Após 18 anos sem uma nova franquia, a Blizzard nos presenteia com Overwatch, a primeira investida da empresa no gênero First Person Shooter. E o resultado é surpreendente, indo muito além de ser apenas mais um.
Acredito que a Blizzard passou um bom tempo estudando jogos do estilo disponíveis no mercado, viu o que funcionava, o que não funcionava e mesclou os pontos fortes em seu jogo.
Com foco total no modo multiplayer, Overwatch traz combates entre times de 6 contra 6 em arenas especificamente projetadas para cada tipo de missão existente no jogo.
Um grande mérito de Overwatch é a variedade de personagens, são 21 disponíveis desde o início, cada um com suas características e personalidades próprias. Antes mesmo do jogo sair, muitos deles já caíram no gosto do povo e é muito fácil encontrar fanarts e cosplays pela internet.Os personagens são divididos em 4 categorias, para facilitar o entendimento do jogador.
Os ofensivos são aqueles que causam boa quantidade de dano, normalmente atacam de perto e acertam apenas um inimigo por vez.
Já os defensivos normalmente atacam de longe, tem um dano moderado e suas habilidades tem alcance em área, normalmente diminuindo atributos dos inimigos
Os tanques servem para estar à frente no campo de batalha, seu foco principal é receber dano pelo grupo e ao mesmo tempo empurrar os inimigos
E os suportes melhoram os atributos do grupo, curam e alguns podem até mesmo ressucitar.Temos uma jogabilidade bastante sólida que funcionava desde o beta aberto. Ainda assim, ajustes estão sendo feitos aos poucos para manter o equilíbrio das partidas. Alguns personagens ainda tem uma grande vantagem sobre outros e a Blizzard está trabalhando para tornar Overwatch cada vez mais competitivo.
Testei a versão de PC. Não tive problemas no matckmaking, sempre encontrei equipes facilmente, mas até agora não joguei com amigos, apenas jogadores aleatórios. Um ponto positivo é que não notei aquele “rage” de jogadores tóxicos tão comuns em outros jogos. No geral, o pessoal que estava na minha equipe se respeitou e até mesmo tentavam se ajudar a cumprir os objetivos.
O esmero da produção se vê em todos os detalhes, desde a criação dos personagens, até gráficos, sons e layout dos menus do jogo. Quando você abre o jogo e começa a jogar, não existe muito do que reclamar pois tudo está muito bem lapidado, com aquela qualidade que estamos acostumados a ter por parte da Blizzard.O enredo, embora simples funciona bem. Resumindo: no futuro de um mundo como o nosso, um grupo de heróis se reuniu para acabar com as guerras e trazer um futuro melhor para as pessoas. Esse grupo ficou conhecido como Overwatch. Com o fim dos conflitos , eles se separaram e a humanidade viveu em paz por algum tempo. Até que novas ameaças surgiram no mundo e o Overwatch foi novamente ativado, trazendo antigos e novos membros.
Para contar mais sobre a história do jogo, a Blizzard conta com quadrinhos digitais e belas animações em CG. Isso funciona bem até certo ponto, pois mantém o interesse do jogador, mas existe o problema de ser bem pouco interativo.
Sim, eu sou daqueles que acha que um modo campanha faz falta no jogo. Mesmo que fossem algumas missões curtas para fazer o jogador fazer parte da evolução dos personagens tão interessantes criados em Overwatch.
É muito comum jogos deste estilo e de outros como MMOs e Mobas, onde temos um grande pano de fundo para situar o jogador, mas quase nunca vemos a história ir para a frente. Eu particularmente gosto quando vejo a continuidade de um jogo ou franquia.Não sei como será com o jogo Overwatch, mas espero que a Blizzard nos surpreenda, que as atualizações não tragam apenas personagens e mapas novos, que possamos ver a equipe Overwatch evoluindo em suas missões enquanto a história avança.
Os gráficos estão acima da média e tem uma ótima direção de arte. O jogo não roda facilmente em qualquer PC mais antigo, mas também não requer uma máquina de última geração para isso. Em qualquer versão, ele roda em 60fps, o que garante uma jogabilidade mais fluída e precisa. Ao ver os replays percebemos como é detalhada a animação dos personagens, seus movimentos tanto de corpo como de rosto.
Não posso dizer que Overwatch vai agradar a um tipo ou outro de jogador. A experiência de jogá-lo é algo totalmente inédito e único. Sendo assim, recomendo a todos que experimentem, sendo fãs ou não de FPS, novatos ou não em games. Overwatch merece uma chance.
Ele está disponível para PC, Xbox One e PlayStation 4.