Dois anos após o lançamento do jogo anterior, Far Cry 4 foi lançado e este é um dos melhores FPS do ano. A Ubisoft Brasil nos mandou uma cópia para testar e aqui está nossa análise. Não deixe de ler e comentar sua opinião!
A maioria das reviews do jogo eu vi sobre as versões de PS4 ou Xbox One. Por isso, decidi analisar a versão de PS3, e fui surpreendido positivamente. Nos dias atuais, quando um jogo sai para os consoles mais novos e para a geração anterior, ele não recebe o tratamento devido no PS3 e Xbox 360.
Esse não é o caso de Far Cry 4 que possui gráficos muito competentes nesses 2 consoles, com texturas, frame rate e efeitos de luz compatíveis com o que estávamos acostumados nessas plataformas.
Muito da jogabilidade que foi estabelecida em Far Cry 3 foi lapidada e ampliada. Desta vez o jogo se passa em Kyrat, uma região montanhosa inspirada no Tibet. Isso tornou os cenários mais verticais e com muitas áreas para serem escaladas.
Uma grande novidade é o arpéu, um item adquirido logo no inicio do game e que facilita muito as escaladas, dando um novo dinamismo às explorações.
A diversão realmente está em realizar as missões, tanto principais como secundárias, libertar as bases, hackear as torres de comunicação e principalmente realizar as caças. Assim como no jogo anterior, o mundo é aberto e você se sente livre para fazer as coisas que quiser, na ordem que quiser.
O enredo de Far Cry 4 é próprio para a jogabilidade que o game oferece, é boa e interessante, mas não tenta reinventar a roda. Você está na pele de Ajay Ghale, que foi para Kyrat levar as cinzas de sua mãe num templo sagrado. Chegando ao local, Ajay descobre que o lugar virou cenário de uma guerra civil e foi dominado pelo ditador Pagan Min, com quem ele possui uma ligação que você descobre mais tarde. Assim, Ajay acaba conhecendo e se envolvendo com os grupos rebeldes que desejam libertar Kyrat.
Mais uma vez o vilão é a grande estrela do jogo. Pagan Min se mostra com uma personalidade bem marcante, sendo sempre cruel, frio e sarcástico. Suas atitudes durante o jogo foram muito bem trabalhadas e dão um tom mais sério à trama. No entanto, os outros personagens, até mesmo o protagonista, tem menos destaque e mostram pouca evolução durante o modo campanha.
A variedade de animais aumentou em relação ao jogo anterior e agora podemos até mesmo montar elefantes. Não achei eles muito úteis pois são alvos fáceis para os inimigos (mas pode ser culpa da minha falta de habilidade em guiá-los). Alguns animais tem a inteligência artificial bem complexa, tornando a caçada muito mais realista e imprevisível.
Como recompensa, o que coletamos durante as caças nos permite melhorar nossos equipamentos, assim como acontecia no game anterior. Os animais também podem se usados a nosso favor, atraindo eles para onde os inimigos estão e facilitando esses confrontos.
Um ponto alto do game é a dublagem e a legenda em português. Embora não sejam vozes conhecidas, elas não são ruins como no início dessa nova leva de jogos dublados que se iniciou há poucos anos. Os atores interpretam bem seus papéis e não há problemas de mixagem com a altura das vozes (isso é realmente um grande mérito).
O que pode incomodar um pouco é a presença de palavrões ou frases com forte apelo pornográfico, que podem constranger um pouco, dependendo das pessoas que estão jogando ou assistindo o game na TV. De qualquer forma, a classificação indicativa de Far Cry 4 mostra que ele não é um jogo voltado para crianças.
Uma grande novidade é poder jogar a campanha em modo cooperativo com um amigo. Particularmente, eu gosto quando o jogo oferece uma opção multiplayer que não seja o famoso “um ficar matando o outro”.
O Multiplayer é bem variado, possuindo vários modos de 5 jogadores contra 5. Não há nenhum modo novo que seja realmente inovador, no entanto, as partidas são sólidas, não tive problemas com dessincronização ou quedas.
Fary Cry 4 é recomendado para os fãs da série e também para quem curte FPS e quer uma aventura diferente de outros jogos do gênero que apresentam fases lineares e campanha curta.
No PS3 o jogo roda dentro do esperado e não é apenas um port tosco. É bem provável que a versão de Xbox 360 esteja no mesmo nível pois, os dois consoles possuem hardwares equivalentes. Para quem ainda não possui um PS4 ou Xbox One, Far Cry 4 é uma boa pedida, e provavelmente um dos últimos jogos AAA realmente de qualidade para os consoles antigos.
Explorar Kyrat é uma das melhores coisas. É comum em jogos da Ubisoft termos uma grande quantidade de missões secundárias e objetivos paralelos. E neste jogo em específico, isso é muito orgânico e você não sente que está se deixando levar por algo que não pertence à campanha principal.
Nota: 4.5/5
Eu tenho far cry 4 no xbox 360 e eu adoro jogar ele nesse console. É uma das melhores coisas que eu faço no meu dia. Os gráficos são excelentes