Oi Haseyo para todos! Como diz o Kenji, …ou algo assim! Voltei com mais uma lista de MVs e PVs de Kpop que eu vi pelas internets da vida.
Como eu sempre digo, não vou postar todos os lançamentos, só os que eu vi. São referentes ao mês de junho de 2013! Então, vamos para essa lista que está gigante!
Boyfriend – “On & On”
Não conheço o grupo. A música é bem alegrinha (até demais, se é que você me entende), para alegrar as fãs do grupo mesmo. Pelo que eu vi o clipe foi gravado no Japão, pois eu identifiquei a Rainbow Bridge, que fica próxima à uma réplica da Estátua da Liberdade. Já cansei de ver ela em seriados japoneses como Kamen Rider ou Super Sentais.
PS: Essa estátua aparece em algum episódio de Power Rangers RPM também…
MBLAQ – “Smoky Girl”
A música é bem o estilo daquelas que tocaria normalmente em uma rádio de música eletrônica, se não estivesse em coreano. É boa de ouvir, tem um bom ritmo não agressivo. É até calma para uma música eletrônica. No clipe você não verá uma garota esfumaçada, te garanto isso! Ele começa com muito preto e branco, e termina com luz negra, também conhecida como luz afrodescendente. A dança é bacana e não é constrangedora como do MV da música This Love do Shinhwa. Só acho que tem que ter coragem pra um cara usar cabelo rosa e aguentar ser xingado pelos preconceituosos.
ChocoLat – “Black Thinkerbell”
Vamos falar de muié! Não conheço esse grupo, ele é relativamente novo. “Black Thinkerbell” é o terceiro single do grupo de 4 garotas. Apesar de ser um grupo de kpop, o ChoCoLat é agenciado pela Paramount e pela Universal Music. A música é bem pop convencional, calma, com uns trechos eletrônicos mais animados.
O MV é bem escuro, com as garotas se sobrepondo à luz do fundo. Como elas estão de preto, da um efeito legal de luz dourada e escuro. Legal é a presença da água no chão que dá uma diferencianda, além de ficar muito bacana visualmente. Durante o clipe rola um dorama entre as garotas do grupo e um cara, o galã da parada.
Sistar – “Give it to me”
Aeeeê! Finalmente um grupo que eu conheço mesmo! Sou fã do Sistar, Star1 mesmo! (nome do fandom do grupo, que por algum motivo se lê “style”)
A Starship Entertainment conseguiu reunir um grupo de garotas com um carisma acima da média! E desde que estrearam, elas não tiveram férias, continuando a lutar firmes e fortes, enquanto o sucesso só tem aumentado.
Sou suspeito pra falar, mas esse MV ficou muito bom, com esse estilo cabaret/Moulin Rouge, só que no modo comportado coreano. Nada de pouca roupa, decotes e essas coisas… E olha que o Sistar é considerado um grupo sensual na Coreia. Tem gente que até fala mal delas, falando que usam demais o corpo para aparecer. Queria mostrar um clipe de funk para eles verem o que é exageiro… Enfim.
Eu gosto da música, combina bastante com o tema do MV e tem um estilo antigo incomum. Legal é quando rola o pós-clipe, onde mostram rapidamente elas treinando e o diretor do MV trolando a BoRa. Por falar nela, a música tem o famoso rap, para depois vir a HyoRin com a parte do climax. Ainda bem que não rola dubstep, iria estragar tudo!
After School – “First Love”
Quando você ouve um nome desses, você imagina que o grupo seja composto por integrantes bem jovens, com uns 16 anos. After School é assim, só que não. Esse é um grupo bem antigo até, que já teve até troca e saída de integrantes. Esse MV foi de certa forma polêmico, devido às performances de pole dance (diretamente da novela das 8 família da Globo, para os palcos dos programas de música coreanos!).
No fim das contas, elas puderam se apresentar normalmente na TV, com pole dance e tudo o mais. Incrível que há poucos anos, o Sistar causou um alvoroço muito maior quando mostrou segundos de pole dance no MV “How Dare You”. Com After School foi bem mais sussa.
Gosto das cores do MV, principalmente quando estão usando cores complementares. Para quem é fã do grupo, e gostaria de ver elas fazendo uma dança sexy (ou chorando pra câmera), “First Love” é prato cheio. A música é bem relax, baladinha mesmo. Ela não tenta ser inovadora, por isso é apenas mediana, na minha opinião.
M4M – “When You Leave Me”
Me julguem se eu estiver errado, mas acho que esse grupo M4M é novo. E “When You Leave Me” é sua música de estreia. A integrante do 4Minute, JiHyun, aparece no MV para dar uma força para os caras. A música é uma baladinha bem padrão, parece tema de Dorama.
Percebe-se que a Cube Entertainment investiu muito no grupo pois o MV é cheio de efeitos especiais e tem uma ótima fotografia. Os caras não tem aquela aparência duvidosa, o que ajuda a não provocar quem tem preconceito. Para finalizar, achei que a JiHyun fosse voar em algum instante, com aquelas asas que ela ganha no MV.
