mesma que faz Tekken e Soul Calibur, fez essa preciosidade. A história do desenho era sobre uma dupla de pessoas, que exatamente como os pais deles, faziam parte da força secreta da Pole Position!
Taí o vídeo que não me deixa mentir (e com direito aos efeitos sonoros ridículos e manjados):
07 – O fantástico mundo de Bobby
Um desenho que não tinha nenhuma aventura, ninguém corria risco de vida, nenhum vilão queria conquistar o mundo e mesmo assim era divertido pacas!
Bobby, o garotinho acima, tinha uma imaginação fértil, bem do tipo que toda criança tem, e essas viagens doidas dele que era o que mais chamava atenção.
Sem contar que ele era inocente, teve até um episódio que a mãe dele fica “graúda” e ele quer saber como diabos uma criança foi parar lá dentro. Hoje em dia as crianças não só sabem como praticam semanalmente com os coleguinhas da rua.
Esse desenho tinha partes com o ator Howie Mandel, que era o pai do Bobby e também dublava a criança.
06 – Doug
Pelo menos uma vez na vida você já ouviu alguém fazendo um “tchuru tchuru” do abertura do desenho ou um “tchica tchica pum-tá” que fazia quando mudava de cena…
Isso sem contar que se você cantar no ônibus um “ô-i-ô… mingau matado-ôr”, alguém vai sempre lembrar! Vão sentir vergonha alheia de você, mas vão lembrar…
Esse desenho era insano, a maioria das pessoas tinhas cores estranhas, nomes esquisitos e penteados bizarros, que até uma criança esquisita como eu pareceria normal, e por isso eu gostava tanto!
Aí a Disney comprou, estragou tudo e o todo mundo detestou, algo como a Miley Cyrus dos desenhos!
05 – Os Ursinhos Gummi
Desde criança fui RPGista, e para mim esse desenho era uma espécie de Caverna do Dragão com ursos! Era o máximo!
Era um bando de ursos que eram caçados pelo Gargamel da vez, chamado Duque Duro, então eles tomavam a poção do Panoramix da vez, chamada Suco de fruta Gummi, que os fazia quicar numa velocidade alucinante e espantavam o mal… pelo menos até o próximo episódio!
Mais um fato curioso, o nome original do desenho (Gummy Bears) é o mesmo nome daquele famoso doce de goma em forma de urso que é uma febre no mundo todo. O que as docerias devem ter ganhado de dinheiro na época…
Nossa, quando criança eu tomei MUITO suco de beterraba brincando de que era uma poção dos ursinhos Gummi… Vai dizer que sua mãe nunca te tapeou assim? Então como você comia espinafre?
Dizem que o Popeye foi criado para incentivar as crianças a comer espinafre, mas acho que as crianças ficavam com mais vontade de fumar cachimbo do que comer espinafre em lata!
Tá, mudei de assunto… desculpa ae…
04 – Darkwing Duck
Uma das grandes sacadas da Disney, é um desenho de um pato (sempre patos) que é super herói (já meio tiozinho e pans), que depois adota uma menina como filha e o Capitão Boeing como um ajudante (ou como um personagem famoso para as pessoas assistirem o desenho). Era uma espécie de Batman com mais patos, humor e menos viadagem.
Suas frases de efeito ficaram gravadas na minha memória, é só ouvir dizer “eu sou o terror que voa na noite” que eu já me lembro do desenho todo!
Apesar de nunca ouvir essa frase se não for quando estou assistindo o desenho…
Ele tem também um excelente jogo de NES, tipo Megaman, e ninguém conhece…
03 Swat Kats
Tá bom, vou admitir: eu lembro bem pouco do desenho.
Tem os respectivos gatos da foto, que são pilotos de um Tomcat e combatem o mal, fora isso lembro bem pouco deles, mas a abertura eu lembro de cor, e só por isso já merecia uma vaga na minha listinha.
Apesar de odiar gatos (para mim, eles podem sumir junto com as baratas, pombos, azeitonas e dedinhos do pé) é inegável que esse desenho era bom e tinha uma das melhores aberturas que a Hanna Barbera conseguiu fazer!
02 – Thundercats/ Silverhawks
Apesar de adorar Thundercats e achar Silverhawks uma bosta, é inegável que as aberturas eram sensacionais! Não dava para colocar os “Thundercats Espaciais” em outra lista…
Apesar da abertura do Silverhawks causar ataques epiléticos… Meu Deus, quanta luz…
Para quem não sabe, Thundercats eram um bando de gatos alienígenas que foram parar em um planeta ainda mais alienígena que se tornou seu lar. Se não era isso, era algo parecido (minha memória é meio ruim sabe?)
Já Silverhawks eu não tenho idéia, eu via a abertura todo feliz e depois mudava de canal. Sério.
Para mim, eles são Thundercats prateados e chatos. Mas temos que admitir, ambas as aberturas empolgavam demais, e por isso merecem meu segundo lugar!
01 – Duck Tales
Ahhh eu preciso mesmo explicar porque ele está no topo da lista?
Poxa, QUALQUER pessoa que tenha vivido na época desse desenho sabe a abertura de cor, era incrível! Bastava a criança ouvir ao longe a Mara Maravilha (ou sei lá quem Deus era) dando a chamada para o desenho que era uma loucura! Cantávamos juntos a música enquanto imaginávamos qual seria o episódio do dia…
Aí era um episódio do Robopato e ficávamos desapontados! Tempo bom né?
Agora ouça a música antes de jogar Duck Tales no Ps3…
Bom, é isso! eu sei que ficou MUITA coisa de fora, então quem sabe esse post ganha uma parte 2 no futuro né? Veremos…
Abraços para quem fica!
eu adorava darckwing duck mas em si tratando de abertura pole position com melhor musica e o mundo de bob o mais criativo e dinamico
tinha també m a do Ghostbusters… não os caça-fantasmas mas aqueles que atendiam um cranio quando tocava o telefone e tinha um gorila no meio da equipe!
Como você deixou de fora da lista a abertura incrível da animação do X-Men??? Era a que eu mais me emocionava! As aberturas do Yuyu Hakusho e do Dragon Ball também eram muito legais!
Eu deixei muita coisa boa para tras, Johnny Quest, Caverna do dragão, X-men… fica para uma parte 2! =P
Se for falar de X-Men, tem que citar uma daquelas abertura japonesas feitas em estilo anime, que tem um traço muito fodástico, igual as aberturas do Thundercats, Silver Hawks e “Megaman do SBT”….