Neste mês, Sonic Generations está completando o aniversário de 10 anos desde o lançamento. E para comemorar, resolvi relembrar uma história que envolve a Sega, o Brasil e até o Mario! Porém, pouca gente conhece.
Mas antes, preciso frisar aqui que estou comentando sobre eventos que ocorreram há 10 anos, então não tenho como falar com 100% de precisão em relação a datas. Ainda assim, dei uma pesquisada na internet para incrementar os relatos aqui descritos por mim.
Falando nisso, tenho que agradecer a existência de sites como Wayback Machine, pois alguns conteúdos já não estão mais disponíveis para acessar por vias normais.
Enfim, vamos voltar no tempo.
Sonic Generations foi anunciado no início de 2011, com o primeiro trailer divulgado em Abril.
Nessa época eu trabalhava como jornalista para o site de games gameLib e por volta do dia 11 de abril fui cubrir a ABRIN, um evento de licenciamento de produtos infantis como brinquedos, desenhos, videogame, etc.
Primeiro trailer de Sonic Generations
Durante o evento, visitei o estande de uma distribuidora de games onde expunham novidades para aquele ano como “Super Street Fighter 4 – 3D Edition” para Nintendo 3DS. e Michael Jackson The Experience.
Cheguei a filmar uma entrevista neste estande e recebi um catálogo impresso com imagens de vários jogos que sairiam em breve, para vários consoles e PC.
Lembro que neste catálogo havia muita coisa para 3DS e jogos voltados para o público mais infantil, como Power Rangers Samurai (se não me falha a memória).
Uma das coisas que me chamou a atenção foram duas imagens relacionadas ao Sonic. Uma delas era a capa provisória de Sonic Generations e outra do Mario & Sonic At The Olympic Games London 2012.
Ambas as capas revelavam o logo dos jogos. No caso do Sonic Generations, claramente era um logo inacabado, porém, já mostrava como seriam as versões renderizadas do Sonic Clássico e do Sonic Moderno. Esse foi o jogo onde a SEGA trouxe o conceito de mostrar os 2 Sonics juntos, cada um representando um estilo de jogabilidade.
Como era novidade, e não havia visto em nenhum lugar antes, resolvi escanear e postar como notícia no gameLib.
Na época, eu não tinha nem um ano de carreira como jornalista, então, eu nem me liguei que eu não deveria postar enquanto não saísse uma divulgação oficial por parte da SEGA.
Na verdade, é até tolerável que se poste algo vazado, desde que não seja VOCÊ que esteja vazando. Mas enfim, eu não vi problema em postar e assim o fiz.
Até que passadas algumas horas da publicação da notícia, a redação recebeu um comunicado da distribuidora pedindo para remover a postagem, pois era uma imagem confidencial
No começo achei estranho, afinal, estavam distribuindo o catálogo no evento aberto ao público. Não sei se era apenas a imprensa que estava recebendo uma cópia, mas uma hora ou outra alguém poderia postar também em algum lugar. Mas eu estava enganado.
A distribuidora avisou que a ordem para retirar o post veio da própria SEGA. Então, sem nem questionar, retirei o post. Porém, como diz aquele ditado “tudo que vai para a internet, fica na internet” (ou algo assim).
O acesso ao post foi gigantesco, bem maior do que o costume das postagens diárias do site. As imagens já tinham ido parar em blogs, fóruns, grupos de Facebook, etc.
Páginas especializadas em Sonic também compartilharam como “possível imagem revelando os logos dos jogos”, porém, com receio de que fosse alguma montagem (na época as pessoas tinham mais resistência para cair em fake news).
Post do TSSZ, o mais completo sobre esse caso
Um dos sites que re-postou as imagens foi o saudoso The Super Sonic Zone (TSSZ) que, infelizmente, fechou as portas em 2020.
O portal Power Sonic também chegou a postar. Como ele foi um dos primeiros, entrei em contato para pedir que eles removessem as imagens, já que a própria SEGA havia pedido para retirar. Quem me atendeu foi bem atencioso e removeu o conteúdo (acho que ele se chamava Hyper Knuckles).
Os posts antigos do Power Sonic não estão mais disponíveis, este da imagem comenta sobre o post da revelação da imagens
Mas não adiantava mais correr atrás. Sites como Sonic Stadium estavam passando a informação à frente. Nos comentários, o público estava preocupado se Mario e Sonic teriam um jogo de olimpíada a cada 2 anos.
Também se perguntavam quando sairia um jogo de plataforma com os dois personagens. Infelizmente, 10 anos se passaram e não tivemos algo do tipo. Quem sabe um dia…
Foi sem querer, mas acabei me envolvendo na divulgação de jogos que envolviam Sonic e Mario, dois ícones do mundo dos games.
O lado positivo disso tudo é que mais informações oficiais sobre os jogos acabaram surgindo rapidamente. Talvez o vazamento tenha acelerado as coisas…
Mario & Sonic At The Olympic Games London 2012, por exemplo, ainda não havia sido anunciado quando publiquei as imagens (entre os dias 12 e 14). O primeiro release dele só saiu oficialmente entre 20 e 21 de abril.
Anúncio do jogo: https://www.gamelib.com.br/geral/mario-sonic-london-2012-confirmado
No fim, Sonic Generations foi lançado dia 01 de novembro de 2011 e fez bastante sucesso. Estou no aguardo de um novo jogo que tenha o mesmo nível de empenho demonstrado nele (e que seja um pouco mais longo também).
Além disso, bem que eu queria ter acesso a mais coisas sobre o Sonic antes da hora. Estou muito curioso com esse tal de Sonic Rangers e o novo desenho Sonic Prime. Pena que ambos serão lançados só em 2022.