Ampliado e melhorado, F1 2017 expande tudo o que vimos em F1 2016 e traz uma série de novidades.
Mesmo o foco sendo a temporada 2017 da Fórmula 1, nesse game temos a volta de carros clássicos das décadas passadas. É um conteúdo novo que faz parte do modo carreira, sendo esse o modo mais completo já apresentado pela franquia até hoje.
São 20 circuitos oficiais que podem ter seu traçado customizado e existe a possibilidade de escolher o horário da prova, mesmo durante a noite.As 10 equipes da Fórmula 1 estão presentes, assim como os 20 pilotos. No modo carreira você ainda pode criar seu próprio personagem escolhendo um rosto entre alguns pré-estabelecidos, definindo o número de seu macacão e escuderia, e também personalizando seu capacete.
Todas as novidades da temporada deste ano da F1 estão no jogo, como o novo formato “padrão” dos carros que ficaram mais largos e o tamanho dos pneus.
Graficamente, o jogo pouco mudou. A geometria dos carros parece estar no mesmo nível do ano passado, porém, é notável uma mudança nos efeitos de luz e sombra.Os personagens durante as cutscenes em tempo real continuam com uma modelagem datada e não sofreram nenhuma melhoria aparente. Talvez seja assim por eles não serem o foco do jogo. De qualquer forma, algumas animações parecem ter vindo diretamente dos jogos anteriores, aumentando a impressão de “reciclagem”.
Mas falando da parte boa, F1 2017 tem muitas novidades de gameplay. A forma como você piloto se comunica com sua equipe durante uma corrida melhorou. Há mais opções de contato e é como se a equipe funcionasse com uma IA. Ela aprende a forma como o jogador costuma jogar e se comporta ou dá dicas se baseando nisso.
O jogo é localizado em português, com legendas, menus traduzidos e uma dublagem mediana. Assim, compreender e interagir com a equipe se torna algo mais fácil.
A opção flashback continua presente, para o jogador poder desfazer algum erro durante a corrida, ou alguma batida mais séria. Afinal, os danos nos carros não são superficiais e realmente afetam a jogabilidade, podendo até mesmo quebrar o carro e encerrando assim a corrida. Mas para os jogadores mais hardcores, todas as opções de ajuda podem ser desligadas, exigindo muito mais cuidado e atenção.
A visão mais utilizada por quem curte simulação é a do cockpit
O mais importante é que por mais complexo que esse jogo seja, ele consegue se adequar a qualquer tipo de jogador que pode optar por uma experiência mais casual ou mais próxima da realidade.
No modo carreira existem os modos de treinamento que te dão pontos para melhorar os carros. Mas agora é você quem decide o que pode ser melhorado, de acordo com sua forma de pilotar. Se achar isso perda de tempo, o jogo também dá sugestões de quais melhorias fazer.Outra novidade é o desgaste das peças do carro. Após serem muito utilizadas, é necessário fazer sua troca por novas. Infelizmente, nesse ponto o jogo não fornece muita ajuda, isso complica um pouco para quem está jogando mais casualmente.
A melhor forma de evitar que as peças desgastem rapidamente é não forçar demais o carro durante as corridas, evitar colisões e freadas bruscas.
O modo campeonato oferece uma grande variação de torneios, cada uma com características próprias como corridas somente em ruas, só em pistas, corridas somente com um tipo de variação climática, etc…
É muito emocionante ver e pilotar carros clássicos como a McLaren MP4/4 que Ayrton Senna usou em 1989, quando conquistou seu primeiro título. Cada um representa um momento histórico da F1 e suas jogabilidades acompanham características de suas épocas. Testei a versão para PC utilizando controle e achei os comandos muito bons e responsivos.
Mesmo com ajudas de direção desligadas me senti confortável no controle dos carros. Neste quesito o jogo está mais lapidado do que nunca.
F1 2017 vale a pena?
F1 2017 é indicado para os amantes da F1 pois é o jogo mais completo já criado até hoje. E para os jogadores mais casuais que ainda não tem o anterior, este é um bom jogo de entrada, pois além de divertido é bastante completo e pode entreter por um longo tempo.
- O jogo testado foi cedido pela Codemasters, versão PC