Exatamente! Os ports mobile de 2013 feitos por Christian Whitehead finalmente chegaram para PC com esses ports! A SEGA demorou demais para fazer esse lançamento, mas os fãs do ouriço azul não ficaram parados.
Nao é um lançamento oficial, porém, é um port que faz os jogos rodarem nativamente no PC, sem a necessidade de instalar Bluestacks ou coisas do tipo.
Veja esse vídeo do canal Axanery onde foi postada essa gameplay do Sonic 2 rodando diretamente no PC:
Quais as diferenças e mudanças nesses ports?
Christian Whitehead aproveitou a oportunidade e fez muito mais do que apenas portar esses jogos. Um esforço que nem mesmo a Sega foi capaz de fazer nos recentes ports de Sonic 1 e 2 para Nintendo Switch.
Whitehead encheu os 2 ports com novidades e muitos detalhes que deixaram os fãs mais atentos malucos. Inicialmente é fácil notar que os jogos rodam em widescreen e com uma fluencia de frames melhor do que as versões de mega drive.
Vários bugs foram retirados (em compensação existem outros novos). Sonic, Tails e Knuckles estão disponíveis em ambos os jogos.A Hidden Palace do Sonic 2 Beta foi adicionada em Sonic 2, incluindo um novo chefe exclusivo.
O Debug Mode permite acessar elementos das versões betas, como objetos de cenário, inimigos cancelados. Até mesmo os escudos elementais do Sonic 3 aparecem, assim como televisores com esmeraldas ou que transformam qualquer personagem em versão Super.Acessando o Debug Mode no Sonic 1 dá para mudar a quantidade de Special Stages para 7, assim, ao jogar você pode se transformar em Super caso consiga todas as esmeraldas. Mas não se engane, o novo Special Stage é bem difícil!
Outros pequenos detalhes podem ser observados, como modificações em sprites e correção de erros. Em Knuckles in Sonic 2, dentro do Special Stage no Knuckles tinha braços da cor bege. No port, eles foram pintados de vermelho.
O Super Sonic foi criado no Sonic 2 e os sprites dele foram baseados no Sonic normal deste game. Quando ele está andando, seu movimento é igual ao Sonic normal. Para adicionar o Super Sonic no Sonic 1, o Whitehead poderia apenas jogar o Super Sonic do Sonic 2 lá. Porém, como ele é extremamente detalhista, criou sprites para o Super sonic caminhar igual ao Sonic do Sonic 1.
Outros detalhes podem ser encontrados. Você encontrou algum?
Os ports de Nintendo Switch são baseadas nas roms do Mega Drive. Os ports do Whitehead foram refeitos do zero e criados na Retro Engine. Por isso, as novidades e modificações desses ports não foram para os jogos de Switch.
A única novidade nos jogos do Switch foi a inclusão do Drop Dash, mas no restante são iguais ao que existia nas versões clássicas.
Desde de 2013 os fãs do Sonic pediam que os ports do Whitehead fossem portados para PC, porém, a SEGA apenas ignorou. Agora, os fãs ganharam uma forma de jogar esses jogos no PC e uma certa empresa perdeu a chance de fazer dinheiro.
Lembrando que o Whitehead tentou iniciar o port do Sonic 3, mas não recebeu autorização, mesmo depois de terminar o desenvolvimento do Sonic Mania.
Ou seja, mais uma bola fora da SEGA que os fãs corrigiram com o lançamento de Sonic 3 AIR para PC.
Vamos torcer que os fãs continuem tratando o Sonic melhor do que a empresa que o criou!
Download
Você pode fazer o download através DESTE SITE.
Confira esse tutorial em vídeo para aprender como instalar: