Muitos ainda estão digerindo todos os acontecimentos grandiosos de Vingadores: Ultimato. Mas a Marvel não para! E em parceria com a Sony Pictures irá lançar na próxima semana Homem-Aranha: Longe de Casa, dando continuidade às histórias do MCU (Universo Cinemático da Marvel).
Após ter sido revivido com as Joias do Infinito, Peter Parker (Tom Holland) está se acostumando com sua nova vida, assim como as pessoas ao redor do planeta.
Todos que não foram apagados pelo estalar dos dedos de Thanos agora estão cinco anos mais velhos em relação aos que voltaram pela ação dos Vingadores, e isso causou uma série de problemas.
A perda de Tony Stark (Robert Downey Jr), a viagem pelo espaço e as duras batalhas causaram muito cansaço e estresse em Peter. Mas mesmo assim, ele continuou dando apoio (como Homem-Aranha) às pessoas que de alguma forma foram afetadas por Thanos. De qualquer forma, o que ele desejava mesmo eram férias, um pouco de descanso.
E assim, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) acaba patrocinando uma viagem escolar para Peter e seus amigos do colégio visitarem a Europa. Só que os perigos e desafios parecem perseguir o amigão da vizinhança, não importando onde ele esteja.
Peter ignora até mesmo ligações de Nick Fury (Samuel L. Jackson), mas é difícil conseguir fugir do maior espião do planeta
Nesse momento surgem enormes seres elementais de outra dimensão para atacar e destruir várias localidades pelo mundo. Ao mesmo tempo, dessa dimensão surge também Mystério (Jake Gyllenhaal), um herói super poderoso que está caçando esses seres.
Peter, no entanto, está mais preocupado em descansar a mente – e no processo se declarar para Michelle Jones (Zendaya). Mas ele terá que decidir entre o descanso e o dever como super-heói.
Longe de Casa é um filme maior e mais complexo do que De Voltar ao Lar. O roteiro é melhor trabalhado e a ambientação é muito mais variada, por se passar em vários países europeus. Aliás, a fotografia chama muita atenção, com destaque para as coloridas cenas no parque de diversões à noite.
Os efeitos especiais são de alto padrão. Talvez ele tenha pecado somente na roupa do Aranha de Ferro que destoa bastante nas cenas iniciais do filme, e o jato das Indústrias Stark que está bem artificial (aquele mesmo que aparece nos trailers).
Mas no restante, filme é belíssimo. O design dos elementais, embora sejam simples, são bem funcionais e a destruição causada por eles é de encher os olhos. No geral dá para notar que o orçamento para essa produção estava em cima da média.
Jake Gyllenhaal está muito bem interpretando as várias facetas de Mystério
No departamento sonoro não há do que reclamar. As músicas escolhidas agradam bastante. Seja para ambientar, para fazer alguma piada ou mesmo causar alguma nostalgia, está tudo no momento certo.
Por se tratar de um filme de viagem, onde as locações estão sempre mudando, temos como resultado um desenvolvimento dinâmico da trama. O roteiro é bem amarrado e ajuda muito nesse caso – diferente do filme anterior que cometeu alguns deslizes com datas de acontecimentos.
Os amigos de Peter ganharam ainda mais personalidade e são também o grande alívio cômico do filme. Happy (Jon Favreau) definitivamente se tornou parte importante do elenco e as referências aos filmes passados não param nunca, com outros heróis sendo lembrados a todo momento.
O nerd da cadeira irá protegê-las!
O único defeito, que não é tão grande assim, é o fato de outros Vingadores não aparecerem, com a missão atual sendo exclusiva para o Homem-Aranha. Mas isso já é comum em filmes do tipo e é normal que o herói da vez tenha mais destaque para a um bom andamento da trama.
Talvez, o Mystério não seja exatamente o mesmo que vemos nos quadrinhos. A origem de seus poderes também são diferenciadas. Porém, funciona dentro do que já foi estabelecido no MCU e os efeitos de seus poderes são muito bem trabalhados. Acredito que ninguém irá se decepcionar assistindo ao filme.
Em geral, tudo flui bem. Peter evolui mais uma vez, indo de sua versão que “quer apenas um pouco de descanso” até a que percebe que “precisa lutar para proteger as pessoas que ama”.
O filme é recheado de surpresas do início ao fim, contado até com flashbacks para te fazer relembrar fatos obscuros do passado, ou até mesmo contar uma retcon ou outra.
Fora isso, as duas cenas pós créditos são muito boas. Talvez as melhores dos últimos tempos. Não saia do cinema sem assisti-las.
Dois pombinhos indo assistir a uma Ópera de 4 horas! Que lindo!
Homem-Aranha: Longe de Casa é um filme descontraído, divertido e inteiramente dentro do MCU. Até onde sabemos, ele é o último do acordo entre Sony e Marvel, onde o Spidey estaria inserido neste universo.
E muita gente acredita na possibilidade da Sony não renovar mais esse acordo, já que o filme solo de Venom foi um grande sucesso, e eles poderiam tentar seguir da mesma forma com o Homem-Aranha.
Contudo, vendo tudo o que esse Peter Parker passou, o quanto ele evoluiu desde Guerra Civil, e tudo o que pode acontecer com ele daqui pra frente, torna-se bem improvável que esse acordo não seja renovado.
Existem pontas que foram abertas para o futuro deste Homem-Aranha, e elas são bastante animadoras. Os fãs com certeza vão se divertir no cinema. Só é uma pena que em 2020 não teremos nada do MCU em cartaz.
Será uma longa espera de dois anos!
Homem-Aranha: Longe de Casa estreia nos cinemas dia 4 de Julho de 2019.
- A Sony Pictures nos convidou para assistir ao filme antecipadamente