Zombicide é provavelmente o jogo mais querido da Galápagos no momento. Em apenas horas depois de reestoque, ele simplesmente desaparece das prateleiras, então era de se esperar que em breve suas variações chegassem ao mercado. Mas o que dizer deste “novo jogo”
Bom, Prison Outbreak é o terceiro da série Zombicide (Toxic Mall ainda não chegou em português), podendo ser jogado somente com ele ou somado ao Zombicide normal para uma imensa variedade de jogo. Não atentarei a explicar regras e funcionamento do jogo (já que eu eu já fiz em sua primeira versão, aqui), e focarei mais nas diferenças, para que te ajude a decidir se vale a pena ou não adquirir o jogo.
Novas missões
12 novas missões adicionadas, e logicamente com uma temática mais “fuga da prisão”. O jogo no geral esta mais difícil, e as cartas de saída de zumbis esta especialmente cruel. Jogar somente a segunda temporada sozinha é um belo desafio, ainda mais se você, como eu, não jogar com a regras de “zumbiviventes” (não sabe o que é isso? continue lendo e descobrirá). Jogadores não acostumados com a primeira temporada se verá em enrascadas com bastante frequência.
Novos equipamentos
Não mais panelas! Yeah! Agora o “setup” inicial dos personagens utiliza cassetetes policiais em vez das imprestáveis e suicidas frigideiras. Temos diversas armas novas, inclusive para o “tunadão” (como eu detesto esse nome), e foi apresentada a primeira arma de dano 3, a serra circular (como diabos essa serrinha dá mais dano que uma serra elétrica?), podemos agora juntar pregos e um bastão para fazer… um bastão com pregos! (ninguém é Macgyver nesse jogo e faria um carro disso). Novamente os equipamentos são bem diferentes dos da primeira temporada, para poder misturar e ter mais variedade.
Novos Zumbis
Bem, os zumbis normais e cinzas do primeiro jogo estão todos aqui, apesar de vir em menor quantidade, e com novas esculturas também, para nosso deleite. Mas o que chamará a atenção é a nova espécie de zumbis, os enfurecidos! Suas peças são de uma cor marrom e tem de todos os tipos (inclusive abominações!) e para derrota-los, podemos usar somente armas corpo a corpo. Só com isso o jogo aumentou bastante seu nível estratégico. No manual, eles citam outro tipo de zumbi (os tóxicos) que ainda não foi lançado em português.
Mais mapas
Nove mapas duplos adicionados alem de dois mapas pequenos. Os mapas menores podem ser colocados próximo ao mapa ou separado, como uma zona diferente, e tem algumas regrinhas bem interessantes. Temos também regras para arames farpados (são como paredes que se pode atirar através deles), painéis de controle que acionam portas em outros lugares, celas para se abrir… E temos também novos carros, como o taxi, o puro sangue… e o carango, que alem de ter um nome ridículo, tira a regra mais legal do jogo (ele não atropela zumbis).
Novos personagens
Seis personagens totalmente novos foram adicionados aqui, todos com características bem interessantes. Eles são bem diferentes dos da primeira temporada, o que novamente ajuda a “misturar tudo” se você tiver os dois jogos. Mas a mudança mais fundamental que eu vi foi a adição das regras de “zumbiviventes”: agora quando seu personagem morre por ataque dos zumbis, ele pode retornar como uma versão meio morta que tinha antes, com mais pontos de vida, novas regras… erh… como dizer isso? Bem… eu detestei. O jogo com essas regras ficam ridiculamente fáceis, e se jogar missões da primeira temporada, vira um passeio no parque. O bom é que essas regras podem ser ignoradas sem nenhum problema, e tenho certeza que terá muita gente por aí empolgada com seu zumbi carregando uma serra elétrica…
Conclusões
Apesar de se poder joga-lo sozinho, fica bem claro que ele foi feito para se jogar em conjunto. Somado a primeira temporada, você terá, alem do jogo mais pesado de seu armário, tanto componente e possibilidade para mante-lo firme e por anos. Para quem jogou o primeiro e viciou, a segunda temporada é uma compra automática a você, mas para quem aprendeu a jogar logo neste, a primeira temporada soará meio “sem sal”.
O que mais me complicou foi a regra de “zumbiviventes”: jogando com ele fica fácil demais, sem ele, fica mais difícil que alguns jogadores gostariam. E se você misturou os dois jogos, metade dos seus personagens não terá a versão “zumbivivente”, e o jogo se tornará extremamente fácil, já que a primeira temporada não tinha nada disso em mente.
Mas não há o que reclamar alem disso, o jogo continua com seu estilo que conquistou tantos fãs, e definitivamente vale jogar pelo menos uma vez para ver a loucura que é um tabuleiro com mais de 50 zumbis caminhando…
Zombicide Season 2: Prison Outbreak:
Nota: 4 de 5
Pontos positivos: Adicionou muita coisa coisa legal, prolongando a vida do jogo. Pode ser jogado sem a primeira temporada.
Pontos Negativos: Setup inicial ficou ainda mais longo, e com tantas regras novas, ele perdeu bastante aquela simplicidade charmosa que tinha.
Então não é obrigatório ter a primeira edição do jogo pra jogar esse né?.
O seu post é antigo mas muito novo pra mim que estou pensando em adquirir algum zombicide mas ainda em dúvida sobre qual temporada. Obrigado pela resenha.
Uma dúvida: é possível misturar as temporadas? Exemplo, jogar a Season 2 com a Season 1 ou 3?
Ahhh esqueci de falar: o Prision outbreak é ouytro jogo, ele NAO VEM com a primeira edição junto. Mas como o jogo é bem caro, compre somente um deles (recomendo o Prision Outbreak) e caso voce goste bastante dele, compre o outro.
Espero ter ajudado!
Olá Vinicius, tudo bem?
Pode começar pelo Zombicide Season 2 sim, Ele funciona como um jogo solo ou, se quiser, voce pode misturar com a primeira edição e fazer um jogo maior. Vale lembrar que o Season 2 é um pouquinho mais dificil que a primeira edição ok?
Olá Alfredo, tudo legal?
Joguei três vezes o Zombicide Season 1 e achei muito massa. Meu amigo, contudo, recomendou-me comprar a Season 2, por ser evidentemente mais completa. Porém, só achei a season 1, já que as demais têm previsão para reestoque no primeiro semestre de 2015. A pergunta é: vale a pena, de fato, esperar a chegada do Prison outbreak e iniciar por ele ou já comprar a Season 1 e, aos poucos, ir completando com o Toxic city mall, Prison outbreak e Season 3 ?
Olá!
Estou iniciando no time de novos jogos de tabuleiros e etc.
Estou pensando em iniciar com o Zombicide, eu posso comprar diretamente o Season 2: Prison Outbreak?
Eu estou entendendo que ele é a Season 1 + 2(Claro.. Rs) + Prison Outbrak. É isso?