Quem faz cosplay sabe que esse é um hobby que exige muita dedicação. Recentemente fizemos um podcast onde conversamos com 3 cosplayers (e você pode ouvir clicando aqui) sobre o assunto e eles nos contaram um pouco de tudo, desde confeccionar as roupas, até participar de eventos e concursos.
Algum tempo depois que o podcast havia sido publicado, reparei que um tópico muito importante não havia sido comentado. Desde então, estive pensando numa forma de abordá-lo, para complementar o que conversamos. E estou falando sobre os staffs dos cosplayers.
Se você der uma procurada no Tio Google, não encontrará muito sobre este assunto, a não ser comentários e perguntas de cosplayers sobre como eles fariam para levar seus staffs em eventos, regras para concursos ou coisas do tipo.
E o staff é realmente importante para os cosplayers, principalmente quando precisam de suporte em apresentações individuais em competições, ou quando o cosplay é muito complexo e exige que seja transportado por mais de uma pessoa.
No ano passado conheci o Fernando Carvalho no X5 Mega Arena e depois o encontrei em vários outros eventos. Durante a Brasil Comic Con ele foi staff das irmãs Loschiavo (Mari Cosplayer e Marcela Cosplayer). E o Fernando, além de amigo, já ajudou as duas em vários outros eventos.
Por isso, resolvi chamá-lo para essa entrevista e falar mais sobre esse assunto que poucos sites abordam.
88milhas: Primeiramente, obrigado pela entrevista! Gostaria de iniciar te pedindo um breve perfil seu, com sua idade, onde mora, etc…
Fernando: Eu que agradeço a oportunidade. Meu nome é Fernando, tenho 23 anos, moro na Zona Norte de São Paulo.
88m: Desde quando você se considera um staff de cosplayer?
F: Na verdade eu fui staff uma única vez da Mariana Loschiavo. Tudo começou quando e passei a ir nos eventos com ela e a Marcela. Com o tanto de coisas que elas sempre levam pra se arrumar, e só tinha o Tadeu pra carregar as coisas, eu comecei a ajudar também.
Foi ai que começou essa de eu ser “staff”, era uma brincadeira dela (Mariana) comigo e hoje sempre que elas quiserem eu vou e ajudo como puder. Foi o modo que arrumei de “compensar” elas por terem feito tanto por mim. Adoro o trabalho delas como cosplayers e estar pertinho assim me deixa super feliz.
Mari, Ramon, Marcela e Fernando na Zombie Walk 2013
88m: Como você define um staff?
F: O staff é a pessoa de confiança do cosplayer na hora da apresentação, ele está em todos os momentos, desde de a confecção do cosplay até o final da apresentação.
88m: Tem algum momento curioso ou engraçado que você já passou?
F: Como só fui staff da Mari uma única vez, lembro de quando ela me chamou pra ser o staff dela, fiquei super feliz por ela confiar em mim o suficiente pra isso e fiquei super nervoso porque não me dou bem em público grande. Eu estava mais nervoso que ela no dia da apresentação.
88m: Você lembra qual foi o primeiro evento de anime/nerd que você foi? Você acha que mudou muito desde esta época para os dias de hoje?
F: Meu primeiro evento foi o Anime Friends 2009. Os eventos em si não mudaram, o que mudou pra mim foi o modo que eu vou nos eventos, nos primeiros eventos eu fui sozinho e agora eu conheço muitas pessoas e isso é o que faz eu ainda ir em eventos. Muito bom sempre rever os amigos.
88m: Deixo aqui o espaço aberto para você deixar sua consideração final e concluir a entrevista.
F: A consideração que eu deixaria é vocês curtirem a page da Mariana no Facebook – Ela é uma excelente cosplayer e uma pessoa maravilhosa, assim como seu namorado o Tadeu e a irmã dela a Marcela. Sou grato a eles todos por tudo que eles me deram nesse pouco mais de 1 ano de amizade!
Veja parte da apresentação da Mari com suporte do Fernando na Brasil Comic Con 2014 (aos 4 minutos e 25 segundos):
E se você é cosplayer ou staff, não deixe de COMENTAR sua opinião sobre este assunto!