Demorei para postar mais uma lista de novas músicas/clipes/MVs. Como sempre, não posto tudo o que foi lançado, apenas o que tive contato por meio de grupos, páginas e sites de Kpop.
Por culpa da demora, essa é uma atualização com muito conteúdo de Maio ainda. Não me matem por isso! Vou deixar de enrolação e ir logo para a lista!
Z. Hera (Ji Hae Ran) – “Peacock”
O primeiro MV é duplo, uma versão em Coreano e outra em Inglês. E trata-se de uma novata, Z. Hera. Ela que já viveu um tempo na China e treinava artes marciais, fez seu debut em Maio com “Peacock”. Z. Hera tem apenas 18 anos, se eu fosse funkeiro, chamaria ela de “novinha”. Sua pronuncia em inglês é uma das melhores que eu ja ouvi, e a música lembra muito os primeiros sucessos da BoA, quando ela estava na retal final de sua adolescência.
O MV começa com um estilo bem “menininha” num cenário meio europeu, depois vem a chuva no momento rebelde. Então aparece a cena do quarto que é bem mais clean. A música é um pop bem comum, não apela para o famoso rap que aparece do nada nas músicas atuais de k-pop, nem usa dubstep.
Em Coreano:
Em Inglês:
Shinhwa – “This Love”
Agora, o MV tenso. Shinhwa, o “lendário” grupo de 1998 (sacou o trocadilho?) retornou com o single “This Love”. Os caras, que já são trintões, precisavam voltar com força total e mostrar que não estão velhos para o k-pop. E esse MV veio com muita energia, porém, energia em EXCESSO!
Os fãs dizem que a coreografia do MV ficou estilosa. Mas, na minha opinião (agora eles vão me matar) ficou meio afeminado. Não vejo problema em homem dançar, mas não precisa fingir que toca piano naquela pose desmunhecada! Ah sim, eu também não tenho nada contra gays, mas se o grupo não é, para que parecer? Bom, eu não conheço muito o grupo, mas vi outros MVs deles e não tem essa dança estranha. Destaque negativo pra rebolada lenta com a mão focando as partes baixas…. (insira aqui um emoticon de desaprovação…)
Ah sim, recentemente assisti um kdrama (novela coreana) que tem um dos integrantes do Shinhwa, o Eric. Ela se chama Korea Secret Agent ou Parachute Agent. Muito boa, recomendo, pena que só achei por aí em inglês, mas vale pela comédia e pela tentativa dos coreanos de fazerem uma novela que mistura elementos de Jamen Bond.
DongHae e EunHyuk (Super Junior) – “I wanna dance”
Embora eu não curta Super Junior, ou “SuJu”, achei essa música bacana. Ela tem mais de uma versão, estratégia da SM Entertainment para dominar o mercado asiático. A música é cheia daqueles sons que DJs adoram usar e que também aparecem em jingles de rádio Pop: “Ladies and Gentleman”, “Oh Yeeeah”, quem escuta a Energia 97 (Santo André/São Paulo), sabe do que eu estou falando. Só faltou o “Party people!”.
Quando ouvi essa música eu lembrei de boybands antigas dos anos 80 como New Kids on the Block. Hahaha. O MV se passa primeiro naquele “cenário de estúdio” com bastante preto, branco e luzes, típico da SM. Depois, começa a mostrar o famoso cenário da rua europeia, à noite e com iluminação alaranjada. É no mesmo estilo do MV “I Got a Boy” do Girls’ Generation, e muitos outros. É a moda do momento. Até grupo tailandês tá usando isso, tá virando clichê (com o perdão do trocadilho… se é que você me entende).
CL (2ne1) – “The Baddest Female”
Se tivesse uma cantora oriental do tipo “divona” na indústria musical americana, no meio de Beyoncé, Shakira, Lady Gaga, etc, esta seria a CL do 2ne1. Ela consegue ter uma presença forte, como essas grandes cantoras dos EUA. E o MV também impressiona muito. A produção é absurda, existem muitos cenários, roupas, coreografias.
A YG Entertainment não economizou para mostrar o primeiro MV do primeiro single solo da CL. Vários outros artistas da empresa aparecem em trechos do clipe. E é perceptível que o objetivo é atingir um público fora do mercado asiático.
A música é bem produzida, com um estilo Black Music, tem uma batida forte, mas eu não curti tanto. Achei que ela fica “na mesma” do começo ao fim, nunca chega a um ápice, não tem uma parte de destaque. Acho que é o costume de ouvir músicas de grupos, e nesses casos, as músicas sempre param para entrar um rap, um dubstep ou algo que dê entrada para os momentos finais da música.
Não posso deixar de citar que alguns sites polemizaram com o MV da CL, dizendo que ele possui elementos “Illuminati”, como a borboleta, as imagens que aparecem somente um olho, etc. Numa entrevista, a CL disse que muitas dessas coisas que aparecem no MV, foi ela mesma que pediu para colocar porque ela gosta e não fazia ideia que tinham outros significados, e desconhecia essa história de Illuminati. Fica para cada um achar o que quer!
VELHARIA DA VEZ!
Não é velharia, esse MV completa 1 ano dia 9 de Julho. Mas acho q vale a pena citá-lo. A música é resultado da parceria do grupo Wonder Girls com o rapper Akon.
O MV representa mais uma tentativa do Kpop ganhar espaço no mercado ocidental. Nele, as garotas do grupo Wonder Girls estão sendo projetadas para serem as melhores no que fazem. E é mais ou menos assim que os artistas coreanos iniciam suas carreiras na Coreia do Sul mesmo, através de vários testes e treinamentos, até que consigam o melhor de si nas músicas e apresentações.