Desde a semana passada, por volta do dia 09/03/2020, vem ocorrendo um problema em alguma contas brasileiras na PSN com relação a cartões de créditos que não estão sendo mais aceitos para compras.
Ao tentar fazer qualquer compra, os usuários recebem as mensagens:
“c .error.credit.card.expired.use.other.psn{}” pelo PC
ou “e-8200012c” pelo PlayStation 4
Apesar dessas mensagens afirmando que os cartões já passaram da validade, elas aparecem para cartões válidos e não-expirados. Portanto, é provável que algum outro erro esteja ocorrendo durante a transação.
Curiosamente, no dia 2 de março de 2020 o site de suporte oficial do PlayStation 4 recebeu uma atualização no tópico com informações para quem quer cadastrar ou atualizar dados de cartões de crédito em sua conta na PSN.
A página também dá várias dicas para os usuários utilizarem cartões pré-pagos à venda em várias lojas de varejo, físicas ou online.
Acesse a página: https://suporte.playstation.com/s/article/Problemas-ao-inserir-informações-de-cobrança-e-do-cartão-de-crédito
Em minha conta estou passando por esse problema há uma semana. Coloco um item no carrinho, e quando tento efetuar a compra, aparecem as mensagens de erro citadas acima.
Possuo cadastrados 2 cartões de crédito, de bandeiras diferentes e bancos diferentes (1 tradicional e outro digital). E ambos apresentam o mesmo erro, cancelando a compra em seguida.
Entrei em contato com a Sony pelo Chat Online, disseram que estava tudo OK e que eu deveria ver com a operadora do cartão para ver se não havia algum problema com eles.
Pois bem, falei com uma das operadoras e me confirmaram que não havia nenhum problema com meu cartão com relação a endereço.
O Chat Online da PSN também me informou que a Sony faz um teste de AVS (Adress Validation Service) para verificar se o endereço cadastrado na PSN bate com o endereço do cartão de crédito.
No meu caso, os cadastros estão idênticos, sendo assim, não era para aparecer erros durante as compras. Além disso, os cartões estão funcionando perfeitamente em outras compras físicas ou em lojas online.
Confira relatos de outros usuários da PSN
Dei uma pesquisada pela internet e constatei que recentemente algumas pessoas também estão tendo esse problema.
São vários relatos vindos do twitter ou de sites que verificão o estado online de serviços variados.
Em alguns casos do twitter, a conta da Sony @PerguntaPlay respondeu e tentou resolver por mensagens privadas.
Por isso, até agora não consegui ver nenhum caso em que esse problema foi resolvido.
Possível solução para usuários de cartão de crédito Nubank
Segundo esta reclamação no site Reclame Aqui, o Nubank entrou em contato com um cliente e deu mais informações sobre como cadastrar o endereço do cartão de crédito na PSN.
Segundo a resposta da Equipe Nubank, a Sony realiza uma etapa a mais de segurança chamada AVS que verifica se o endereço do cliente cadastrado no cartão de crédito é o mesmo da PSN.
E para que este cartão seja aceito, deve seguir os seguintes passos:
“– Se você já cadastrou o seu cartão anteriormente, pode excluir o cadastro antigo.
– Efetue o cadastro do cartão pelo site da plataforma.
– Passe o mouse sobre o nome da sua conta no canto superior direito. – Clique em Configurações da Conta.
– Na seção Localização, clique em editar.
– Preencha os três campos seguindo as instruções abaixo:
Linha de endereço 1 = nome da rua (sem acentos).
Linha de endereço 2 = número da sua casa
Linha de endereço 3 = bairro (sem acentos).”
O interessante é que não pede para o usuário colocar a cidade, apenas o Estado.
Existem especulações de que a Sony estaria ao poucos deixando de aceitar pagamentos por cartão de crédito e sugestionando como alternativa a seus clientes os cartões pré-pagos.
Mas não há confirmação disso, sendo apenas um boato. Quem sabe não é apenas um erro temporário da PSN que poderá ser consertado em breve.
Estou entrando em contato novamente com a Sony pelo SAC da PSN e pelo @PerguntaPlay para tentar resolver meu caso. Caso haja alguma resolução, irei atualizar este artigo.
ATUALIZAÇÃO 1: PROBLEMA RESOLVIDO? TALVEZ…
Entrei em contato com a Nubank e me passaram instruções para corrigir o cadastro do meu cartão na PSN. Porém, isso não resolveu o problema.
Então, entrei em contato com a EBANX, empresa que faz os intermédios das transações em cartão de crédito na PSN. E finalmente tive um resultado positivo.
