Comecei a ver K-Dramas entre 2009 e 2010. De lá pra cá, já assisti muita coisa. Histórias boas, ruins, divertidas, tristes, marcantes, etc.
Entre elencos e elencos, acabei elegendo 3 atrizes como minhas favoritas. A primeira delas, a Han Ga-in, não é tão conhecida assim por sua atuação, mas como ela estava no meu primeiro K-Drama, acabou sendo marcante para mim.
Minha segunda favorita (todas por ordem de tempo, e não por preferência) é a Han Ji-min. Essa sim, super reconhecida, com uma bagagem enorme de K-Dramas e também filmes no cinema coreano.
A terceira (e a mais jovem) é a Kim Yoo-jung. Que já dividiu uma mesma personagem com a Han Ga-In no passado e é um grande fenômeno em ascensão, tanto na TV como no cinema. Recentemente ela completou 18 anos de carreira como atriz e hoje comemora seu 22º aniversário. Aliás, esse é o motivo da existência deste texto.
Kim Yoo-jung começou a atuar em K-Dramas e comerciais de TV aos 4 anos de idade. Por acaso, ela chamou atenção dos organizadores de um teste de talentos onde ela havia apenas ido acomapanhar a irmã mais velha. Desde então, não parou mais de trabalhar com atuação.
Tá para nascer outra atriz que consegue atuar com ela mesma em idades diferentes no mesmo comercial.
Desde sempre, seu forte foi sua personalidade positiva e o grande carisma em todos os tipos de atuação que realizou. Nesses 18 anos de profissão, Kim Yoo-jung já atuou em papéis bem variados, garantido a ela uma experiência que muitos atores mais velhos ainda não possuem.
No início da carreira, ela foi conhecida como “a irmãzinha da Coreia“. Nessa época, ela fez muitas personagens principais nos primeiros episódios de K-Dramas com histórias divididas em fases.
O trabalho mais famosos desse período com certeza é “A Lua Que Abraça o Sol“, de 2012. Foi quando Kim Yoo-jung fez a versão mais nova de Heo Yeon-Woo, dividindo a personagem com Han Ga-in. Este K-Drama fez um estrondoso sucesso na época, passando de 45% de audiência em seus 20 episódios.
Foi um K-Drama que chamou atenção principalmente por seu elenco jovem da primeira fase e alavancou outras estrelas como Kim So-hyun (Love Alarm), Yeo Jin-goo (Palhaço Coroado) e Im Si-wan (Run On).
Mas foi em 2016, em Love in the Moonlight, que Kim Yoo-jung teve seu primeiro papel principal adulto e completo, do primeiro ao último episódio. Ela protagonizou ao lado de Park Bo-gum (Reply 1988). Sendo mais um grande sucesso de audiência, passando dos 22% de audiência.
Love in the Moonlight / Moonlight Drawn By Clouds (2016)
Kim Yoo-jung por muitos anos foi agenciada pela Sidus HQ, permanecendo até o final do K-Drama Backstreet Rookie, de 2020. Porém, agora ela foi para a Awesome Entertainment, mesma agência do ator Park Seon-joon (O Que Houve Com a Secretária Kim, Itaewon Class). E as mudanças na divulgação de sua carreira já podem ser percebidas.
Com a estreia de seu K-Drama atual, Céu Vermelho (Hong Chun-Gi), em setembro de 2021, Kim Yoo-jung manteve contrato com 5 grandes marcas, incluindo FILA, foi capa da revista Allure Korea e em breve protagonizará o filme 20th Century Girl produzido (e não apenas licenciado) pela Netflix.
Campanha da mais nova linha de roupas da FILA
Ao lembrar que a mesma agência colocou recentemente Park Seo-joon no elenco de um filme da Marvel (The Marvels), o futuro da carreira da Kim Yoo-jung não poderia ser mais promissor.
Os colegas de trabalho de Kim Yoo-jung sempre a elogiam por ser uma pessoa agradável de trabalhar. Em making-ofs, diretores costumam dizer que ela sempre leva energia positiva nos sets de filmagem, mesmo cansada tem atuação impecável e entra de verdade na pele dos personagens. No twitter, contas de fã a chamam de “vitamina humana“, “vírus de felicidade” ou “carga diária de serotonina“.
Aliás, apelidos é o que não faltam para ela. Depois de muito tempo sendo a “irmãzinha da Coreia“, Kim Yoo-jung passou a ser a “Sageuk Fairy“, que traduzindo significa “a fada dos K-Dramas de época“.
