“Aviões” nasceu como um spin-off do filme “Carros” e fez grande sucesso no ano passado. Quem assistiu ao filme até o fim, reparou que já faziam referências à continuação que está programada para este ano.
Pois “Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate” chegou. E continua as aventuras de Dusty, Voo Rasante. Após se tornar um verdadeiro campeão das corridas aéreas, Dusty descobre que estava forçando a caixa de limpeza de seu motor, assim, ele acaba impossibilitado de continuar competindo.Devido à um erro que causa para seus amigos, Dusty parte em busca do esquadrão de aviões bombeiros para remediar a situação. Assim, ele inicia seu curso para se tornar um bombeiro.
Diferente do primeiro filme, agora o tema são as atuações heroicas dos bombeiros. Apesar de não ter toda aquela adrenalina das corridas, os resgates e missões dos novo amigos de Dusty são tensas e muito divertidas.Apesar de ser infantil, o filme tem muitas referências para os adultos. Uma das cenas mostra um seriado antigo policial, estilo anos 70/80, com helicópteros de nome “Chops”, que é uma clara referência à serie “Cops”.
E as piadinhas localizadas, característica forte da Disney, estão presentes. Prepare-se para ouvir bordões atuais como “sabe nada, inocente”, “rei do camarote” e “beijinho no ombro”.Existem boas sacadas também. Por exemplo, o helicóptero apache é um índio, que conta histórias sobre coiotes em volta da fogueira…
No filme anterior tivemos a participação de Ivete Sangalo fazendo a dublagem de uma das personagens. Desta vez, temos Tatá Werneck como espalhafatosa e engraçada “Dipper”.A participação de Luciano Huck em “Enrolados” criou uma legião de haters que odeiam (redundante, eu sei) quando qualquer pessoa não-dubladora dubla um filme. Pois nesse caso, é bem diferente. A Tatá conseguiu entrar no espírito da personagem e foi uma boa escolha da Disney em colocá-la nesse papel. A Dipper é exagerada e fala bastante, assim como a atriz tem costume de ser em seus momentos cômicos.“Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate” não tem a pretensão de reinventar a roda, é um filme lançado para ser visto durante as férias escolares, feito para divertir toda a família e depois ter o DVD/bluray em casa.
Fico imaginando se um dia teremos um encontro de Dusty, Voo Rasante com o Relâmpago Mc Queen. E pelo sucesso das duas franquias, acho que isso não demorará para acontecer.Um novo desafio, um novo “vilão” e um novo objetivo para Dusty fazem de “Aviões 2” um filme muito divertido, trazendo um pouco do dia a dia dos bombeiros numa versão com veículos e com aquele toque mágico da Disney de sempre.
Eu recomendo 100%, para todo mundo! Estreia dia 17 de julho de 2014 nos cinemas em 2D e 3D!
Não deixe de ouvir nosso podcast sobre o primeiro filme “Aviões” clicando aqui.
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 13:35 — 12.7MB)
Uma correção no meu comentário: o nome é Eric Estrada (esta é a grafia correta). E, aliás, foi ele que fez a voz original (em inglês), do personagem. Adorei isso!
Boa sua resenha, apenas uma pequena correção: o seriado dos anos 70/80 que foi referenciado é o “Chip’s”, de California Highway Patrol, que foi substituído no desenho por California Helicopters Patrol (brilhante, por sinal). Também vale observar a jogadinha do sobrenome de um dos protagonistas ser “Lopez”, nome tipicamente hispânico, em referência a Eric Strada, que era um ator de origem hispânica, no seriado original. Muito bom o desenho, vale a pena conferir!