Os fãs de Pokémon Go já descobriram um pokestop bastante atraente: as livrarias de todo o país. A exemplo de outras febres recentes, como o game Minecraft e os YouTubers, as editoras correram para publicar guias com dicas e estratégias.
Já são quatro no mercado e outros estão chegando. Pokémon Go de A a Z (Panda Books) foi escrito pelo jornalista Claudio Prandoni, editor-assistente do UOL Jogos. “Quando as primeiras notícias sobre o game saíram, mergulhei de cabeça no projeto e fiquei muito feliz de ter conseguido escrever do jeito que eu gostaria e em tempo de lançar numa época boa”, comemora.
O Alcance de Pokémon GO
Os números estão aí para provar o sucesso do jogo. Ele elevou o valor de mercado da Nintendo em US$ 7,5 bi em 2 dias. Segundo pesquisa da SurveyMonkey, o número de usuários ativos por dia nos Estados Unidos é estimado em 21 milhões. O faturamento do Maxwell’s Bar and Grill, em Covent Garden, Londres, subiu em 26% depois que virou pokestop.
Para atrair jogadores, eles colocam lures (ferramenta do jogo que, ao ser acionada, atrai os bichinhos ao pokestop durante 30 minutos) todos os dias no bar e oferecem comidas e bebidas dedicadas ao jogo. No Brasil, em especial da cidade de São Paulo, o jogo movimenta pontos icônicos da cidade, como o Parque Ibirapuera e o vão livre do MASP.
Grupos de todas as cidades se concentram nestes locais para capturar os bichinhos. O jogo também movimentou o comércio nacional, aumentando, em especial, a procura por carregadores portáteis (powerbanks). Segundo a Reuters, o site Submarino constatou um aumento de 390% no número de powerbanks vendidos em relação ao mesmo período em 2015.
As Publicações
“Além dos verbetes com a história e as curiosidades do jogo e dos personagens, enriqueci o livro com estratégias e tutoriais, buscando trazer algo de útil tanto para quem não tem o costume de jogar, como pais que saem para passear com filhos pequenos”, explica Prandoni. “Há também dicas para a galera mais dedicada, que quer formar equipes poderosas e dominar ginásios”, acrescenta.
Prandoni posa com o livro no dia do lançamento, na BGS (Brasil Game Show)
Alguns dos outros livros que vieram na cola foram O Guia Completo Pokémon Go, de Daniel Salengue e Luiz Fernando Duarte Júnior; Guia, Dicas e Estratégias do Pokémon Go, de Fernando Goulart; e Como jogar Pokémon Go: guia para iniciantes, de Adriel Souza.
Próximos Lançamentos
Para o final do ano, outros dois títulos sobre Pokémon Go que estão para ser lançados nos Estados Unidos serão traduzidos e chegarão nas livrarias brasileiras também. “Para que esperar?”, brinca Prandoni. “Já dá pra ir pegando muitos Pokémons agora”, encerra ele, que já tem 90 Pokémon capturados no seu Pokedex.