Os aficionados por games terão a oportunidade de conhecer e testar os principais títulos independentes do ano produzidos no Brasil e no mundo durante a segunda edição do BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), primeiro festival de jogos independentes da América Latina, que acontece de 10 a 18 de maio, no Centro Cultural São Paulo, com entrada gratuita. Maior, neste ano o evento contará com um braço em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O BIG Festival irá levar a um dos principais espaços voltados à cultura na capital paulista, o Centro Cultural São Paulo, uma exposição aberta ao público, competição internacional que selecionará os melhores jogos em diversas categorias, workshops, key notes, apresentação de projetos e rodadas de negócios, entre outras atrações. Todas as atividades são gratuitas.
– Queremos mostrar obras primas dos games independentes para apreciação do público e também oferecer um ponto de encontro para networking onde importantes players do mercado possam discutir e trocar experiências, diz Gustavo Steinberg, produtor executivo do BIG Festival.
Uma das principais atrações do festival será a competição que irá selecionar os melhores jogos do ano. 20 games do mundo inteiro serão selecionados para concorrer a prêmios nas categorias Melhor Jogo, Revelação Brasil, Melhor Som, Melhor Arte, Melhor Narrativa, Melhor Game Play, Melhor Demo e Voto Popular. Serão distribuídos pelo menos R$ 45 mil em prêmios.
Os desenvolvedores que quiserem inscrever seu jogo podem fazê-lo no site oficial https://www.bigfestival.com.br até o dia 31 de março.
Todos os jogos selecionados para o festival estarão disponíveis em computadores, tablets, smart phones e consoles em um grande salão, em uma exposição aberta ao público. Os visitantes poderão testar todos os títulos de forma gratuita e também contribuir votando nos melhores.
Paralelamente ao Festival aberto ao público, haverá atrações voltadas aos negócios, exclusivas para profissionais da área. Durante três dias em São Paulo e dois dias em Porto Alegre (RS), o BIG Business Forum contará com palestras, workshops, key notes e irá reunir desenvolvedores, governo, associações e profissionais do mercado para apresentar projetos, discutir parcerias e aspectos comerciais.
As atividades na capital gaúcha, que acontecerão no Centro de Eventos FIERGS, se concentrarão nos dias 14 e 15. Já a Rodada de Negócios na capital paulista acontece entre os dias 12 e 14. O objetivo é fortalecer a indústria de games no Brasil, buscando novas oportunidades de negócios no mercado internacional, além de capacitação e intercâmbio de produtos e profissionais. A Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, por meio do projeto Brazilian Game Developers realizado com a ABRAGAMES, é parceira nessa iniciativa.
Entre as key notes, estão importantes personalidades do mercado internacional de jogos independentes, que irão discutir as principais tendências atualmente.
Além disso, 7 desenvolvedores brasileiros terão a oportunidade de participar do DemoNight, em que poderão apresentar seus trabalhos ainda não finalizados ou em desenvolvimento para investidores em potencial, publishers e especialistas do mundo todo, buscando uma aproximação para viabilizar seus projetos. As inscrições vão até o dia 15 de abril: https://www.bigfestival.com.br/
Serviço
2º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival)
De 10 a 18 de maio (Segunda, 12, não abre para o público, apenas profissionais cadastrados no Fórum de Negócios)
De terça a sexta: 10h às 20h / Sábado e domingo: 10h às 18h
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, SP
Entrada: Gratuita
Em Porto Alegre (RS): Dias 14 e 15 de maio
Centro de Eventos FIERGS – Av. Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi
*Restrito a convidados e inscritos previamente
Sobre O BIG Festival
O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), primeiro festival de mercado com foco na produção independente de games do Brasil e único na América Latina, visa fortalecer a produção independente de games no Brasil por meio da capacitação de profissionais, troca de experiências e intercâmbio de produtos, e se estabelecer como ponto de encontro e de referência para desenvolvedores de jogos nacionais e internacionais. Teve sua primeira edição realizada em 2012 no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), com público de 4.300 visitantes.
A programação inclui atividades exclusivas para profissionais da área e outras abertas ao público. O BIG é realizado pela empresa brasileira Bits Produções com patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo; Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; e apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo; e Apex-Brasil – Agencia Brasileira de Promoção de Exportações, e Investimentos e apoio da ABRAGAMES – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais.
Queria ir, mas moro longe…