No dia 20 de agosto, a SEGA realizou um evento em São Paulo para mostrar um pouco do jogo Alien Isolation. A demo não mostrou o modo campanha, muito menos o DLC que terá a Ripley.
O que estava disponível para testes era um modo de sobrevivência onde você tinha que escapar de uma base infestada por Aliens no menor tempo possível. Acredito que ninguém tenha terminado esse modo pois, sobreviver aos ataques dos aliens é bem difícil. E não existe um mapa ou algo que te direcione para a saída.
Você inicia numa sala fechada onde pode pegar alguns itens e um lanca-chamas que dispara apenas uma vez. Após 30 segundos, a porta principal é liberada e você fica livre para explorar. Mas não totalmente, pois, 90% das vezes você já dá de cara com um daqueles horripilantes seres do espaço no primeiro corredor. Nesse momento, se quiser sobreviver mais uns 2 minutos de jogo, use o lança-chamas.
A partir daí, você tem várias pequenas salas para explorar, dutos de ventilação para entrar, objetos e cadáveres para interagir.A atmosfera e a ambientação me lembraram muito Doom 3. A sensação de andar por corredores pequenos e mal iluminados é a mesma. Não há como não ficar tenso quando você percebe que um Alien está andando pelo duto no teto. Cada passo que ele dá, o som aumenta e é perceptível que ele derruba poeira, indo em sua direção. Então, ele aparece pro cima ou por trás e você perde mais uma vez.
Existem várias animações para mortes, todas horríveis, no bom sentido. A que mais me marcou, foi quando entrei engatinhando num pequeno duto que ligava de uma sala à outra ao lado, e vi um Alien lá dentro. Comecei a andar calmamente para trás para ele não me ver, então, outro Alien me puxou pela perna na sala de trás. Foi a vez que mais me assustei.
Quando você encontra um armário, gaveta, alguém morto, que tenha itens, o método para pegá-los é como em vários RPGs: os itens aparecem descritos na tela e cada vez que você aperta o botão de ação, pega um desses itens. O método é rápido, mas não é o que parece. Isso foi feito propositadamente desta forma pois você consegue ver o cenário e vai ficando cada vez mais nervoso, pois o Alien não vai esperar você pilhar nada.
Morrer nesse modo é muito fácil e rápido. Tem que ser muito ninja para conseguir escapar dos Aliens apenas se escondendo. Se você dá muita brecha, ele acha você debaixo de uma mesa ou dentro de um armário. Fora o lança chamas, existem outros equipamentos que não servem muito para vencer os inimigos. Existe um gerador de ruido (que eu não consegui achar nenhum durante o teste) e um flare, e ambos servem para distrair os Aliens.
- Durante o teste, os jornalistas puderam experimentar o “Drink Alien”.
A falta do mapa, e o equipamento escasso aumentam muito a tensão. Os efeitos sonoros estão muito convincentes, e tema de suspense sempre aumenta, conforme o inimigo se aproxima. O jogo pode ser testado em PCs e PS4. Ambas as versões possuíam a mesma qualidade, tendo um pouco menos de contraste no PS4. Não espere nada do outro mundo, mas são texturas e efeitos de iluminação impossíveis de acontecerem na geração passada.
O modo campanha obviamente terá esse mesmo tipo de gameplay, mas com objetivos mais complexos. Vou aguardar o lançamento do jogo ansiosamente. Acho que vai dar para esquecer as mancadas do anterior.