Baek A Yeon – “…a Good Boy”
MVs que começam com o(a) cantor(a) acordando me lembra propaganda de margarina. E pelo que parece, essa música parece feita para você acordar bem num fim de semana feliz, sem trabalho, sem trânsito e sem correria. Baek A Yeon, se você não sabe, foi uma finalista num programa de “calouros” da Coreia do Sul. Ela debutou (estreiou) no ano passado e “a Good Boy” foi a primeira música de trabalho dela em 2013.
Ela tem uma voz parecida com a compacta e com vozeirão IU. Ambas costumam cantar esse tipo de música mais relax. O MV foi feito pra relaxar, com umas imagens, figurinos e paisagens bem “girly”.
Girls Day – “Female President”
Dilma curtiu isso! Uma música que fala sobre uma presidente, qual mulher não curtiria não (desculpe, não consigo escrever “predienta”)? Mas falando sério, a música não é só sobre isso. O MV mistura muita coisa. Vai desde uma dança num estúdio bem colorido, até fundos brancos com flash, closes nos traseiros da integrantes e uma limousine estilosa. Também rola momentos “menininha” que constranstam com a troca de roupa sensual atrás de uma tela semi transparente. E tem a bonitinha da MiNah, queria mais o quê?
4Minute – “Is It Poppin’?”
A música do capeta! Não… tô brincando. É que no começo desse MV aparece um cara com uma camiseta com a parte de trás escrito bem enorme “13 SATAN” (efeito especial: Kábruuum!!!). Mas não é nada demais. Apesar de parecer uma apologia ao tinhoso, é apenas uma camisa de um jogador de “sei-lá-o-que” de “algum-lugar-do-mundo” que usa o número 13. Ok, vamos falar do MV.
A música é meio calma e não combina com o estilo “balada” do MV. Ela tem vários arranjos vistos em “What’s your Name”. Acho engraçado quando o lugar pega fogo e ao invés de todos fugirem, eles ficam apontando pro fogo, até que ele apaga. Por que pega fogo? O motivo é o calor dos corpos das pessoas do lugar. É tanto que elas chegam a soltar fumaça e incendiar as colunas de madeira. No final, o sistema anti-incêndio (não lembro o nome disso agora) começa a soltar água do teto e todos voltam a dançar molhados. O MV então acaba, antes que a maquiagem das garotas do 4Minute borre. “…Rei boi, rei boi!”
T-Ara – “Target”
Esse não é bem um MV. É um PV, nome como são chamados os clipes de kpop feitos em japonês, para o mercado do Japão. E nesse PV não temos as garotas do T-Ara, e sim suas versões em anime, num estilo meio futurista. É bem bacana e percebe-se que foi feito para o público japonês. Aliás, T-Ara é muito famoso no Japão. Tem muitos grupos que acabam deixando um pouco de lado o mercado Coreano para se aventurar em outros países da Ásia, pois às vezes é mais rentável. O Japão por exemplo, é o segundo maior mercado fonográfico do mundo, sabia disso?
VELHARIA DA VEZ!
Girls’ Generation – “Gee”
A música já pode ser considerada antiga, pois é de 2009, mas é uma muito relevante para o universo do kpop! Essa é a música que fez o Girls’ Generation (“So Nyuh Shi Dae” na Coreia e “Shoujo Jidai” no Japão) ficar conhecido mundialmente. Claro, não chegou aos olhos de todos, mas esse MV viralizou pela internet graças a um post no 4Chan e, antes de Gangnam Style do PSY, era o vídeo de kpop mais visto de todos os tempos! Por isso Girls’ Generation é considerado o grupo mais influente de kpop da atualidade, mesmo que outros cheguem perto disso, como 2ne1.
E Gee foi o primeiro MV que eu assisti de kpop, no YouTube, enquanto procurava algo totalmente diferente, mas ele apareceu nos relacionados, por volta de 2010. E como todo mundo diz, quando eu vi pela primeira vez achava todas elas iguais e que eu nunca saberia o nome de todas… Mas enfim, a música é chiclete, é bem estilo “girly”. Essa foi a época em que o GG estava saindo dessa fase de garotas adoráveis para algo mais maduro.
Graças a Gee, GG não parou de crescer. Hoje em dia elas lançam uma música e um álbum na Coreia, o que já é suficiente para manter entre os mais vendidos durante meses. Enquanto isso, as garotas estão fazendo shows, eventos e participando de programas no Japão e em outros países.
Como eu falei, Gee mostra elas num visual bem menininha, a música é bem inocente, a melodia é grudenta. As pernas das garotas aparecem bastante, que é o que os asiáticos mais admiram nelas. E o mais bacana, é que se você ve um MV delas hoje em dia, as integrantes não mudaram quase nada na aparência!