Enfim chegamos ao Dia do Podcast, dia instituído para comemorar a existência no Brasil dessa mídia que tem crescido muito e tem ganhado cada vez mais público.
Diferente dos outros sites que estão publicando novos podcasts sobre este dia, resolvi fazer este pequeno artigo falando sobre a minha primeira participação na gravação de um podcast!
De 2010 à 2013 eu trabalhei como redator (editor de vídeo, podcaster, repórter e muitas outras coisas) no site gameLib. Foi lá onde conheci muita gente legal que entrou, saiu, voltou…
Em 2011 o site sofreu uma reformulação e todas as apostas foram para a criação de novos conteúdos, além de um reforço para a equipe que dobrou de tamanho, contando então com 4 integrantes.
gameLib-o-cast?
Uma das novidades do novo gameLib foi o podcast. Eu, Michel Arouca, Lucas Lespier e Bruna Costa resolvemos dar voz ao site e gravamos o primeiro episódio.
E não foi uma gravação convencional via skype ou com um microfone de estúdio. Pegamos um MacBook, que possuía uma ótima captação de som, sentamos numa mesa em volta dele e mandamos ver!
Obviamente, como a ideia do podcast ainda estava no começo, não tínhamos muito assunto para discutir, então a pauta era dar um nome ao programa. Aproveitamos para tentar adivinhar as sugestões que os fãs do site mandariam e também tiramos um sarro do anime Naruto.
O Lucas estava doido para usar “dinossauro” no nome do podcast, enquanto isso, a Bruna queria muito que tivesse algo a ver com o Kratos, sim aquele dos jogos de PlayStation.
Lembro da piada sobre o significado MP3 “Meu Patrão é da Tríade”, mas acabamos cortando na edição final (contando em primeira mão aqui).
Aproveitei para falar algumas besteiras, já que a classificação indicativa do “gamelibocast” era maior que a do 88milhas, enfim, foi divertido.
A Edição
Na época eu não manjava nada sobre editar podcasts, então, ficou nas mãos do Michel Arouca, que editava podcast há anos em seu site Série Maníacos. E ficou bem dinâmico, ninguém imagina quanto conteúdo “impróprio” foi cortado, hahahaha.
Momomento do mimimi
Com nome infame de minha autoria, criamos de improviso o momento do mimimi, onde os participantes do podcast podiam reclamar de tudo que estava lhes incomodando. Foram várias indiretas e piadas internas, pena que nem todos os ouvintes puderam entender (Amicaaa… amicaaaa).
O nome do podcast
No fim das contas, nenhuma das sugestões dos ouvintes foram usadas e criamos nós mesmos o nome do podcast. Naquela época já existia o programa Porão do Gamer, no Canal do gameLib no YouTube.
Assim, nos baseamos no “Porão” para criar o nome do podcast. Como tínhamos carta branca para dizer o que queríamos no programa, demos o nome de No Porão Pod (sim, outro trocadilho meu) que começou a ser usado a partir do segundo episódio.
Essa foto em baixa resolução foi o que restou do finado mascote Kraktos
O que achei de gravar o podcast
Eu ouvia vários outros podcasts antes de resolver participar de um. Foi uma ótima experiência, falar o que vinha na cabeça, fazer piadas infames, comentar sobre o futuro dos games, etc.
Aquela equipe era bastante unida, acabamos nos tornando mais amigos do que apenas colegas de trabalho, isso ajudou a deixar a conversa ainda mais fluída.
Com certeza um dia vou chamar eles para um podcast no 88mihas para relembrar a época das balas de coco, dos dinossauros, do Kraktos, da Calliope, do chorume, da Seletinha, etc, etc…
Foi esse podcast que me inspirou a continuar com o No Porão Pod até minha saída do gameLib e também iniciar o Podcast do 88milhas.
E você?
Já participou de algum podcast? Qual foi seu primeiro? Qual você ouviu primeiro?
ESCUTE o No Porão Pod #01
Fiz o upload do episódio aqui. Se você quiser ouvir, basta clicar AQUI para baixar!
Chorei de rir e de saudades! Aahh Kratos!!
Parabéns “Séeeeergio”. Sempre mandando muito bem!!
Vamos marcar antes do ataque zumbi!
Bjs
Oi Bruninha (huehuehue), valeu! Quanto tempo faz que eu não te vejo!!! Acho que não vai demorar pra gente fazer um revival do No Porão Pod! Aí vc vai poder voltar a falar mal do Sonic, dos camisa limpa, dos masturbinhas, etc…
Muito legal o texto…bons tempos… a foto do kraktos tb genial huauha
Valeu Lucas! Vamos marcar de gravar um novo podcast para relembrar o No Porão Pod!