Ao entrar no site deles, conversei por chat, passei meu e-mail e meu nome de usuário da PSN.
Eles me mandaram um e-mail e como resposta para esse erro disseram que era um “filtro de segurança estava impedindo a conclusão das compras“.
Não posso afirmar quem ativou esse filtro, o EBANX ou a Sony.
Mas o curioso é que faço compras na PSN desde 2013, com os mesmos cartões, no mesmo endereço e nunca tinha havido um problema assim.
Enfim, me pediram vários dados para confirmar a minha identidade e o meu cartão de crédito, para que fosse possível o desbloqueio na PSN.
Confira agora como entrar em contato com o EBANX
O Site do EBANX possui uma área de chat, mas ela não é tão fácil de localizar, por isso fiz esse pequeno tutorial:
- Primeiro, entre no site do EBANX e vá para a página Central de Ajuda:
https://ajuda.ebanx.com/hc/pt-br?utm_source=institucional&utm_medium=referral&utm_content=menu
- Desça a janela e clique em “Fale com a gente!“
- Na próxima página, cliquem em “Confirmação de Pagamento” e depois em “Não, quero falar com um agente“
- Finalmente o chat irá abrir, onde você pode colocar seu nome e e-mail. Caso o atendente não consiga responder por ali, você pode pedir para se comunicar via e-mail. Assim, você não perde as mensagens enviadas e não precisa ficar aguardando a resposta do chat.
Quais dados me pediram?
Através de um e-mail me solicitaram vários dados. Mas pode ser que eles variem para cada usuário. Só quem pode responder isso com certeza é o EBANX.
No meu caso pediram:
-
Uma foto frente e verso do meu RG + CPF ou CNH
-
Uma selfie minha com o meu RG ou CNH
-
Uma foto da frente do cartão que utilizo
Fora isso, me pediram para que a foto do meu cartão mostrasse somente os 6 primeiros dígitos e os 4 últimos, tampando os demais com um papel. Segundo eles, para minha segurança.
Resultado da análise do EBANX
Após enviar meus dados, o EBANX respondeu dizendo que o setor responsável pela análise do meu caso demora até 5 dias úteis para analisar e efetuar o desbloqueio.
Então, aparentemente, é só uma questão de tempo para que eu consiga desbloquear meus cartões.
Acredito que outros casos do mesmo tipo também passarão pelo mesmo processo.
Estou aguardando os 5 dias. Assim que me mandarem uma resposta atualizarei por aqui.
Espero ter ajudado a quem está com esse problema. Caso você conheça alguém passando por isso, por favor, avise sobre esse artigo.
ATUALIZAÇÃO 2: PROBLEMA RESOLVIDO!
O EBANX havia me dado cinco dias úteis para liberar meus cartões de crédito na PSN.
Eu enviei os dados que me pediram na terça-feira (24/03) e me responderam na quarta-feira (25/03) avisando dos cinco dias.
Mas na quinta-feira (26/03), por volta da 1 da manhã, tentei fazer uma compra e consegui. Ou seja, o desbloqueio veio bem mais rápido do que o esperado. Então a solução está em falar com o EBANX mesmo.
Acesse: www.twitch.tv/88milhas
viejo me compre la play por internet, pense que iba a llegar el viernes y no llego, la espero con ansias. vi que hay unas promos ahi y dije fue compro mas jueguitos y TENGO EL MISMO ERROR!! ARREGLENLO! ME PIERDO LA PROMO
Estou passando pelo mesmo problema. Tentei cadastrar mais 2 cartões de credito de bancos diferentes na minha conta PSN e todos deram o mesmo erro. Me parece que o problema esta vinculado ao nosso perfil da PSN. Entrei em contato com as agencias e não ha nenhum bloqueio pelas agencias bancarias.
Nas ultimas semanas perdi varias promoções onde eu teria comprado novos jogos.
O site da PSN já mostra que devido ao Coronavírus, o suporte sera apenas em Inglês. Esta cada vez mais difícil de encontrar uma solução para o problema.
Pra mim ta a mesma coisa, ou pior por que expirou minha conta na PSN Plus e não consigo renovar, logo não consigo jogar online.. pra mim o console não serve pra nda se não foi online!
To passando pela mesma situação. Em tempos de quarentena a sony me apronta essa. Vou largar essa porcaria na próxima geração.
Nenhuma solução ainda? Tô com o mesmo problema.
Por enquanto nada. As contas da Sony no twitter para resolução de problemas, @AskPlayStation e @PerguntaPlay, apenas pedem que se entre em contato com eles por telefone ou que aguarde 24 horas para ver se voltou ao normal.
Irmão, tô passanso pela mesma coisa.