Guerra dos Tronos: o card game foi feita pela fantástica Fantasy Flight Games e trazido ao Brasil, em português, pela Galápagos Jogos. Ao contrário de card games famosos como Magic, ele é um Living Card Game (LCG), onde as cartas não possuem raridade, assim você compra expansões já com todas as cartas pré definidas, retirando aquele efeito “pacote de figurinhas” onde se compra as cartas as escuras, sem saber o que pode vir e enchendo seu armário de cópias de uma mesma carta.
Construindo o deck
Para quem não está acostumado com esse tipo de coisa ou apenas não gosta disso, não precisa ter medo, a caixa básica vem com quatro decks construídos e bem equilibrados entre si, e com apenas isso você já possui um jogo fantástico. A construção é bem fácil para quem é familiarizado com esse tipo de jogo: São 60 cartas no deck, e não é permitido mais que três copias da mesma carta. Faça também um mini deck de 7 cartas de plano, sem repeti-las, e você está pronto para jogar.
Gameplay
Há mais de uma maneira de jogar GoT, então vou explicar somente a mais básica, que pode ser jogado entre dois até um numero infinito de jogadores (mas recomendado não passar de seis, ou a partida será bem longa)
Cada jogador representará uma das seis grande casas de Westeros (Lannister, Baratheon, Stark e Targaryen na caixa básica, e nas expansões temos os Greyjoy e os Martell, que para quem acompanha a série somente, eles terão mais relevância somente a partir da quarta temporada). O objetivo do jogo é fazer sua casa acumular um total de 15 pontos de influencia, conquistando assim o maldito trono de ferro.
Cada jogador compra sete cartas, para fazer sua “mão inicial”. Depois disso todos os jogadores escolhem 1 carta de seu mini deck de planos e, quando todos escolherem, os planos são revelados ao mesmo tempo.
Cartas de planos representam os estratagemas que cada casa de Westeros faz e eles possuem três símbolos nela: um valor de moedas (que mostra quanto dinheiro cada casa vai ganhar nesse turno para poder baixar cartas), um valor de iniciativa (o jogador com a iniciativa mais alta escolhe quem vai ser o primeiro a jogar neste turno) e um valor de conquista, que mostra o estrago que você fará caso ganhe o combate.
Passado esta fase, por ordem de iniciativa, cada jogador faz as seguintes fases:
1- Compra duas cartas
2- Baixar cartas da mão: bem simples aqui, as cartas possuem um custo em moedas para serem baixadas, e só depois de cada jogador ter feito essa fase, passaremos para a próxima
3- Conflitos: aqui é a parte mais interessante, cada jogador pode fazer um ataque de cada um dos três tipos – militar, intriga ou poder. Para isso o jogador vira seu personagem atacante (como Magic mesmo) e escolhe seu oponente. O jogador defensor pode virar um personagem para se defender do ataque, e caso o atacante ganhe, ele faz o efeito do conflito;
- Militar, o jogador que perdeu tem que matar um personagem
- Intriga, o jogador que perdeu descarta uma carta
- Poder, o jogador vencedor rouba um ponto de poder do perdedor
Lembrando que um personagem que foi virado (tanto para atacar ou defender) não pode mais ser usado até que acabe a rodada inteira.
4- Supremacia: some o valor de ataque de cada personagem desvirado de cada casa, e quem tiver mais pontos, ganha um ponto de influencia.
5- Taxação: qualquer moeda não usada para baixar personagem neste turno é descartada, e todas as cartas são desviradas, e assim começamos tudo de novo.
Essa seqüência segue até um jogador acumular 15 pontos de influencia, ganhando a partida.
Considerações finais
Para quem não esta acostumada com Card Games, vai ter alguns problemas para entender as regras, mas assim que pegar o jeito é fantástico. Jogando em três ou mais pessoas ele é bem competitivo e equilibrado, já que o jogador que esta ganhando geralmente vira alvo dos outros. O fato das cartas não ter raridade para mim é uma vantagem imensa, mas tem muita gente que curte esse tipo de mecânica. Vale a pena dar uma olhada, e jogar umas partidas com alguém mais experiente para ensinar, e se você é do tipo que curte card game, não vai se arrepender.
Game of Thrones – Card Game
Nota: 5 de 5
Pontos positivos: passa com maestria o clima da série. Jogo equilibrado e vários modos de jogo.
Pontos Negativos: é um jogo complicado e montar um deck para jogar pode consumir muito tempo.
Opa Gabriel Beleza?
Então, só se pode fazer um conflito de cada tipo, independente do numero de jogadores. Voce não pode fazer um conflito militar (o de machado) no jogador 1 e depois o mesmo conflito (de mechado) no jogador 2. Por causa disso, quanto maior o número de jogadores, mais você tem que pensar como atacar. Espero ter ajudado e bom jogo!
Somente pode fazer um dos três tipos de conflito ou um dos três tipos para cada jogador? Não podendo repetir o mesmo conflito com um jogador já batalhado.