Se tem algo que não falta no currículo dela são papéis em K-Dramas desse tipo. Não há quem não conheça sua carreira e não diga que ela nasceu para a Era Joseon da Coreia.
Com os fãs, Kim Yoo-jung sempre foi bastante atenciosa. Realizou vários fan meetings, não só na Coreia como em vários países da Ásia, onde está grande parte do seu fandom.
Na época da Sidus HQ, ela chegou a participar de encontros reunindo os fãs ao redor de palcos, realizando quizes, cantando e até mesmo relembrando cenas marcantes de K-Dramas.
Muitos comentam no twitter sobre ela nem mesmo ser uma Idol, mas conseguir mobilizar muita gente no locais onde vai. Os eventos da FILA, onde ela é convidada para divulgar as novas coleções de roupas e acessórios sempre lotam de fãs.
Falando nisso, Kim Yoo-jung é a modelo oficial da linha de roupas esportivas femininas da FILA. Quem representa a linha masculina é o BTS. De um lado, temos um grupo de K-Pop e do outro ela sozinha… Não é fraca não.
Fora da Ásia, Kim Yoo-jung ainda não é muito conhecida. Talvez, um dos motivos seja a (falta de) divulgação da Sidus HQ. Por mais que ela tenha participação em 26 K-Dramas e 24 filmes (até agora) no currículo, grande parte não está disponível em streamings legalizados.
A Netflix tem investido pesado em produção coreana fora da Coreia nos últimos anos, porém, no catálogo brasileiro a Kim Yoo-jung está presente apenas no filme “A Oitava Noite“, que estreou agora em 2021.
Como a Netflix é o serviço de streaming mais popular, outras atrizes com mais produções no catálogo acabam ganhando destaque mais facilmente fora da Coreia. E quem quer ver as atuações da Kim Yoo-jung precisa apelar para o Rakuten Viki ou fansubs.
Com fã da atriz, já assisti muitos trabalhos que ela já participou, porém, alguns não são tão fáceis de encontrar, principalmente com legenda em português.
O lado bom de ter acompanhado tanta coisa é que posso citar um pouco sobre as personagens que mais me marcaram. A Kim Yoo-jung sempre recebe uma personagem com alguma característica interessante, ficando acima da média. E por mais que ela tenha feito muitos papéis de época, cada um tem uma graça diferente.
A Yeon-woo, de A Lua Que Abraça o Sol, por exemplo, impressiona o jovem príncipe herdeiro do trono de Joseon com ditados e enigmas complexos. Mais tarde, se torna um tipo de dama de companhia de princesa e ganha uma rival à sua altura na disputa pelo príncipe.
Em Secret Door, Kim Yoo-jung é Seo Ji-dam, filha de um copiador ilegal de livros, com grandes habilidades de escrita e investigação. Seus livros chamam atenção de nobres do palácio real.
Hong Ra-on, de Love in the Moonlight, é filha de um rebelde que incitou revoltas contra o governo de Joseon. Por conta disso, Ra-on precisa viver disfarçada como homem e é conhecida como Hong Sam-nom. Além de trabalhar como saltimbanco, num circo de rua, Sam-nom tem grande habilidade como casamenteiro, promovendo encontros e reunindo casais. Infelizmente, suas ações acabam provocando a ira de alguns criminosos que o vendem como eunuco para que suas dívidas sejam quitadas.
Céu Vermelho / Lovers of the Red Sky (2021)
Céu Vermelho se passa numa Joseon com toques mais fantásticos. Hong Chun-gi é a única pintora mulher do país. Sendo descendente de uma família de pintores que conseguiam usar magia em suas obras.
Durante a infância, ela foi uma menina cega por conta de uma maldição que sua família recebeu no passado, ao pintar um quadro onde um terrível demônio foi aprisionado. No presente, Chun-gi tem a ajuda do astrólogo cego Haram para poder confrontar esse demônio novamente.
Saindo um pouco dos sageuks, em Backstreet Rookie temos a Jung Saet-byul. Uma garota encrenqueira e extremamente determinada a conquistar seu amor: um dono de uma loja de conveniência. Aos 20 e poucos anos, Saet-byul perdeu os pais sendo obrigada a abandonar a escola e trabalhar em serviços de meio período para pagar os estudos da irmã mais nova.
Assim, ela está sempre lutando. Seja pelo amor, pelo sustento da irmã, para não sentir falta de uma família. Mas ela também é bastante forte fisicamente, sempre ensinando uma lição a pessoas ruins usando o melhor da sua força bruta, em combates para nenhum anime botar defeito (com ótimas cenas de luta onde a atriz não utilizou dublês).
