Sempre que se fala em Street Fighter 2, e sobre qual era a melhor versão, vemos em fóruns e grupos a discussão eterna entre as versões de Mega Drive e Super Nintendo.
No entanto, esse jogo e todas as suas inúmeras revisões, foram lançadas para várias outras plataformas. E uma versão em específico se destaca por ter vozes e efeitos sonoros superiores até mesmo ao encontrado nas versões para arcade!
Estou falando do Street Fighter II – Dash (ou Champion Edition) lançado para Sharp X68000 em 1993, exclusivo para o mercado japonês. Ele foi disponibilizado em em formato disquete, 4 para ser exato, e vendido somente no mercado japonês.
A conversão é muito fiel ao arcade, com sprites e cenários praticamente intactos. Seu maior defeito é ter poucos canais de áudio, isso faz com que muitos sons não possam ser ouvidos simultaneamente.
Os efeitos sonoros somem quando se escuta uma fala, pois ambos disputam o mesmo canal de áudio.Todos os sons estão presentes, mas é mais constante ouvir vozes do que qualquer outra coisa.
A música do jogo também perde a batida quando ouvimos as vozes. Elas são quase idênticas ao arcade, mas possuem alguns instrumentos fora de lugar. Por exemplo: na fase do Vega (o cara das garras) ou do Sagat, o som da batida está trocado.
Curiosamente, anos mais tarde a versão de Super Street Fighter 2 para Sharp X68000 corrigiu esse problema sonoro.
As vozes cristalinas
Como as vozes são os elementos mais presentes nesse port, elas receberam um ótimo tratamento. Eu poderia até dizer que elas foram tiradas das “gravações master” e não tem a compressão que existe até mesmo na versão arcade.
Esse console tem um hardware muito parecido com a CPS-1 (o arcade que roda o jogo originalmente). E seu chip sonoro é bem equivalente, reproduz os sons com qualidade maior, mas tem apenas 1 canal de áudio (enquanto no arcade são 4 canais).
Assim, elas são bem limpas, dá até para entender o Ryu dizendo “Tatsumaki Senpuu Kyaku” ou a Chun-li dizendo “Spinning Bird Kick” com sotaque japonês (a voice actress é japonesa, embora a personagem seja chinesa).
Confira nestes vídeos uma gameplay de Street Fighter II rodando no Sharp X68000: