Sonic Mania foi um sucesso no ano passado. Sendo um jogo totalmente digital, suas vendas garantiram maior suporte por conta da Sega e agora uma grande atualização foi lançada chamada Sonic Mania Plus.
Trata-se de uma expansão paga, disponível para todos os consoles da atualidade e PC. Mas também, para quem não possui o jogo original, é vendido separadamente.
Quem comprar em mídia física recebe esse kit bem bacana
E para a alegria de muitos fãs, é a primeira vez que o jogo é verdadeiramente vendido em mídia física (a anterior teve uma versão de colecionador que vinham alguns brindes numa caixa e um código de download do jogo).
Para comemorar o bom desempenho de Sonic Mania, a versão física vem acompanhada de alguns extras legais: um livro de arte, uma luva holográfica e uma capa reversiva que imita o design das capas dos jogos do Mega Drive.
Novos modos e personagens
O Modo Competition foi ampliado com novas opções, há o novo Modo Encore e temos a volta dos personagens Mighty the Armadillo e Ray the Squirrel.
Ambos surgiram num jogo de arcade do Sonic lançado em 1993 chamado SegaSonic. Desde então, apenas Mighty reapareceu em Knuckles Chaotix (32X) e nunca mais foram vistos. Talvez por isso, eles sejam bem desconhecidos pela maioria das pessoas. Eles possuem habilidades únicas e interessantes, embora em geral, lembrem muito o Sonic.
O Modo Encore só aparece para quem comprar a DLC Plus. Mas muitas novidades estão vindo gratuitamente para o Modo Mania original
Ray, por exemplo, consegue planar, mas, diferente de Knuckles, pode controlar o ganho de velocidade e altura. Lembra muito a mecânica da asa delta de Sonic 2 para Master System ou a capa do Mario em Super Mario World (SNES).
Já Mighty é um personagem voltado para força e defesa. Ele pode realizar um ataque giratório direto para o chão (tipo um “stomp“), tremendo a tela e até descobrindo alguns segredos nas fases. Ele também pode refletir alguns ataques de inimigos ou até mesmo encostar em espinhos quando está girando durante o pulo. Mesmo quando sofre dano, ele pode manter os escudos de defesa ou os anéis coletados. É uma boa pedida para novatos.
Sonic trazendo antigos amigos de volta
Tanto Mighty como Ray possuem formas “super”, ganhando velocidade e invencibilidade enquanto o número de anéis é consumido aos poucos. Ambos ganham também um pulo maior, igual ao Super Sonic.
Um detalhe bastante estranho é que eles brilham como os outros personagens nessa forma, mas é muito mais sutil, você praticamente precisa parar com o personagem para poder notar isso.
Encore
Para quem já cansou de terminar Sonic Mania e acha que somente a adição dos novos personagens não é o bastante, foi adicionado um modo chamado Encore.
Ele dá uma boa modificada em todas as fases, criando novos caminhos, novos inimigos, muda um dos chefes, tem um certo aumento de dificuldade e dá uma renovada no jogo como um todo.
Nesse modo há uma nova mecânica que elimina o contador de vidas e permite jogar com os 5 personagens. Você pode alternar entre 2 personagens enquanto os outros 3 ficam “na reserva”, caso um deles morra, outro assume o lugar. E para recuperar os personagens perdidos, basta achar um televisor com sua imagem durante as fases.
Alguns dos televisores também servem para trocar 1 ou os 2 personagens ativos pelos que estão na reserva. E caso o jogador perca os 5 personagens, é Game Over, sendo obrigado a recomeçar o estágio do início caso não possua continues.
Agora, coletar 100 anéis não dá mais vidas extras. Elas servem apenas para manter o personagem vivo e habilitar o bonus stage nos postes de checkpoint (é necessário ter no mínimo 50).
Bonus Stage
Na minha análise do Sonic Mania orignal, um dos pontos que eu critiquei foi a falta dos verdadeiros bonus stages que dão algum bônus real ao jogador (vidas, continues, itens, anéis).
O Blue Spheres servia para habilitar conteúdos fora da campanha, além de ser meio longo, quebrar o ritmo do jogo e perder total utilidade depois de se desbloquear tudo…
Mas para nossa alegria, agora temos o bonus stage de pinball, usando um personagem como uma bolinha da mesa. Esse modo pode dar ao jogador vários itens úteis, como escudos, anéis, continues e até mesmo personagens derrotados.
O Pinball foi uma ótima adição
Sua jogabilidade ficou bem interessante. Mesmo sendo uma mesa apenas, ela tem 3 níveis e cada nível permite tentar conseguir 2 itens, ficando mais difícil a cada nível. E caso o jogador desista da fase, ele pode sair de lá rapidamente, sem atrapalhar o ritmo do jogo.
Quando o jogador acerta a parte mais alta da mesa, surge um mini game onde os itens deslizam pela tela dentro de cápsulas e deve-se apertar para baixo no momento certo para uma garra (daquelas máquinas de UFO Catcher) descer e agarrar o item.
Enquanto o Modo Encore possui somente o bonus stage de pinball, no Modo Mania, continuamos tendo os Blue Spheres. Assim que o jogador consegue medalha dourada nesse bonus stage, ele é trocado pra o pinball.
Angel Island e um tapinha nas cores
O modo Encore tem em seu início uma pequena parte da Angel Island que pode ser jogada com o Sonic. É uma fase bem curta e simples (até demais) feita apenas para mostrar o ouriço resgatando Mighty e Ray do aprisionamento.
Tem como achar o local onde Knuckles olha para o avião do Sonic no final do Sonic3K
E isso acontece após o final da campanha principal, pois logo em seguida vemos Heavy King e sua trupe destruídos. No entanto, a Phantom Ruby é ativada novamente e joga Sonic no começo da Green Hill Zone. Mas algo está diferente…
Como eu comentei anteriormente, as fases tem um novo layout para dar uma renovada. E sua paleta de cores também foi alterada, trazendo um frescor ao jogo.
Mas nem todas as zonas ficaram com cores tão legais. A Green Hill mesmo, toda alaranjada e ao entardecer não ficou tão bonita, o mesmo acontece com a Chemical Plant azul.
Ainda assim, algumas fases ficaram com novas cores muito boas como a Hydrocity, a Titanic Monarch, a Oil Ocean, etc…
Oil Ocean é um dos cenarios mais bonitos do Modo Encore
E no geral, esse trabalho de recoloração foi bem feito. Até mesmo inimigos recebem novas tonalidades que combinem com o hora do dia em que a fase acontece (e a predominância da cor no céu).
Novos Special Stages
Assim que saiu o jogo, completei a o modo Encore em 6 horas. Foram 3 para completar as fases comuns e mais 3 só para passar os Special Stages.
Embora eles sigam o mesmo modelo do Sonic Mania original, estão bem mais difíceis. Os UFOs disparam em velocidade e qualquer vacilada, já era.
Existem agora um novo elemento, as molas, e elas podem ajudar a escapar de buracos ou conseguir os power-ups. Foi uma boa adição, não atrapalha e dá mais variedade às fases.
Os Special Stages do Modo Encore são o Dark Souls dos Special Stages
Mesmo para mim, que já conhecia as regras do special stage, não foi muito fácil passar suas versões Encore. Mas, de todo caso, o esquema é o mesmo de sempre nos jogos do Sonic Clássico: vai tentando, tenha paciência, que uma hora você aprende e passa.
O segredo nessas fases é ir descobrindo qual o caminho mais rápido (o UFO sempre faz essa rota), sempre focando em chegar ao Mach 3 o mais rápido possível, evitando zonas que desaceleram e lembrando de não ficar pulando muito, pois o personagem é mais rápido quando está correndo na pista. E no final, é sucesso!
Os anéis gigantes ou “argolões” agora são um portal para o inferno
Fica aqui uma dica: achar os anéis gigantes que dão acesso ao Special Stage continua sendo uma tarefa difícil. A melhor maneira de conseguir isso é primeiro terminando o jogo. Depois, volte ao save e escolha a fase Flying Battery. Logo em seu início, suba a rampa e desça girando pelo tambor vertical. Ao sair dele, use as plataformas com hélices para ir por cima e você encontrará um anel gigante em menos de 15 segundos de fase. Para tentar novamente. basta pausar o jogo, selecionar “Exit” e selecionar a fase Flying Battery novamente. Como o jogo já foi terminado, sempre que você sai de um save, os anéis gigantes são repostos. Isso facilita muito a vida do jogador.
Correções de bugs
Assim que foi lançado, o Sonic Mania original já era um jogo bem grande e bem completo. Haviam bugs que foram sendo corrigidos com atualizações gratuitas. E agora em Sonic Mania Plus, tudo está muito mais sólido.
Até mesmo para quem não tem essa DLC, muito problemas foram sanados. Isso é muito importante, principalmente para um jogo da franquia Sonic, que é uma das mais assombradas com esse problema.
Melhorias e mudanças
Tanto no Modo Encore como no Modo Mania (a campanha principal), muitas mudanças foram feitas. Uma delas, a mais chamativa, é a adição de um novo chefe na Stardust Speedway. Metal Sonic usa o poder da Pantom Ruby para ficar gigante (se tornando o chefe final de Knuckles Chaotix do 32X) e correr atrás dos heróis. Ficou muito mais legal do que correr de uma parede com espinhos.
Na análise anterior, eu também reclamei que um dos pontos fracos do jogo era a falta de animações de transição entre as fases. E agora todas foram adicionadas, dando uma melhor narrativa ao jogo. Algumas são bem legais e trazem até alguns easter eggs.
Até mesmo algumas batalhas com chefes mudaram um pouco sua locação para que as animações fizessem sentido.
No fim das contas, quem teve a sensação de que o Sonic Mania original estava incompleto, acertou em cheio, afinal, as novas transições se encaixam muito bem, dando um nexo para fases em locais tão diferentes estarem conectadas. Isso provavelmente não foi pensado depois do lançamento de Sonic Mania, é muito mais plausível que apenas foram cortadas por conta do prazo de entrega do jogo.
Muitos outros detalhes foram modificados e melhorados, mesmo na campanha normal. Os mais atentos vão perceber todos esses detalhes.
Sonic Mania Plus superou o original?
Na verdade, é tudo um jogo só, o “Plus” é apenas uma expansão que adiciona novidades, entre elas, as peças que faltavam no “quebra-cabeça” da campanha principal.
Tudo fica muito melhor com essa DLC, então vale a pena tê-la. O Modo Encore com certeza é o que os jogadores mais vão aproveitar no “Plus”. É o modo mais desafiador e diferente do restante.
De tudo que eu achava que Sonic Mania poderia melhorar só faltou mesmo uma música nos créditos com um remix dos temas de todas as fases. E poderiam ter adicionado uma fase nova também (e original). Mas ainda assim, é um ótimo novo conteúdo para jogar.
O sucesso de Sonic Mania trouxe essa ótima expansão. E provavelmente teremos um novo jogo futuramente. Por hora, acredito que Christian Whitehead vá tirar umas férias, mas torço para que ele retorne em novos projetos com o ouriço azul.
E dessa vez Sonic Mania Plus superou o Sonic 3 & Knuckles?
Mesmo com tantas melhores, ele não está no nível de Sonic 3K é. Como eu já comentei na análise passada, por ter muitas fases aleatórias, Sonic Mania não tem momentos épicos perto do final do jogo. Você não vê uma crescente de acontecimentos para um grande desfecho.
Mesmo agora as fases tendo animações de transição, faltam mais momentos marcantes e ou dramáticos. Mas, apesar disso, o jogo está muito completo e, se eu desse notas nas análises, ele estaria bem pouco abaixo de Sonic 3K.
Extra: Sonic Mania Adventures
Desde o começo do ano a Sega tem publicado episódios curtos do desenho Sonic Mania Adventures. E agora todos estão disponíveis nesse vídeo. Se você ainda não viu, assista!
No texto você menciona que no modo Mania continua sendo o Blue Spheres como bônus. Acredito que há algum tipo de engano nessa informação, pois eu estou jogando agora mesmo o modo mania e o bônus que está aparecendo é o Pinball. Ou isso acontece porque eu já peguei todas as 32 medalhas de ouro antes de atualizar? No meu caso eu já tinha o Sonic Mania original antes é apenas comprei a DLC.
Oi Luiz. Obrigado pelo seu comentário.
É exatamente isso que você disse. Na minha versão para Steam (que usei para fazer o review) eu não havia completado todas as medalhas do Blue Spheres. E enquanto não completa todas, a fase do Pinball não aparece.
No meu jogo no PS4 eu completei as medalhas e sempre vem o pinball.