Hoje, 9 de maio, é o dia de lançamento do HyperX Cloud Revolver tanto aqui no Brasil como nos Estados Unidos. Durante um evento que aconteceu no mês passado em São Paulo, recebi um headset para testar e aqui vão minhas conclusões.
A principal característica que diferencia o Cloud Revolver dos outros headsets da HyperX é sua nova tecnologia que pretende auxiliar o usuário a identificar melhor sons em diferentes distâncias num ambiente 3D. O foco para o desenvolvimento dessa tecnologia foram os jogos de tiro em primeira pessoa e de mundo aberto.
Mesmo sendo apenas estéreo, o headset realmente apresenta maior clareza sonora, comparado ao primeiro Cloud, o qual eu testei e analisei no início de 2015. A acústica das caixas de som estão realmente melhores e a imersão é ainda maior.
As conchas auriculares continuam com a tecnologia Memory Foam que faz com que a espuma se molde ao formato da orelha, mantendo-se o mais confortável possível. Utilizei o headset por mais de 4 horas seguidas sem sentir qualquer pressão ou peso na cabeça. E o isolamento permanece muito bom, é quase imperceptível os sons externos.
No PC testei o Cloud Revolver nos jogos Syndicate, Heroes of the Storm, Need for Speed Most Wanted e Burnout Paradise.
Em Syndicate foi notável a melhora do som ambiente e consegui diferenciar inimigos que via na tela e os que estavam nas minhas costas.
Já em NFS Most Wanted e Burnout Paradise, senti uma boa diferença na sensação de velocidade, principalmente durante quando realizava ultrapassagens e percebia a posição dos outros carros.
Em HOTS, por ser um MOBA e ter “visão aérea”, não senti muita diferença a não ser pela maior clareza sonora. O mesmo posso dizer quando ouvi algumas músicas por streaming. Também assisti um filme inteiro com o headset e o som limpo juntamente com o isolamento sonoro ajudaram muito na imersão.
O Cloud Revolver possui apenas um conector P2 de saída e entrada de som para ser utilizado em aparelhos com apenas um encaixe como smartphones. O cabo extensor possui uma caixa de controle de volume que separa a entrada e saída de áudio em dois conectores, assim, tornando mais fácil de se utilizar no PC. Essa foi uma boa solução para reduzir o número de cabos (que eram muitos no primeiro Cloud) e manter o headset compatível com vários aparelhos.O Microfone é destacável, tem um novo formato exclusivo e é bem maleável. Ele possui cancelamento de ruído para evitar chiados indesejáveis. Como ele não possui espuma na ponta, como nos modelos anteriores do headset, ele capta alguns sopros quando estamos falando, nesse caso, é preciso deixar o microfone fora da direção da boca, o que diminui um pouco o volume da voz do jogador.
As conchas são ligadas com um arco de aço e também há uma espuma com as elásticos nas extremidades que esticam o suficiente para se adequar ao tamanho da cabeça do usuário, garantido maior conforto. O único defeito do arco metálico é que qualquer batida de leve que der nele, sairá um som de “Diiiiinnng….”, como se fosse um sino, e que vai diretamente para seus ouvidos.
Uma ótima característica do Cloud Revolver é ser compatível com múltiplas plataformas, desde consoles como Xbox One, PS4, Wii U, até PC, Mac e dispositivos móveis.
Ele ainda possui certificações Teamspeak e Discord que garantem a qualidade de voz e som. Para quem comprar a versão oficial vendida no Brasil há suporte técnico local e garantia de dois anos.
Vale a pena?
O preço sugerido é de R$750,00 (à vista) e está sendo vendido no site da Kabum. Embora, não seja um preço acessível a todos, quem quiser investir em um headset de alta qualidade pode ter certeza que o Cloud Revolver está entre os melhores e mais confortáveis da atualidade.
Os defeitos são poucos e não chegam a comprometer a experiência. As novidades propostas são cumpridas de maneira excelente e ainda mantém o que havia de bom nos headsets anteriores.
Especificações do fone de ouvido:
• Driver dinâmico de 50 mm com ímãs de neodímio
• Design circumaural, fechado
• Resposta de frequência 12 Hz–28.000 Hz
• Impedância 30 Ω
• Nível de pressão sonora 104,5 dBSPL/mW a 1 kHz
• T.H.D. < 2%
• Potência de entrada nominal 30 mW, Máxima 500 mW
• Peso 360 g
• Peso com microfone 376 g
• Tipo e comprimento do fio headset (1 m) + controle de áudio (2 m)
• Conexão headset – headset – plugue de 3,5 mm (4 polos) +
• Controle de áudio – plugues estéreo e microfone de 3,5 mm
Especificações do microfone:
• Padrão Polar unidirecional, cancelamento de ruído
• Frequência de resposta 50 Hz-18.000 Hz
• Sensibilidade -40 dBV (0 dB=1 V/Pa,1 kHz)