Hoje resolvi abrir um pouco mais o leque na categoria “tecnologia” do nosso site.
Navegando na web encontrei esta mesa que se expande e tem um mecanismo super complexo e interessante. Eu podia compartilhar apenas na nossa fan page do Facebook, mas ao pesquisar mais, descobri várias curiosidades sobre o trabalho, que me levaram a escrever o post a seguir.
A mesa Fletcher Capstan possui um design impressionante e é uma ótima solução para economizar espaço. Ela se expande automaticamente e dobra sua capacidade, enquanto mantém sua forma circular. O mais importante é que todas as partes responsáveis pela expansão ficam ocultas dentro da própria estrutura.
A operação do mecanismo pode ser acionada através de um botão ou manualmente como no vídeo abaixo:
O criador deste engenho é David Fletcher, que trabalha na concepção e fabricação de mobiliários de luxo há mais de trinta anos. Ele começou sua carreira no negócio de antiguidades restaurando peças dos séculos 17 e 18, o que lhe rendeu uma grande compreensão das formas e proporções dos móveis, e muito amor por trabalhar com madeira.
O projeto da mesa Capstan vem sendo desenvolvido desde 1997, e teve sua estrutura alterada e melhorada muitas vezes antes de chegar nesta versão padronizada e sofisticada que vemos nos videos. Durante todo este processo, seu criador aprimorou suas habilidades como engenheiro mecânico, e passou cada um dos 5.000 componentes separadamente para o computador em 3D.
A empresa que criou, chamada Fletcher Burwell-Taylor, alia um excelente trabalho artesanal a procedimentos de alta tecnologia em seus processos de fabricação. David faz questão de participar de todos os aspectos da construção e montagem das peças, e normalmente executa as instalações no próprio local escolhido pelo cliente.
É claro que esta não é uma brincadeira barata, e se deseja adquirir uma das mesas, se prepare para desembolsar de £25,000 a £35,000 (R$90.000,00 a R$125.000,00)!!!
A ideia original de uma mesa do tipo surgiu no século XIX, por um homem chamado Robert Jupe. Ele patenteou o projeto em 1835. A mesa de Jupe inicialmente era redonda, tinha uma geometria engenhosa e um método semelhante para expandir. No entanto, elas não podiam armazenar suas próprias folhas, e não eram verdadeiramente rodadas em todas as fases, e para completar, eram lentas e trabalhosas de se operar. Por conta destes empecilhos o projeto não foi para frente, mas serviu como fonte de inspiração para David.
Acesse o site fletchertables.com para ver mais fotos e videos, e para obter mais informações. (apenas em inglês)
Que projeto fantástico!!!
Como designer, acho um projeto incrível.