No filme Circle of Atonement, Kim yoo-jung interpreta Lee Jung-hyun, uma garota no ensino médio que se vê envolvida num antigo caso de assassinato. Os mistérios vão sendo revelados aos poucos e reúnem um policial e seu próprio pai, o detetive Lee Sang-won (Sung Dong-il). A conclusão é bastante dramática e torna Jung-hyun uma personagem icônica.
Hwa-yeon, o papel de Kim Yoo-jung em Thread of Lies, talvez seja o mais complexo de citar. O filme trata de temas pesados como bullying na escola e conta a história de Cheon-ji, uma garota que resolve tirar a própria vida.
Cheon-ji era maltratada e ignorada por todos, tanto colegas de escola como familiares. Mesmo sua única amiga, Hwa-yeon, não era tão amiga assim, constantemente a humilhando na frente de colegas ou abusando de sua confiança. Quando a tragédia acontece, ninguém quer assumir a culpa pela morte da garota e todos preferem apontar o dedo para Hwa-yeon, por ser a mais próxima de Cheon-ji.
Sofrendo uma pressão diária na escola, Hwa-yeon acaba desaparecendo. E nesse meio tempo, a irmã mais velha de Cheon-ji é a única que está investigando para descobrir o que realmente aconteceu.
De todos os papéis da Kim Yoo-jung, esse é um dos mais marcantes, pois não se trata da heroína da história. É um tipo de vilã que você fica com pena no fim das contas pois ela também se torna um alvo dos maus tratos. Realmente é um filme marcante para a carreira da atriz. E é uma pena que ele não esteja disponível legendado em português em lugar nenhum.
Em sua extensa carreira, Kim Yoo-jung já conquistou muitas coisas. Foram 18 prêmios por atuação e várias nominações. Em 2017, ela apareceu em 8º lugar na Revista Forbes numa lista com as celebridades mais importantes da Coreia do Sul.
Desde o ano passado ela é reconhecida como a personalidade mais jovem a se tornar membro do fundo de doações ChildFund Korea, ao lado de outras celebridades como Changmin do TVXQ e J-Hope do BTS.
Making of do ensaio para a Laneige em 2021
Acho muito bacana esse lado da Kim Yoo-jung de sempre pensar em ajudar pessoas necessitadas, é bastante inspirador.
Ela já colaborou com várias causas importantes como combate a abuso infantil, vítimas de covid, combate às drogas, etc. Apesar de sabermos sobre suas doações recentes, ela sempre doou desde o início da carreira, porém, usava um pseudônimo.
O talento da Kim Yoo-jung vai muito além de atuação. Em programas de TV e realities é possível conhecer outros lados da atriz. Sempre brincalhona e disposta a enfrentar qualquer tipo de tarefa, ela aprende tudo muito rápido.
Falando em aprender, descobrir novos hobbies é o que ela mais gosta de fazer nas horas vagas. Mas algo que ela pratica há bastante tempo é pintura. Isso com certeza a ajudou muito a interpretar a pintora Hong Chun-gi.
Quanto será que vale uma dessas obras?
Enfim, já comentei bastante sobre a Kim Yoo-jung. Espero que continue crescendo como atriz e tenha cada vez mais oportunidades maiores e melhores. São apenas 22 anos, há muita carreira pela frente! Com uma reputação impecável, e um grande respeito conquistado com a mídia e o público, seu futuro é muito promissor.
Uma vez ela disse numa entrevista que gostaria de se tornar uma grande pessoa antes de se tornar uma grande atriz. Em outra ocasião, disse que gostaria de marcar a todos com boas memórias não só como atriz, mas como pessoa.
Pela grande quantidade de fãs, é certeza que ela já marcou. E irá marcar ainda mais!
J8 Lives
Numa parceria entre eu, Sérgio Sampa, e o Juba do site J-Wave, criamos o canal J8 Lives! Semanalmente realizamos lives no Youtube e falamos sobre K-Dramas da atualidade, sobre os clássicos, notícias recentes e algumas curiosidades.
O canal já abordou os K-Dramas exibidos recentemente no Canal Loading como “A Lenda“, “Happy Ending” e “Descendentes do Sol“. Também já falou de “True Beauty” e “Kingdom“, respectivos sucessos das plataformas Viki e Netflix.
E tem muito mais conteúdo no canal J8 LIVES! Confira!